Miss Marvel: vai ou não vai?
Miss Marvel: vai ou não vai?

Há tempos vão e voltam os rumores de que a heroína Miss Marvel – também conhecida como Capitã Marvel – irá ter uma pequena participação em Os Vingadores 2 – A Era de Ultron, a sequência de Os Vingadores, o épico do Marvel Studios que reuniu nos cinemas pela primeira vez a equipe de super-heróis da Marvel Comics formada por Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk. Agora, o sempre confiável site Bleeding Cool afirma que o “vai e vem” reflete a hesitação da própria Marvel em tê-la no filme; mas que isso acabou e o estúdio decidiu apresentá-la definitivamente. As condições em que isso aconteceria não estão totalmente claras – A Era de Ultron até já terminou de ser filmado – mas aparentemente a personagem Carol Danvers será apresentada apenas em uma pequeníssima participação e, provavelmente, apresentada como membro da equipe ao final. Segundo um forte rumor que corre há algum tempo, em consequência ao devastador ataque de Ultron, alguns dos membros-chave dos Vingadores decidem sair da equipe, como Homem de Ferro, Thor, Hulk e, talvez, a Viúva Negra. Em consequência, o Capitão América formaria uma nova equipe com Feiticeira Escarlate, Mercúrio, Visão e alguns membros novos que seriam introduzidos para os próximos filmes (o Pantera Negra é o mais forte candidato, mas é possível que a Miss/ Capitã Marvel seja incluída aí).

A Miss Marvel com os Vingadores nos anos 1970. Mudanças no time nos cinemas também.
A Miss Marvel (esq.) com os Vingadores nos anos 1970. Mudanças no time nos cinemas também.

(Os rumores dizem até que o Homem-Aranha estará entre esses novos membros, fruto de um acordo entre a Marvel e a Sony, que detém os direitos de adaptação do cabeça de teia aos cinemas – veja mais aqui). No típico estilo Marvel, a cena final, em que o Capitão América apresenta os novos membros só será filmada no ano que vem, em meio às gravações do terceiro filme do personagem. É um modo de manter o segredo por mais tempo. Segundo o Bleeding Cool, o que teria motivado a Marvel a seguir em frente com os planos em torno de Carol Danvers foi o anúncio por parte dos concorrentes DC Comics/ Warner Bros. de um filme solo da Mulher-Maravilha para 2017. Somado ao boom de filmes de heroínas – como Jogos Vorazes e Divergente – a Marvel estaria ficando para trás ao não ter nenhum filme focado em realmente em uma heroína. (Mesmo que seus filmes sempre tenham heroínas fortes).

O visual mais tradicional da Miss Marvel nos quadrinhos.
O visual mais tradicional da Miss Marvel nos quadrinhos.

O site também diz que o fato de apresentar a Capitã Marvel (parece que esse será o nome adotado no cinema) em A Era de Ultron é o motivo da Marvel Comics manter a revista mensal da personagem sendo publicada, apesar das vendas baixas. Há uma década a Marvel investe na personagem, tornando-a uma das principais heroínas de seu universo. A empreitada deu certo – hoje ela é uma personagem muito querida pelos fãs e tem sua revista própria – mas ainda não conseguiu fazê-la um supersucesso de vendas. Nos quadrinhos, a Miss Marvel surgiu primeiramente como uma militar, a major Carol Danvers da Força Aérea dos EUA, criada por Roy Thomas e Gene Colan, em Marvel Super-Heroes 13, de 1968, como coadjuvante de uma aventura do Capitão Marvel. Bem mais tarde, teve histórias solo escritas por Gerry Conway, que a transformou em uma super-heroína na revista Ms. Marvel 01, de 1977, com design criado por John Romita. Na trama, Danvers teve o seu DNA fundido com o DNA alienígena Kree, o que lhe deu superpoderes, como força, invulnerabilidade e capacidade de voar. Por fim, parece que o rumor sobre a nova equipe de Vingadores ser apresentada ao fim do filme está praticamente confirmado, já que o próprio Presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, afirmou isso em uma entrevista ao site Buzzfeed:

Os filmes dos Vingadores, idealisticamente, no plano geral são sempre grandes, ganchos gigantes. É como era nas publicações, quando cada um dos personagens tinha suas próprias aventuras e, então, ocasionalmente uniam-se para um grande evento de 12 edições. Depois, eles voltavam para suas próprias revistas e estavam mudados pelo o quê quer que tenha ocorrido no evento. Eu enxergo o mesmo acontecendo após esse filme, porque a formação [dos Vingadores] é alterada no final desse filme.

A Capitã Marvel mantém sua revista mensal apoiada em sua estreia no cinema?
A Capitã Marvel mantém sua revista mensal apoiada em sua estreia no cinema?

Pelo o que as premissas dão a entender, haverá um grande pesar pelo fato de Tony Stark ser o criador de Ultron, o que vai colocar muita pressão em seu personagem ao fim do filme e deve ser o motivo pelo qual ele se desliga dos Vingadores. Desse modo, isso deve levar ao eventos que formarão Capitão América 3, que ao que indica irá adaptar a história Guerra Civil (veja mais aqui). Os Vingadores – A Era de Ultron será o fechamento da chamada Fase 2 do Marvel Studios, que se desenvolve em Homem de Ferro 3, Thor – O Mundo Sombrio, Capitão América – O Soldado Invernal e Guardiões da Galáxia. O filme envolverá a ameaça da inteligência artificial Ultron, um dos maiores vilões dos quadrinhos, que constrói para si um corpo robótico indestrutível e quer simplesmente eliminar a humanidade.  No filme, ele criará um exército de drones para auxiliá-lo. A trama envolverá a dificuldade dos Vingadores existirem como equipe, que é potencializada pela chegada dos irmãos Feiticeira Escarlate e Mercúrio, que pelo menos no início não serão muito amigáveis. O andróide Visão também é parte do filme e, nos quadrinhos, é um ser artificial criado por Ultron para destruir os Vingadores, mas desenvolve consciência e se alia a equipe contra seu criador. Além de Ultron, também estará presente a organização terrorista HIDRA e seu líder, o Barão Von Strucker. O supervilão Thanos, que já apareceu brevemente no primeiro filme, também deve aparecer nas sombras, movendo a trama em direção ao fecho da trilogia. Avengers – Age of Ultron é escrito e dirigido por Joss Whedon. O elenco reúne Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/Viúva Negra), Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro), Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate), Aaron Taylor-Johnson (Pietro Maximoff/Mercúrio), James Spader (Ultron), Don Cheadle (Coronel James Rhodes), Cobie Smulder (Agente Maria Hill), Thomas Krestschmann (Barão Wolfgan Von Strucker), Paul Bettany (JARVIS/ Visão), Andy Serkis (Ulysses Klaw) e Kim Soo Hyun (papel não-revelado), com participações especiais de Josh Brolin (Thanos), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão) e Hayley Atwell (Peggy Carter). As filmagens passaram pela África do Sul, Itália, Coreia do Sul e Grã-Bretanha. O lançamento será em 1º de maio de 2015, nos EUA. Os Vingadores surgiram em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.

Anúncios