Capa para The Rogue Cut.
Capa para The Rogue Cut.

Grande sucesso de bilheteria ano passado, X-Men – Dias de um Futuro Esquecido, sequência de X-Men – Primeira Classe, que mostra as origens do supergrupo de heróis mutantes da Marvel Comics levado aos cinemas pela 20th Century Fox, ganhará como prometido uma versão estendida em vídeo doméstico, ou seja, DVD e Blu-ray. A nova versão será chamada The Rogue Cut, que pode ser traduzida como A Edição da Vampira, tendo em vista que o principal foco da empreitada é incluir a famosa personagem que foi quase limada da versão lançada nos cinemas.

Quem assistiu Dias de Um Futuro Esquecido percebe que Vampira aparece exclusivamente em poucos segundos em uma cena especial no fim do filme. Entretanto, a personagem – bastante querida dos fãs – apareceu bastante nas primeiras etapas de divulgação do filme, inclusive, em uma das 25 capas que  a revista Empire dedicou ao longa em sua edição de aniversário.

O próprio diretor Bryan Singer já tentou explicar a situação. Na versão preliminar do filme haveria um arco de história próprio para Vampira, que serviria também para que as versões do futuro/idosas de Charles Xavier e Magneto tivessem uma missão juntos.

Vampira inserida dentro do filme.
Vampira inserida dentro do filme.

Na cena em questão, após Wolverine – não intencionalmente – ferir Kitty Pryde (que mantém, com seus poderes, a consciência de Logan 40 anos no passado), Xavier e Magneto partiriam em uma missão quase suicida para resgatar Vampira da posse dos Sentinelas. Eles são bem sucedidos e trazem Vampira para que ela “roube” os poderes de Pryde e mantenha o processo funcionando até o término da missão.

Contudo, Singer e a Fox acharam que a sequência fazia uma digressão em torno do tema principal do filme e o deixava longo demais, optando, assim, por cortá-lo da versão que foi aos cinemas.

X-Men – Days of Future Past, The Rogue Cut terá entre 17 e 20 minutos a mais de filme, trazendo ainda cenas extras com Mística e Fera, de algum modo desenvolvendo o romance que tiveram em X-Men – Primeira Classe. O lançamento da nova versão chega às lojas dos EUA no dia 14 de julho, mesma data de lançamento do primeiro filme da franquia 15 anos atrás.

Dias de um Futuro Esquecido traz a união dos dois elencos da franquia X-Men na Fox: a equipe da Trilogia e a equipe mais jovem de Primeira Classe. Na trama, dez anos no futuro, a maioria dos X-Men está morta e os sobreviventes lutam contra os Sentinelas, robôs terríveis criados para exterminar mutantes. Num ato desesperado, apostam numa saída impossível: usar os poderes de Kitty Pryde para lançar a consciência de Wolverine de volta no tempo até 1973 para impedir que Mística mate uma determinada pessoa e, com isso, mudar o fluxo temporal, alterando o futuro.

Nos quadrinhosDias de Futuro Esquecido, é uma história escrita por Chris Claremont e John Byrne e desenhado por este último, publicada em Uncanny X-Men 141 e 142, de 1981.

X-Men – Days of Future Past tem história de Matthew Vaughn (de Kick-Ass), Jane Goldman (X-Men – Primeira Classe) e Bryan Singer; tem roteiro de Simon Kinberg (de X-Men – O Confronto Final); e é dirigido por Bryan Singer. O elenco traz Hugh Jackman (Wolverine), James McAvoy (Charles Xavier), Michael Fassbender (Erik Lehnsherr/ Magneto), Jennifer Lawrence (Raven/ Mística), Patrick Stewart (Xavier velho), Ian McKellen (Magneto velho), Nicolas Hoult (Hank McCoy/ Fera), Peter Dinklage (Bolivar Trask), Halle Berry (Tempestade), Anna Paquin (Vampira), Ellen Page (Kitty Pryde), Shawn Ashmore (Homem de Gelo), Lucas Till (Alex Summers/Destrutor), Daniel Cudmore (Colossus), Fang Bingbing (Blink), Omar Sy (Bishop), Adam Canto (Mancha Solar), Booboo Stewart (Apache), Evans Peters (Mercúrio) e Josh Helman (William Stryker). O lançamento no Brasil foi em 22 de maio de 2014, um dia antes do que nos EUA.

Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.