Thanos: Guerra Infinita vem aí...
Thanos: Guerra Infinita vem aí…

O Marvel Studios, o braço cinematográfico da editora Marvel Comics, realizou um grande evento hoje, nos EUA, e anunciou nove filmes que comporão a Fase 3 de seu Universo Cinematográfico. Segue abaixo a lista dos filmes e as datas de lançamento! Depois os comentários…

  • Capitão América – Guerra Civil:  06 de maio de 2016;
  • Doutor Estranho: 04 de novembro de 2016;
  • Guardiões da Galáxia 2: 05 de Maio de 2017 (nova data);
  • Thor 3 – Ragnarok : 28 de julho de 2017;
  • Pantera Negra: 03 de novembro de 2017 (com Chadwick Boseman como Pantera Negra);
  • Capitã Marvel: 06 de julho de 2018;
  • Inumanos: 02 de novembro de 2018;
  • Avengers: Infinity War – Parte I: 04 de maio de 2018;
  • Avengers: Infinity War – Parte II: 03 de maio de 2019.
Arte conceitual com o Pantera Negra: finalmente nos cinemas.
Arte conceitual com o Pantera Negra: finalmente nos cinemas.

A Marvel já havia divulgado a lista de datas, mas sem especificar os títulos. O anúncio confirma que Capitão América 3 será mesmo focado em Guerra Civil, um dos mais emblemáticos arcos de histórias da Marvel em todos os tempos. Doutor Estranho já se sabia. Guardiões da Galáxia 2 ganhou uma nova data, que mostra que o cacife da equipe cósmica está mais em alta, entrando em uma data do altíssimo verão dos EUA. Thor 3 ganhou título: Ragnarok, que é o apocalipse dos deuses nórdicos. Pantera Negra finalmente ganha seu filme próprio. Capitã Marvel é outra nova adesão ao universo. Inumanos é outra aposta arriscada da Marvel, na mesma linha de Guardiões da Galáxia, mas este deu muito certo.

Chad Boseman é o Pantera Negra.
Chad Boseman é o Pantera Negra.

Por fim, Os Vingadores 3 será dividido em dois filmes, conforme diziam alguns rumores recentes. Os Vingadores – Guerra Infinita, Parte 1 e Parte 2 virão em 2018 e 2019, respectivamente, deixando claro o confronto da equipe com o supervilão Thanos, inclusive, divulgando uma imagem do titã louco com a Manopla do Infinito, um objeto de extremo poder.

O anúncio da Marvel confirma as especulações que o HQRock realizou há algum tempo sobre o futuro do estúdio no cinema. Adotando a medida de três filmes por ano a partir de 2017, a Marvel vai intercalar franquias já estabelecidas com outras novas.

Com base nos rumores, confirmações e especulações, o HQRock já montou um panorama do que será o Universo Marvel nos cinemas daqui para frente. Possivelmente, há spoilers à frente, mas tudo são especulações também. Vamos lá!

Os Vingadores depressivos no trailer: fim.
Os Vingadores depressivos no trailer: fim.

Os Vingadores – A Era de Ultron vai destruir os Vingadores por dentro, pelo fato de Tony Stark ser o criador do vilão do título, que vai causar um grande mal. Como consequência, no fim do filme, Homem de Ferro, Thor, Hulk e talvez a Viúva Negra saiam dos Vingadores. Na última cena, o Capitão América montará uma nova equipe com Feiticeira Escarlate, Mercúrio, Visão, Capitã Marvel e Pantera Negra (apresentando esses dois pela primeira vez ao grande público).

O Homem-Aranha ainda pode estar dentro do jogo, segundo os rumores de que haveria um acordo entre a Sony (detentora dos direitos de adaptação do cabeça de teia aos cinemas) e a Marvel para usá-lo nos filmes da equipe; enquanto a Sony continua a desenvolver os filmes solo. É difícil, mas não impossível. Fique ligado!

Guerra Civil: Homem de FErro versus Capitão América.
Guerra Civil: Homem de FErro versus Capitão América.

Capitão América – Guerra Civil mostrará o grande racha entre os heróis da Marvel, seguindo a famosa minissérie de Mark Millar e Steve McNiven (leia mais aqui), publicada em 2006 e 2007. Ao contrário da disputa pelo controle das identidades secretas, como na HQ, o próprio presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, afirmou hoje que o mote da trama será a quem os heróis devem se reportar. O Homem de Ferro estará no filme e será o vilão, comprando a ideia da Lei de Registro de Super-Humanos, enquanto o Capitão América se voltará contra isso, por achar que isso fere os direitos civis. É guerra de herói contra herói.

Capitão América é assassinado no fim de Guerra Civil.
Capitão América é assassinado no fim de Guerra Civil.

Há uma grande questão envolvendo esse filme. Uma das maiores consequências de Guerra Civil (você leu o link acima?) nos quadrinhos é a morte do Capitão América. Steve Rogers é preso e levado a julgamento, sendo alvejado nas escadarias do tribunal. O papel do herói, então, é ocupado por Bucky Barnes, o Soldado Invernal. Como as mortes não duram muito nas HQs, Rogers retornou depois de um tempo. Terá a Marvel a coragem de matar o Capitão América num filme? Irão desperdiçar a presença de Chris Evans como o personagem para o futuro?

Parece-me que não. É improvável que a Marvel use o recurso “morre agora e volta depois” nos cinemas. Menos ainda nos filmes mais realistas do Capitão. Ainda mais depois de já terem usado uma versão disso com Nick Fury em Capitão América 2 – O Soldado Invernal. Eu apostaria que Rogers será ou preso (difícil) ou ficará seriamente ferido (levando os tiros no tribunal), mas escapará e, numa releitura da fase Nômade nos quadrinhos (veja aqui), irá se refugiar no interior dos EUA rodando por aí para se reconectar ao seu país e conhecê-lo novamente. Isso abre a possibilidade de o Soldado Invernal realmente se tornar um novo Capitão América no fim do filme.

Doutor Estranho deverá ser meio isolado dos outros filmes até por mexer com magia (elemento inédito nos cinemas). Mas deve trazer mais uma das Joias do Infinito na trama para conectar-se ao panorama geral. O ator Benedict Cumberbatch está quase certo para estrelar o longametragem, mas ainda não assinou contrato.

Guardiões da Galáxia 2 irá explorar as origens de Peter Quill, o Senhor das Estrelas, bem como a identidade de seu pai; além de trazer novos membros à equipe. Nova? Quasar? Warlock?

Capitã Marvel também nos cinemas.
Capitã Marvel também nos cinemas.

Thor 3 – Ragnarok deverá trazer um grande evento cataclismático envolvendo os Nove Reinos e Asgard. O que acontece quando Loki é o rei?

Pantera Negra deverá se focar em apresentar para o grande público esse grande herói. Primeiro super-herói negro dos quadrinhos e um dos mais queridos dos fãs mais dedicados. Era uma aposta que todos fariam e tem a vantagem de dar a possibilidade da Marvel de fazer um filme étnico.

Capitã Marvel será o primeiro filme solo de uma heroína da Marvel. Esta personagem também é desconhecida do grande público e muito querida dos leitores. É uma aposta ousada, mas certeira. Carol Danvers é uma das vingadoras mais poderosas que existem. (Veja mais aqui).

Inumanos é a oportunidade da Marvel apresentar um universo mais ou menos parecido com os X-Men (que também são da Marvel, mas cujos direitos de adaptação aos cinemas está nas mãos da 20th Century Fox). Seres com poderes incríveis e diferentes vivendo escondidos na Terra. A trama geral deve ter algo a ver com A Era de Ultron e, muito possivelmente, com os Guardiões da Galáxia.

Thanos e a Manopla do Infinito nos quadrinhos.
Thanos e a Manopla do Infinito nos quadrinhos.

Por fim, temos Os Vingadores – Guerra Infinita, Parte 1 e 2 fechando a Fase 3. É a guerra dos heróis Marvel contra Thanos, que terá se apossado das seis Joias do Infinito para formar a Manopla do Infinito e se tornar um dos seres mais poderosos do universo. A aposta do HQRock é a seguinte: Parte 1 trará os Novos Vingadores (Pantera Negra, Feiticeira Escarlate, Mercúrio, Visão, Capitã Marvel; talvez o novo Capitão América; talvez o Homem-Aranha; Falcão e Máquina de Combate também?) enfrentando Thanos e sendo derrotados miseravelmente no final.

Na Parte 2, obrigados a colocar suas diferenças de lado, os Vingadores originais (com Capitão América, Homem de Ferro, Thor e Hulk) terão que se reunir para resgatar a outra equipe e derrotar Thanos. É uma sacada genial da Marvel para que possa usar seus atores que estarão todos em final de contrato. Não aparecendo no anterior, podem fazer este. Os Vingadores – Guerra Infinita, Parte 2 será o grande fechamento de tudo o que o Marvel Studios construir até lá.

O que vem a seguir?

Virá a Fase 4, claro. Com mais sequências de Guardiões da Galáxia, Homem-Formiga, Dr. Estranho, Pantera Negra, Miss Marvel, Inumanos, se esses filmes fizerem sucesso. Com os contratos vencidos e já envolvidos na Marvel há uma década, os atores principais que encarnam os Vingadores podem decidir não voltar para outros filmes. Então, caberá à Marvel substituí-los por outros atores mais jovens e seguir adiante. Após um tempo para esfriar o mercado, deverão vir novas trilogias de Capitão América, Homem de Ferro e Thor; talvez filmes solo de Hulk e Viúva Negra; e mais Vingadores, agora combinando novos e velhos personagens.

Mas deixemos a Fase 4 para o futuro distante (2019). A Fase 3 e seus nove filmes darão muito espaço para especulações.

[Atualizado: A Marvel liberou uma versão estendida do trailer de A Era de Ultron, com a cena da festa que é interrompida por Ultron, que já tinha sido vista na Comic-Con deste ano. Veja abaixo a versão já legendada em português, que também revela que o título oficial do filme em português será Vingadores – Era de Ultron e não Os Vingadores 2 – A Era de Ultron, como se pensava.

Fim da Atualização].

Captain America Civil War MCU banner

Doctor Strange MCU banner

Avengers Infinity War MCU banner

Guardians Galaxy 2 MCU banner

Thor  ragnarok MCU banner

captain marvel movie banner

Black Panther MCU banner

Inhumans MCU banner

Anúncios