Os Vingadores: contra quem eles lutam?

A revelação surpresa de que haveria um Leviatã no programa de filmagens de Os Vingadores, o épico do Marvel Studios que reunirá pela primeira vez no cinema a equipe formada por Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk, geraram muitas discussões. Primeiramente, descrédito, mas depois, mais imagens dos tais cronogramas começaram a aparecer e surgiram algumas teorias. (Para detalhes, veja o post anterior do HQRock sobre o tema).

Agora, o site Comic Book Movie, o mesmo que deu a informação original, confirma o programa e ainda traz a informação extra que o tal Leviatã – seja lá o que ele for – será criado em CGI, assim como também o será o Quinjet, o jato dos Vingadores. O programa diz que o Leviatã, o Quinjet e a queda do Quinjet (todos em uma mesma tomada) serão criados em CGI.

O Leviatã da Marvel em sua versão mais recente nos quadrinhos.

Quanto ao que será o Leviatã, além da teoria já apresentada – um monstro marinho, talvez de origem asgardiana (Asgard é o reino místico de onde vêm Thor e Loki, o vilão do filme) – surgem várias outras: desde outro monstro marinho, só que ligado aos Atlantes (seres submarinos comandados por Namor, o Príncipe Submarino e também membro dos Vingadores nos quadrinhos) até simplesmente o nome da nave dos seres alienígenas que combatem os Vingadores no filme, que muitos apostam ser os Skrulls.

Namor, o Príncipe Submarino. Arte de Gene Colan.
A versão moderna do Quinjet nos quadrinhos.

A teoria dos Atlantes vem ganhando força na internet porque, primeiramente, se pensava que os direitos do personagem Namor pertenceriam à 20th Century Fox e não ao Marvel Studios. Isso porque, apesar de ter surgido em 1939 (na primeira leva de personagens da Marvel Comics), o Príncipe Submarino só foi introduzido no Universo Marvel moderno em 1962, na clássica revista Fantastic Four 03, do Quarteto Fantástico, pelas mãos de Stan Lee e Jack Kirby. Logo se pensou que, por estar ligado ao Quarteto, seus direitos pertenceriam à Fox, contudo, os direitos de filmagem de um filme solo do Namor foram vendidos à Universal Pictures e seu longametragem quase foi produzido em 2006. Mas o fracasso de Hulk, o filme de Ang Lee de 2003 (lançado pela Universal), desanimou o estúdio que não renovou os direitos dos personagens da Marvel que lhes pertenciam e eles foram devolvidos ao Marvel Studios. Foi isso que possibilitou acrescentar o Hulk à cronologia do Universo Marvel no Cinema.

Os Atlantes.

Por isso, embora a presença de Namor seja por demais improvável neste primeiro filme dos Vingadores, os críticos não descartam a possibilidade de seus “irmãos” Atlantes de aparecerem. Nos quadrinhos da Marvel, os Homo Sapiens Sapiens e os Homo Mermanus têm o mesmo ancestral comum, mas os últimos se adaptaram a viver debaixo dágua. Bastante semelhantes aos humanos em aparência, eles têm a pele azul e só respiram debaixo d’água. Seria um opção de colocar uma ameaça da Terra mesmo, em vez de inimigos vindo do espaço.

O programa de filmagens menciona "aliens" e Leviatã criados em CGI.

Os colaboradores do Comic Book Movie até trouxeram à tona que os produtores do Universo Marvel no Cinema vêm colocando pistas sobre o “restante do universo” (aquilo que não aparece diretamente nos filmes) em várias cenas. Há até uma imagem de uma cena de Homem de Ferro 2 no qual uma tela atrás de Nick Fury (Samuel L. Jackson) mostra não apenas o recanto de descanso isolado de Namor, no meio do Oceano Atlântico Sul; como uma marcação na África que só pode ser o Reino de Wakanda, o país do Pantera Negra (outro membro dos Vingadores nos quadrinhos). Também em Homem de Ferro 2 há a menção a uma companhia chamada Oracle, tanto por seu logotipo quanto pela aparição de um executivo da empresa; e nos quadrinhos, a Oracle é uma companhia fundada por Namor, para fachada de suas atividades entre os humanos.

Nick Fury em "Homem de Ferro 2" e o mapa dos quadrinhos: o esconderijo de Namor?

Entretanto, essas “pistas” podem ser apenas ganchos visuais para filmes futuros. (No primeiro Homem de Ferro aparece uma fachada da companhia Roxxon, outra tradicional rival da Stark Industries nos quadrinhos).

O que enfraquece a teoria dos Atlantes é o fato de que toda a representação em torno de Loki dá o indicativo de que, após o fim de Thor, o vilão perambulou pelo espaço sideral, então, nada mais lógico que uma aliança forjada por lá. O nome do artefato cúbico que é o objeto de disputa em Capitão América – O Primeiro Vingador e parece que terá papel importante em Os Vingadores é Cubo Cósmico, outra referência ao espaço.

Por fim, o mesmo cronograma de filmagens menciona “ataque dos aliens”, o que confirma que o tal exército de Loki é mesmo composto por extraterrestres. Se são os Skrulls (ou Chitauri) ainda falta a confirmação.

A Oracle aparece em "Homem de Ferro 2".

Quanto ao Leviatã… mais notícias devem chegar com o fim das filmagens.

Dirigido e escrito por Joss Whedon, Os Vingadores, estreia em 2012 reunindo um elenco estrelar: Samuel L. Jackson (Nick Fury), Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk), Scarlet Johansson (Viúva Negra), Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro), Tom Hiddleston (Loki), Stellan Skargsgard (Dr. Selvig), Clark Gregg (Agente Coulson), Cobie Smulders (Agente Maria Hill) e Amanda Righetti (agente da SHIELD). Jeffrey Wright apareceu recentemente vinculado ao filme, mas sua participação não foi confirmada nem negada.