Asa Noturna: grande vítima de Forever Evil?
Asa Noturna: grande vítima de Forever Evil?

O personagem Asa Noturna, herói da DC Comics que foi o primeiro Robin, o parceiro do Batman, e hoje segue carreira independente, pode ser a grande vítima da nova saga da editora: Forever Evil, também conhecida como “o mês dos vilões”, quando as revistas mensais dos heróis serão “tomadas” por seus respectivos inimigos.

O Publisher da DC Comics, Dan DiDio, afirmou há algumas semanas atrás:

Um de nossos personagens mais famosos será afetado de uma maneira muito dramática.

O site Bleeding Cool garante que o tal personagem é Asa Noturna.

Os comentários acerca do fato na internet apontam que não significa que o personagem irá morrer, mas que pode sofrer bastante, como ficar paralítico, por exemplo. Não custa lembrar que outra parceira do Batman, a Batgirl, ficou paralítica em uma história de 1987, mas voltou a andar a partir do início dos Novos 52, a reformulação cronológica e editorial da DC Comics em 2011.

Outra coisa que o Bleeding Cool lembra é que o mesmo Dan DiDio queria matar o Asa Noturna no megaevento Crise Infinita, de 2006, quando era o Editor-Chefe da DC.

Dick Greyson, o Asa Noturna. Arte do brasileiro Eddy Barrows.
Dick Greyson, o Asa Noturna. Arte do brasileiro Eddy Barrows.

Asa Noturna é Dick Greyson, que foi o primeiro Robin. Na cronologia da DC Comics, Greyson e sua família têm ascendência cigana e eram trapezistas em um circo. Ainda pré-adolescente viu seus serem mortos durante uma apresentação em Gotham City, por que o dono do circo se negou a pagar para a máfia da cidade. Presenciando o acidente e vendo o jovem órfão (repetindo parte de sua própria história), Bruce Wayne resolveu se tornar o tutor do garoto e posteriormente o adotou como seu filho e legítimo herdeiro. Após descobrir que seu tutor era o Batman, Dick terminou sendo treinado para se tornar o Robin, estreando como parceiro de combate ao crime do Batman.

Ao longo dos anos, Robin também teve aventuras independentes e se tornou o líder da equipe adolescente Os Novos Titãs. No fim da adolescência, Greyson abandonou a identidade de Robin e passou a se chamar Asa Noturna, enquanto outros Robins iriam surgindo para substituí-lo na função.

Asa Noturna já chegou a assumir a identidade de Batman por duas ocasiões – nas sagas Filho Pródigo, de 1996; e após A Batalha do Manto, de 2009 – e é um dos heróis mais respeitados do Universo DC. Em termos editoriais, o Asa Noturna também é um dos heróis mais populares e queridos dos fãs da DC. Para se ter uma ideia, uma maciça enquete realizada pelo site Comic Book Movie em outubro de 2011, colocou Dick Greyson como o terceiro mais querido personagem da DC Comics, atrás apenas de Batman e Superman. (Veja aqui a lista).

O evento Forever Evil começa no mês de setembro, quando todas as revistas mensais da DC Comics serão “trocadas” por seus respectivos vilões. Em seguida, haverá uma minissérie em sete capítulos, escrita por Geoff Johns e desenhada por David Finch.

Atualmente, a revista Nightwing, com as aventuras do personagem, é escrita por Kyle Higgins e desenhada por Brett Booth.

Dick Greyson foi criado por Bob Kane, Bill Finger e Jerry Robinson, aparecendo pela primeira vez em Detective Comics 38, de 1940, como Robin. O personagem mudou a identidade para Asa Noturna em Tales of the Teen Titans 44, de 1984, por Marv Wolfman e George Perez. Além de líder dos Novos Titãs, Greyson também é membro ocasional da Liga da Justiça.