O Arqueiro Verde em ação em "Smallville".

O Arqueiro Verde, herói da DC Comics e membro da Liga da Justiça, fez 70 anos em 2011 – leia aqui – e agora pode vir a ter a sua própria série de TV. A revista Entertainment Weekly apurou que o canal The CW, dos EUA, está disposto a produzir um piloto para este ano e tentar emplacar uma série.

Todos lembram que o personagem, vivido por Justin Hartley, foi um dos protagonistas das últimas temporadas da série de TV Smallville, que contava as aventuras do jovem Clark Kent (Tom Welling) antes de se tornar o Superman e que se encerrou em maio de 2011 após 10 temporadas, sendo a mais longeva série de TV de ficção científica da história dos EUA.

O ator Justin Hartley não irá reprisar o seu papel, embora possivelmente seja o mesmo personagem.

Na trama, o industrial Oliver Queen (Hartley) volta a Metrópolis após saber da existência do Borrão, um misterioso vigilante com superpoderes que combate o crime e, na verdade, é o próprio Superman antes de usar seu uniforme e ganhar seu nome definitivo. Inspirado nas ações do Borrão, Queen cria a identidade do Arqueiro Verde, agindo primeiro como um tipo de Robin Hood, mas depois, ingressando na causa de Clark Kent contra o vilão Lex Luthor (Michael Rosenbaum). Na série, é o Arqueiro Verde quem reúne a Liga da Justiça, que na TV teve nomes como Flash, Aquaman, Ciborgue, Canário Negro, Caçador de Marte, Gavião Negro, Zatanna e Supergirl, além do Borrão e do Arqueiro Verde e de Chloe Sullivan (a Watchtower) e Lois Lane no apoio.

Segundo a Entertainment Weekly, é possível, inclusive, que a série se passe dentro do mesmo universo de Smallville, embora o ator Justin Hartley não esteja envolvido na produção e o time criativo será outro totalmente diferente. A produção de Arrow está nas mãos de Greg Berlanti (de Brothers & Sisters), Marc Guggenheim (de FlashForward) e Andrew Kreisberg (de Vampire Diaries e Fringe). Vale lembrar que os dois primeiros estiveram envolvidos na produção e roteiro de outro personagem esmeralda da DC Comics: no filme Lanterna Verde.

O diretor David Nutter está interessado em assumir o projeto.

Capa da nova "Green Arrow 01", de 2011, por Dan Jurgens.

Nos quadrinhos, o Arqueiro Verde estreou na revista More Fun Comics 73, de setembro de 1941, criado pelo escritor Mort Weisinger e com desenhos de George Papp. Ao longo dos anos, permaneceu a maior parte do tempo como um personagem secundário da DC Comics, tendo apenas alguns momentos de destaque, como a fase desenhada por Jack Kirby no fim dos anos 1950; e seu ingresso na Liga da Justiça em 1961, por Gardner Fox e Mike Sekowski.

Seu grande momento mesmo se deu entre 1970 e 1971, quando estrelou a revista Green Lantern and Green Arrow, escrita por Dennis O’Neil e desenhada por Neal Adams, na qual o herói urbano Arqueiro Verde tenda mostrar a realidade e as contradições sociais dos Estados Unidos para o herói cósmico Lanterna Verde. Muito cultuada pela crítica, essa série de histórias não teve o merecido sucesso e foi cancelada.

Mais tarde, nos anos 1980, o personagem voltou a ter relevância numa série de histórias mais adultas e sombrias, produzidas por Mike Grell. Desde 2001, o personagem se tornou mais popular nos quadrinhos, após ter séries próprias escritas por grandes nomes como Matt Wagner e Kevin Smith. Com o reboot cronológico e editorial da DC Comis em setembro do ano passado, o Arqueiro Verde passou a ser produzido por J.K Tull e Dan Jurgens.

O canal The CW, que também exibiu Smallville, além do Arqueiro Verde, tem planos para uma série do herói sobrenatural Desafiador; contudo, outras emissoras anunciaram planos de adaptar para TV personagens da DC este ano: a Fox TV quer levar o também sobrenatural Espectro às telinhas; e o Syfy quer fazer o Gladiador Dourado, também produzido  por Berlanti. (Leia mais clicando nos links).

A DC tentou emplacar no ano passado uma série de TV sobre a Mulher-Maravilha, mas o Episódio Piloto não foi aprovado e o projeto foi cancelado.