James Marsden como Ciclope.

Não é a primeira vez que o ator James Marsden, que viveu Scott Summers, o Ciclope, na trilogia dos X-Men da 20th Century Fox, fala sobre voltar a viver o personagem pelo qual é mais conhecido. Agora, porém, acrescentou um tom ligeiramente mais ousado: ele quer um filme solo para o líder da equipe mutante da Marvel Comics. Em entrevista ao site ETonline, ele afirmou:

Foi ótimo fazer parte desses filmes. As pessoas os adoram e ainda é o papel pelo qual sou mais reconhecido. Mas sinto que, em função da quantidade de personagens distribuídos em 90 minutos de filme, nunca houve tempo para dar profundidade a Ciclope. Os filmes eram, na verdade, a saga de Wolverine. Mas se eu ganhasse um dólar cada vez que alguém me para na rua e diz, “Eu adoraria ver mais do Ciclope”… Acho que o personagem nunca recebeu o destaque que eu gostaria. Se eu pudesse voltar a usar os óculos e o uniforme, escolheria fazer um filme para desenvolver mais o personagem. Ele está pronto para isso.

Talvez mais do que qualquer coisa, Marsden, que é um bom ator, embora não muito badalado, quer garantir seu lugar caso a Fox resolva fazer um X-Men 4, dando continuidade no “presente” à saga da equipe mutante, ao mesmo tempo em que ela prossegue no passado em X-Men – Primeira Classe e suas futuras sequências. A Fox ainda está hesitante quanto a possibilidade de continuar com a “saga do presente”, mas terá que fazer isso em algum momento, para que os direitos de uso dos personagens não vença e caiam nas mãos do Marvel Studios, que agora, produz seus próprios filmes.

Ciclope (ao centro) nos quadrinhos atuais: líder dos X-Men.

O detalhe de Ciclope ter morrido em X-Men – O Confronto Final é irrelevante. Em um eventural X-Men 4, o personagem estaria de volta de algum modo, não tenha a menor dúvida. Como o HQRock já comentou em um post anterior, seria uma ótima oportunidade de realmente explorar Ciclope nos filmes, algo que ainda não foi feito. Nos quadrinhos, Ciclope é o líder de fato dos X-Men, o cérebro da equipe e um dos personagens mais interessantes dos quadrinhos em geral, com sua história familiar problemática e seu fardo (a impossibilidade de controlar o seu poder mutante e ter que usar os óculos de quartzo de rubi o tempo todo para não matar ninguém). Isso renderia um bom filme, numa segunda trilogia dos X-Men.

Tendo em vista a possibilidade de Wolverine conseguir firmar sua própria franquia com The Wolverine (que será filmado ano que vem), seria uma boa oportunidade para a Fox diminuir seu papel nos filmes dos X-Men e dar mais espaço a personagens como Ciclope, que são tão interessantes quanto.

Contudo, é bem possível que Ciclope termine sendo explorado nas sequências de X-Men – Primeira Classe, que mostrariam sua juventude e, portanto, seu desenvolvimento. Tudo com um outro ator, é claro, bem mais jovem. O irmão de Ciclope, Alex Summers, o Destrutor, apareceu naquele filme. Apesar de nos quadrinhos, Alex ser mais novo do que Scott. Mas tendo em vista que a trama do filme se passa nos anos 1960, na cronologia do cinema, Alex teria que ser pai de Scott. Até para um irmão mais velho a janela de tempo é muito grande. Um versão adolescente de Ciclope já apareceu em X-Men Origens – Wolverine

Somente recentemente a Fox confirmou a produção de X-Men – Primeira Classe 2. Não há nenhuma previsão real para X-Men 4.

A possibilidade de haver um filme solo de Ciclope é praticamente nula.