DC80Anniversary2016_v01_r05.indd
Os heróis da DC Comics.

Em seu painel hoje da San Diego Comic Con, a DC Comics, DC Films e Warner Bros. anunciaram oficialmente oito novos filmes que chegarão aos cinemas nos próximos anos: Mulher-Maravilha 2, The Batman, Flashpoint, Batgirl, Esquadrão Suicida 2, Tropa dos Lanternas Verdes, Liga da Justiça Sombria e Shazam!. Infelizmente, nenhuma data de lançamento foi confirmada, o que mostra que o estúdio não quer se comprometer e ser surpreendido por imprevistos como têm acontecido regularmente (detalhes abaixo).

Vejamos cada um dos filmes:

Mulher-Maravilha 2 já era amplamente esperado, em vista do grande sucesso da estreia solo da princesa amazona. Ontem o roteirista e presidente da DC Films, Goeff Johns, já tinha adiantado que acabou de começar a escrever o roteiro da sequência, que mantém a diretora Patty Jenkins no comando da produção. Com a produção iniciando agora, é possível que a mais icônica das heroínas volte às telas ainda em 2019.

The Batman também é outro velho conhecido, mas foi oficializado seu título, enquanto a direção de Matt Reeves segue certa. Aparentemente, Michael Bomback, um frequente colaborador de Reeves, será o roteirista do longa do cavaleiro das trevas, já que o velho roteiro escrito por Geoff Johns e Ben Affleck foi descartado pelo novo diretor. Obviamente, a Warner não entrou na polêmica da permanência de Affleck no papel, um tema que constantemente vem à tona em rumores. É muito provável que com a produção iniciando neste semestre, as filmagens ocorram no segundo trimestre do ano que vem, marcando um lançamento possível para 2019, quando Batman comemorará 80 anos de publicação.

justiceleague trailer flash in action
Flash no trailer de Liga da Justiça.

Flashpoint foi a grande surpresa. Este é o título oficial do filme do Flash, que já trocou de diretor três vezes e segue na tentativa de produção (a estreia original era para 2018). Para quem não sabe, o título faz referência à saga (chamada no Brasil de) Ponto de Ignição na qual o velocista escarlate usa seus poderes para romper a barreira espaço tempo e impedir que sua mãe seja morta quando ele era criança, algo que levou seu pai a cumprir mais de 20 anos de cadeia. Porém, com a interferência do vilão Professor Zoom ou Flash Reverso, as coisas não saem bem e Barry Allen termina se vendo em uma realidade alterada totalmente diferente da nossa, na qual – por exemplo – Bruce Wayne foi assassinado quando criança e é seu pai quem se torna o Batman.

A saga já inspirou elementos da 2ª temporada de The Flash na TV e tem um longametragem em desenho animado, também.

Nas HQs, foi esta saga que deu início ao reboot chamado de Os Novos 52, que criou versões mais jovens e duronas dos heróis da DC Comics, efeito que acabou de ser desfeito por outro leve reboot chamado Rebirth, alterando essencialmente a história do Superman. É bem possível que a DC utilize Flashpoint no cinema para aparar algumas arestas de seu recente universo cinematográfico e, com isso, ter a desculpa para corrigir alguns erros.

Batgirl já tinha sido oficializado, então, não é uma novidade. Joss Whedon dirigirá e escreverá o longametragem, cuja a produção só começa no ano que vem, já que Whedon assumiu o comando de Liga da Justiça que está refilmando e será lançado em novembro próximo. Com esta janela, é mais provável que Barbara Gordon vista seu uniforme nos cinemas no fim de 2019 ou numa das duas novas datas de lançamento de 2020.

Esquadrão Suicida 2 não tem maiores detalhes e provavelmente não envolverá todos os membros do time de vilões do primeiro filme. O fato de Arlequina aparecer em Gotham City Sirens e (possivelmente) em Harley Quinn vs. the Joker diminui a possibilidade dela voltar ao segundo filme. Já o Pistoleiro de Will Smith é presença praticamente certa e este deve ser o “seu” filme.

Tropa dos Lanternas Verdes já era certo também, mas não tinha detalhes. O estúdio finalmente confirmou o velho rumor de que o longa trará uma dinâmica à lá Máquina Mortífera, com o veterano Hal Jordan treinando o mais jovem (e intempestivo) John Stewart como segundo Lanterna Verde da Terra. A estreia será em 24 de julho de 2020.

Liga da Justiça Sombria é o há muito aguardado filme da versão mística da equipe de heróis, com personagens como John Constantine, Monstro do Pântano, Deadman, Zatanna e talvez Magia, que já apareceu em Esquadrão Suicida. O filme tem um roteiro de Guilhermo Del Toro, que já esteve envolvido na produção no passado.

Por fim, Shazam! também já era esperado, mas mesmo assim trouxe uma novidade: este filme será mesmo focado em Billy Baston, o adolescente que ganha poderes parecidos com o do Superman e se transforma no herói do título (já chamado de Capitão Marvel no passado, mas que não pode mais usar esse nome por causa da editora concorrente). Todos esperavam que Dwayne “The Rock” Johnson (de Velozes e Furiosos) faria o vilão Adão Negro neste filme, mas não será o caso. As gravações iniciarão no começo de 2018 e o lançamento está agendado para 05 de abril de 2019.

O que será do Adão Negro então? Já houve rumores de que o vilão ganharia um filme solo, mas este não parece ser o caso. Muito provavelmente, Adão Negro será o vilão de Superman – O Homem de Aço 2, conforme outro boato que já andou circulando. Mas nada de anúncios.

Anúncios