Os Vingadores...
Os Vingadores…
... completam 50 anos.
… completam 50 anos.

Em 10 de setembro de 1963 chegava às bancas a revista The Avengers 01, trazendo a reunião dos maiores heróis da então ainda novata editora Marvel Comics. Nascia ali os Vingadores, os maiores heróis da Terra, o mais importante supergrupo de heróis da Marvel e um dos aglomerados mais famosos dos quadrinhos. Levados aos cinemas em 2012, a equipe ganhou a terceira maior bilheteria de todos os tempos! Portanto, é momento de comemorar!

A própria Marvel não está deixando barato: a revista Avengers 19, que será lançada esta semana, trará uma série de capas alternativas comemorativas, com artes do desenhista John Cassaday representando as várias décadas do grupo de heróis. Cada capa retrata a equipe em uma das décadas, trazendo seus principais membros e acompanhando as mudanças visuais de cada período, inclusive no layout da capa. Simplesmente fantástico. A Marvel também divulgou um mega poster horizontal com (aparentemente) todos os membros que a equipe já teve, desenhado por Daniel Acuña.

John Cassaday retrata a segunda formação dos Vingadores, com o ingresso do Capitão América.
John Cassaday retrata a segunda formação dos Vingadores, com o ingresso do Capitão América mais Thor, Gigante, Vespa e Homem de Ferro.

Os Vingadores foram idealizados por Stan Lee como uma resposta da Marvel à concorrente DC Comics, que criou a Liga da Justiça reunindo os principais de seus heróis em 1960. A Marvel moderna só surgiu em 1961 e, portanto, teve que esperar para consolidar alguns personagens e reuni-los.

Na verdade, a Marvel havia surgido em 1939 com o nome de Timely e fez sucesso no início dos anos 1940 com as histórias do Capitão América, do Tocha Humana e do Namor, o príncipe submarino. Mas depois da II Guerra Mundial, o mercado retraiu e a editora passou a publicar apenas outros gêneros (suspense, romance, guerra, policial, terror), mudando o nome para Atlas. Por fim, com o início da Era de Prata e o bom resultado da DC com seus novos heróis, a Atlas mudou o nome para Marvel e iniciou sua “era moderna” com a publicação do Quarteto Fantástico.

O coroamento do sucesso inicial veio com a revista dos Vingadores, em 1963, reunindo Homem de Ferro, Thor, Hulk, Homem-Formiga e Vespa. Na trama, o vilão Loki, meio irmão maligno de Thor, arma um plano para derrotar o deus do trovão, e usa de trapaça para incriminar o Hulk e forçar Thor a confrontá-lo. Porém, além de Thor, o Homem de Ferro e a dupla Homem-Formiga e Vespa terminam saindo no encalço do golias verde e ocorre uma grande batalha. Mas no meio, Thor percebe que Loki está por trás de tudo e todos se unem contra o vilão.

Os típicos Vingadores do fim dos anos 1970, por John Cassaday.
Os típicos Vingadores do fim dos anos 1970, por John Cassaday: Gavião Arqueiro, Fera, Capitão América, Visão, Magnum, Pantera Negra e Feiticeira Escarlate.

Nas edições seguintes o Homem-Formiga assume a identidade de Gigante (invertendo seus poderes), o Hulk abandona a equipe e o grupo encontra o Capitão América, que estava congelado desde os tempos da II Guerra Mundial. Rapidamente, este se torna o principal atrativo da revista.

Em pouco tempo, os Vingadores se transformaram em uma das principais revistas da Marvel e assim permaneceram por praticamente todo o tempo. Da fase inicial por Stan Lee e Jack Kirby, logo Don Heck assumiu os desenhos; para depois, a nova dupla Roy Thomas e John Buscema darem início a mais clássica das fases da equipe na no fim dos anos 1960.

Nos anos 1970 em diante, vieram os roteiros de Steve Englehart, Jim Shooter, David Michelinie, Roger Stern, John Byrne, Bob Harras, Kurt Busiek e muitos outros, além de um batalhão de grandes desenhistas, como Sal Buscema, Neal Adams, George Perez, John Byrne, Steve Epting e vários outros.

Embora também tenham vivido algumas más fases.

A última delas foi no início dos anos 2000, o que levou a um plano ousado na qual o escritor Brian Michael Bendis reformulou o time totalmente, incluindo personagens que normalmente jamais seriam Vingadores, como o Homem-Aranha, Wolverine e Luke Cage.

Desde então, os Vingadores são os principais vendedores de revistas da Marvel, num tipo de nova fase dourada, com Brian Michael Bendis à frente e contribuições ocasionais (e importantes) de escritores como Ed Brubaker, Mark Millar e Brian Reed, além de um batalhão de grandes desenhistas, como David Finch, Steve McNiven, o brasileiro Mike Deodato Jr., Leinil Francis Yu, John Romita Jr., Mark Bagley e muitos outros. 

Bendis ficou à frente da franquia por oito anos até repassá-la a outros escritores, como Matt Fraction, em 2012.

Para saber mais sobre a equipe leia uma lista de posts especiais do HQRock sobre os maiores heróis da Terra:

Membros dos anos 1980 por John Cassaday.
Membros dos anos 1980 por John Cassaday: Capitã Marvel, Harpia, Gavião Arqueiro, Quasar, Homem de Ferro, Capitão América e Mulher-Hulk. No quadrinho aparecem Starfox, Cavaleiro Negro, Vespa e Hércules.

A Trajetória: um extenso dossiê sobre a carreira dos Vingadores nos quadrinhos, trazendo aspectos biográficos e editoriais. Se você já leu este post dê uma olhadinha de novo, pois ele foi atualizado e AMPLIADO especialmente para comemorar os 50 anos da equipe!

Vingadores: As Melhores Histórias: uma lista com as 15 melhores aventuras da equipe nos quadrinhos.

Os Maiores Vilões: uma extensa lista com nada menos do que 30 (!) dos maiores e mais perigosos vilões da história dos Vingadores.

Membros: dois posts com os principais membros da equipe nos quadrinhos. Veja a Parte 01  e a Parte 02.

Para mais detalhes sobre alguns dos principais membros, veja estes posts especiais:

O visual estranho dos anos 1990 por John Cassaday.
O visual estranho dos anos 1990 por John Cassaday: CApitão América, Cavaleiro Negro, Crystallis, Hércules e Thunderstrike.

Capitão AméricaHomem de FerroThorHulkViúva Negra Gavião Arqueiro; além de Feiticeira Escarlate & Mercúrio,

Falcão,

Homem-Formiga,

Miss Marvel ,

Visão

Os Vingadores surgiram em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.

O poster de Daniel Acuña.
O poster de Daniel Acuña. Clique para ampliar.