Capitão América: sucesso nas bilheterias.

Ainda em cartaz no Brasil e em vários países do mundo, Capitão América O Primeiro Vingador, adaptação do supersoldado da Marvel Comics realizado pelo Marvel Studios, vem fazendo bastante sucesso. Ainda não há os reportes desta semana, mas na semana passada, o filme ficou em quarto lugar das bilheterias mundiais do fim de semana e acumulava uma arrecadação de US$ 147 milhões apenas fora dos Estados Unidos, com um valor um pouco maior que isso em casa. Segundo o site do jornal Los Angeles Times a arrecadação mundial de O Primeiro Vingador está na casa dos US$ 316 milhões. Dessa maneira, é um forte candidato a se tornar uma das 10 maiores bilheterias de filmes baseados em quadrinhos da história.

Por isso, não é surpresa nenhuma que o personagem da Marvel Comics irá ganhar muito provavelmente uma sequência nos cinemas, embora, antes disso, ele seja um protagonistas da superprodução Os Vingadores, que reúne os “maiores heróis da Terra” (Thor, Homem de Ferro, Hulk, entre outros) numa equipe justamente liderada pelo Capitão América.

Após Os Vingadores, que sai em 2012, o Capitão América ganhará uma continuação, a sair em 2013 ou 2014, provavelmente neste último, já que Thor e Homem de Ferro terão seus filmes-solo naquele primeiro ano e o Marvel Studios será cauteloso em não saturar o mercado. Tendo em vista a boa aceitação do primeiro, é até esperada a especulação que se forma em torna da provável sequência.

Modok: candidato a vilão do filme, se depender do roteirista.

O corroteirista do filme, Christopher Markus – que anteriormente já manifestou seu desejo de que o segundo filme também se passasse na época da II Guerra Mundial (pois o herói é trazido ao presente em Os Vingadores) – afirmou recentemente em entrevista ao Los Angles Times que gostaria de ver Modok como o vilão da sequência. O escritor disse:

Eu amo Modok e pensou que se poderia fazer um filme fantástico com Modok, mas parece que ninguém está do meu lado neste momento.

Modok é a sigla para Mental Organism Designed Only for Killing (Organismo Mental Designado Apenas para Matar) e só poderia ter saído da mente fantástica e alucinada de Jack Kirby, o cocriador do Capitão América (junto a Joe Simon, em 1941) e que escrevia (e desenhava) as histórias do supersoldado nos anos 1960, em parceria ao celebrado Stan Lee. O vilão apareceu pela primeira vez na revista Tales of Suspense 93, de 1967, que trazia aventuras do Capitão, que tinha sido trazido de volta à atividade há pouco tempo, pela mesma dupla Lee e Kirby. Nos quadrinhos, Modok é um tipo de ciborgue criado pela organização terrorista I.M.A. (Ideias Mecânicas Avançadas), tradicional rival do herói da Marvel.

Peter Dinklage poderia fazê-lo?

Nos anos seguintes, Modok virou um personagem recorrente no Universo Marvel, combatendo não apenas o Capitão América, mas outros heróis, como Namor, o Príncipe Submarino, Homem de Ferro, Hulk e Miss Marvel.

O roteirista Markus afirma que a equipe de efeitos especiais do Marvel Studios seria totalmente capaz de reproduzir o visual incomum de Modok, assim como conseguiram transformar Hugo Weaving no Caveira Vermelha, de modo realista. O escritor tem até uma escolha pessoal para o papel de Modok: Peter Dinklage, da série Games of Thrones.

Barão Zemo: o mais votado dos fãs no CMB.

Contudo, ao que parece o roteirista tem razão e ninguém está pensando em fazer de Modok o vilão de Capitão América 2. O site Comic Book Movie fez uma enquete para saber quem os fãs gostariam de ver como o oponente da sequência e o primeiro lugar foi o Barão Zemo, um ex-líder nazista chamado Helmut Zemo e que é o vilão que, nos quadrinhos, é o responsável por ter provocado o acidente que mata Bucky Barnes e que deixa o Capitão América desaparecido por décadas, até ser resgatado congelado pelos Vingadores, conforme história estabelecida em The Avengers 04, de 1964, também por Lee e Kirby.

O Barão Zemo estrelou uma série de histórias contra os Vingadores e montou o primeiro grupo de supervilões a combatê-los: os Mestres do Terror, mas terminou morrendo em um desses confrontos. Anos depois, surgiu um filho do vilão, que empunha o nome do pai nos dias de hoje. Apesar de O Primeiro Vingador manter a trama principal das histórias em quadrinhos (inclusive, a morte de Bucky Barnes, o acidente e o transporte do Capitão para o presente), o Barão Zemo não aparece no filme, e sim, outro vilão criado por Kirby, o cientista Arnim Zola, embora apenas como um cientista e sem o lado fantástico que o acompanha no material original.

O Soldado Invernal nos quadrinhos. Arte de Steve Epting.
Bucky Barnes no filme.

Na enquete do Comic Book Movie, além do Barão Zemo (com 33,52% dos votos) em primeiro lugar; nas colocações seguintes têm-se: o Soldado Invernal (25,27%) em segundo; Modok (7,41%) em terceiro; e Ossos Cruzados (7,38%) em quarto.

Para quem não acompanha os quadrinhos, o Soldado Invernal é o próprio Bucky Barnes, que nas aclamadas e recentes histórias escritas por Ed Brubaker e desenhadas por Steve Epting, sobrevive ao acidente de 1945 e sofre uma lavagem cerebral dos russos da União Soviética, agindo como um terrível agente secreto nos anos da Guerra Fria. Nos dias de hoje, Barnes é reativado e se envolve em uma trama que o levará a confrontar o ex-amigo. O Marvel Studios não está desatento ao destino de Barnes e o próprio diretor de O Primeiro Vingador, Joe Johnston, levantou a possibilidade de usar o Soldado Invernal em uma sequência no futuro, conforme uma entrevista publicada em julho pelo Los Angeles Times.

Ossos Cruzados e o agentes da I.M.A atrás: outras possibilidades. Arte de Steve Epting.

Contudo, Zemo, Soldado Invernal, Modok e Ossos Cruzados (nos quadrinhos, o braço direito do Caveira Vermelha) são todos boas possibilidades a serem usadas em Capitão América 2, explorando o rico universo ficcional do personagem. Que tal uma trama em que a I.M.A é uma espécie de sucessora da HIDRA do primeiro filme e que cientistas como o Barão Zemo estão experimentando coisas como Modok e o Soldado Invernal? É possibilidade. O Caveira Vermelha também estar no presente e ter Ossos Cruzados ao seu lado é outra.

Capitão América – O Primeiro Vingador é dirigido por Joe Johnston (O Lobisomen) e, além de Chris Evans como Steve Rogers, tem no elenco Hugo Weaving (Caveira Vermelha), Hayley Atwell (Peggy Carter), Sebastian Stan (Bucky Barnes), Tommy Lee Jones (General Chester Phillips), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Dominic Cooper (Howard Stark), Neal McDonough (Dum Dum Dugan), Stanley Tucci (Dr. Abraham Erskine), Toby Jones (Arnim Zola) e Derek Luke (Gabe Jones). O filme está em cartaz e a estreia no Brasil foi em 29 de julho.