Qual é seu personagem favorito da Marvel e da DC Comics? Responda nos comentários!

Enquanto isso, o site parceiro Actions & Comics divulgou uma enquete realizada pelo site Comic Book Movie justamente sobre essa pergunta. E o resultado não deixa de trazer algumas surpresas.

Aparentemente, a votação foi feita em dois níveis, com os leitores respondendo em uma dada ordem de personagens favoritos. Assim, foram computados a quantidade de vezes que o personagem foi votado e quantas vezes foi citado em primeiro lugar. Quem ganhou a enquente?

Como esperado, Homem-Aranha e Batman foram os campeões da Marvel da DC, respectivamente, mas o homem-morcego ganhou de lavada no total, somando 6.585 pontos, enquanto o escalador de paredes ficou com 5.519.

Confira abaixo o Top20 da Marvel:

  1. Homem-Aranha
  2. Capitão América
  3. Thor
  4. Wolverine
  5. Hulk
  6. Demolidor
  7. Homem de Ferro
  8. Dr. Destino
  9. Ciclope
  10. Gavião Arqueiro
  11. O Coisa
  12. Magneto
  13. Noturno
  14. Dr. Estranho
  15. Deadpool
  16. Punho de Ferro
  17. Emma Frost
  18. Justiceiro
  19. Kitty Pryde
  20. Jean Grey

E o Top20 da DC Comics:

  1. Batman
  2. Superman
  3. Dick Greyson (Robin I, Asa Noturna, Batman)
  4. Coringa
  5. Lanterna Verde (Hal Jordan)
  6. Flash II (Wally West)
  7. Mulher-Maravilha
  8. Tim Drake (Robin III, Robin Vermelho)
  9. Flash II (Barry Allen)
  10. Barbara Gordon (Batgirl, Oráculo)
  11. Arqueiro Verde
  12. Lanterna Verde (Kyle Rayner)
  13. Gladiador Dourado
  14. Damian Wayne (Robin V)
  15. Lex Luthor
  16. John Constantine
  17. Superboy (Connor Kent)
  18. Poderosa
  19. Canário Negro
  20. Rorschach
“Batman Rules”! Parece que o homem-morcego reina.

A lista permite fazer algumas considerações. Em primeiro lugar, o Batman é o super-herói mais popular do planeta na atualidade. Não apenas lidera o ranking da DC (com mais votos que o primeiro lugar da Marvel também), como nada menos do que cinco personagens de seu universo particular estão no Top10 de sua editora: ele próprio, Dick Greyson, o vilão Coringa, Tim Drake e Barbara Gordon. É um fenômeno.

Dick Greyson, o Asa Noturna: supresa da lista. Arte do brasileiro Eddy Barrows, que desenha a revista do herói atualmente.

É totalmente esperado que o Superman apareça em segundo lugar nessa lista, tendo em vista o contexto, mas Dick Greyson e Coringa virem em 3º e 4º lugares é uma grande surpresa. Provavelmente nem a DC sabia que o filho adotivo de Bruce Wayne era tão popular! O Lanterna Verde vir em seguida também está OK, tendo em vista a popularidade que o personagem atingiu nos últimos anos (“culpa” de Geoff Johns e do brasileiro Ivan Reis), mas surpreende que o Flash Wally West esteja melhor colocado do que o seu “tio” Flash Barry Allen, a versão mais tradicional do herói e corrente – mesmo antes do reboot.

Também é curioso que outros personagens típicos do fim dos anos 1980 e anos 1990, como o Lanterna Verde Kyle Rayner, o Gladiador Dourado e o Superboy Connor Kent, também continuem bastante populares, memso que não sejam sucesso de vendas.

Outro ponto que chama atenção no ranking da DC é a presença feminina: quatro mulheres no Top20 (sendo duas no Top10) e mais 10 outras no restante do Top50, incluindo a Mulher-Gato, Donna Troy, a Batgirl Stephanie Brown e Lois Lane, dentre outras. Os vilões também estão bem representados, já que há dois deles (Coringa e Lex Luthor) no Top20, além de mais alguns no Top50, como Darkseid, Harley Quinn e Sinestro.

Vale destaque que Rorschach, de Watchmen, aparece em 20º lugar da lista, o que é uma surpresa bem-vinda.

Wolverine perdeu para Capitão América e Thor: outra surpresa.

Na lista da Marvel, é interessante notar algumas surpresas. A primeira é que o “todopopular” Wolverine aparece apenas na 4ª posição, atrás do primeiríssimo Homem-Aranha, Capitão América e Thor. Talvez, os filmes tenham influenciado o posicionamento destes últimos dois?

Outra surpresa é o Homem de Ferro só estar na 7ª posição, atrás de Hulk e Demolidor, dois personagens que não conseguiram (ainda) emplacar nos cinemas, ao contrário do “vingador dourado”. Mas pensando bem, apesar de sua importância nos quadrinhos, Tony Stark realmente não era muito conhecido fora do circuito dos quadrinhos até pouquíssimo tempo.

Quanto aos blocos do universo Marvel, há uma saudável disputa entre os Vingadores e os X-Men pela popularidade. Os “maiores heróis da Terra” somam 10 posições no Top20, com Homem-Aranha, Capitão América, Thor, Wolverine, Hulk, Demolidor, Homem de Ferro, Gavião Arqueiro, Dr. Estranho e Punho de Ferro. O universo dos mutantes vem um pouco atrás, com 08 posições: Wolverine, Ciclope, Magneto, Noturno, Deadpool, Emma Frost, Kitty Pryde e Jean Grey. E para quem prestou atenção, é isso mesmo: Wolverine faz parte dos dois universos atualmente.

Emma Frost: nenhuma mulher entre os 10 mais populares.

Quanto à representação feminina, há três mulheres no Top20 (Emma Frost, Kitty Pryde e Jean Grey, todas dos X-Men), mas nenhuma no Top10, o que demarca, curiosamente, o Universo Marvel como mais masculino do que o da DC. No restante do Top50, curiosamente, a Marvel tem a mesma quantidade da DC: outras 10 personagens femininas, dentre as quais, Tempestade, Vampira, Mulher-Hulk, Miss Marvel, Feiticeira Escarlate, Viúva Negra e Mulher-Invisível.

No quesito vilões, apenas cinco aparecem no ranking da Marvel, como o Dr. Destino, Magneto, Thanos e Loki, isso ainda considerando Deadpool um vilão. Surpreende-me Norman Osborn não estar na lista, porque ele é o principal vilão do Universo Marvel há alguns anos, sendo o protagonista de arcos famosos como Invasão Secreta, Reinado Sombrio e O Cerco, sem contar que protagonizou duas revistas de muito sucesso: Thunderbolts e sua sucessora, Dark Avengers ou Os Vingadores Sombrios.

E você, leitor, qual é a sua lista?

Anúncios