secret empire 0 zero coverATENÇÃO! O post a seguir está carregado de SPOILERS! Só leia se não se importar em saber de ventos que demorarão meses para serem publicados no Brasil.

A editora Marvel Comics vem arriscando nos últimos anos, mudando impiedosamente o status quo de seus personagens principais, raramente conseguindo a aceitação dos leitores. Isso vem criando algum tipo de resistência do público às suas revistas, ao mesmo tempo em que os filmes da companhia continuam fazendo sucesso. A vítima da vez é o Capitão América, que foi difamado durante a polêmica série Secret Empire, que começou no ano passado e agora chega ao fim com a 10ª edição, tentando recuperar o bom e velho Steve Rogers de sempre.

Outra vez: GRANDES SPOILERS a seguir!

Samuel_Wilson_(Earth-616)_from_Captain_America_Vol_7_25_001
O Falcão como Capitão América.

Em Império Secreto, Steve Rogers volta a usar o uniforme do Capitão América – após um longo período em que Sam Wilson, o Falcão empunhava o título e o escudo – mas para o horror dos leitores, é revelado que Rogers era – desde sempre – um agente secreto da HIDRA e que, agora, decidia se revelar e por em prática um plano de dominação da maior célula terrorista dos quadrinhos.

secret empire caphydra revelation
O Capitão América se revela aliado da HIDRA: HydraCap.

A reação dos leitores foi péssima. Todos odiaram! Ninguém gostou de ver um dos maiores heróis da Marvel ser difamado desse jeito. Além disso, os leitores veteranos torceram também o nariz com o título da saga, que remete a outra com o mesmo título (isso mesmo: o mesmo título!!!!!) que fora publicada nos anos 1970 e é considerada uma das melhores histórias do Capitão América em todos os tempos! Para que repetir o título? Porque não criar outro?

Conheça a primeira Império Secreto clicando aqui!

(E pior de tudo, nem foi a primeira vez que a Marvel fez algo do tipo: ano passado a grande saga da editora foi Guerras Secretas, exatamente o mesmo título de outro arco clássicos de histórias dos anos 1980. Alô?).

secret empire - hydracap reewrites the history
O HydraCap muda a história.

Bem, voltando à Império Secreto atual, a reação dos leitores foi tão ruim que a Marvel – num gesto sem precedentes – se antecipou e garantiu que ao final da saga tudo voltaria ao normal e veríamos o bom e velho Capitão América de volta.

Não sabemos se isso interferiu na criação da saga em si, mas o fato é que logo ficou claro o que tinha acontecido: o Caveira Vermelha tinha se apossado do Cubo Cósmico (um artefato cósmico de poder incomensurável, capaz de alterar a realidade) e reescrito a história para que, ainda no início dos anos 1940, Steve Rogers fosse recrutado pela HIDRA e fosse desde então um agente infiltrado da organização.

SECRET_EMPIRE_10
A capa de Secret Empire 10, com o HydraCap.

Porém, saber disso não ajudou muito quando os leitores viam o Capitão América ser o responsável por matar seu velho amigo Rick Jones ou mesmo a Viúva Negra. Até o Caveira Vermelha também foi morto!

Por fim, tudo se resolve (aparentemente) em Secret Empire 10: Kobic, a versão viva do Cubo Cósmico, resolve trazer o verdadeiro Steve Rogers de volta, o herói se apossa de Mjolnir – o martelo de Thor – e com ele derrota sua versão maligna.

secret empire 10 real cap come back 1
O verdadeiro Capitão América de volta…
secret empire 10 real cap come back 2
…usa o Mjolnir para derrotar sua versão maligna. Arte de Steve McNiven. 

Mas a realidade não foi alterada, os eventos de Secret Empire aconteceram, o que quer dizer que o Steve Roger do mal, chamado pelos americanos de HydraCap, continua vivo. E aqueles que morreram na saga permanecem mortos. 

A Marvel já anunciou que as arestas da saga serão aparadas no especial Secret Empire: Omega, mas a questão já angustia os leitores: o que acontecerá com o HydraCap? Ele vai morrer? Vai ser fundido ao verdadeiro Capitão? Continuará como um vilão do Universo Marvel?

Nem dá para escolher qual das opções é a pior. Ainda mais quando o Universo Marvel já tem uma “versão maligna” do Capitão América: o Grande Diretor, um homem que, nos anos 1950 foi submetido ao Soro do Supersoldado e fez uma cirurgia plástica para ficar idêntico a Steve Rogers, num experimento do Governo dos EUA para que a população pensasse que o Capitão ainda estava vivo, quando o verdadeiro tinha sido dado como morto no fim da II Guerra Mundial.

Mas como a versão do Soro do Supersoldado era imperfeita, esse novo Capitão adquiriu as mesmas habilidades, porém, foi gradativamente ficando completamente louco. E amoral. Então, o próprio Governo o capturou e, na impossibilidade de curá-lo, o colocou em animação suspensa para que um dia o fizesse.

Décadas depois, quando Steve Rogers já tinha sido encontrado congelado e vivo e foi reintegrado ao nosso mundo, o Grande Diretor foi desperto (na saga Herói ou Ameaça, também conhecida como O Capitão América dos Anos 50) e virou um grande oponente do herói. Ele foi derrotado e, mais tarde, liderou uma organização fascista, na qual adquiriu o codinome de Grande Diretor. Embora dado como morto, voltou algumas vezes para atrapalhar a vida do herói.

Secret Empire foi escrita por Nick Spencer (que vinha cuidando da revista do Capitão América nos últimos anos) e tem vários desenhistas, mas principalmente Steve McNiven e Daniel Acuña.