linkin park live
Chester Bennington: morte por suicídio.

O cantor e compositor Chester Bennington, vocalista do Linkin Park foi encontrado morto em sua casa, em Palos Verdes, em Los Angeles, na manhã desta quinta-feira, dia 20 de julho. Segundo o site TMZ, ele teria cometido suicídio e encontrado em sua cama por uma governanta de sua casa.

Chester Bennington era dotado de uma voz potente e rascante, de timbre impressionante e capaz de expressar muito sentimento; sendo o frontman do Linkin Park, uma das principais bandas de rock do século XXI e grande motriz do movimento nu-metal, a nova vertente de heavy metal com misturas de hip-hop e música eletrônica que explodiu no mundo todo nos anos 2000. Formada em 1996, em Angoura Hills, na Califórnia, a banda lançou seu primeiro álbum, Hybrid Theory, em 2000 e já foi um grande sucesso no mercado de rock. O disco seguinte, Meteora, de 2003, foi o maior sucesso do grupo e um dos mais importantes do início do século.

chester-bennington-linkin-park
Bennington (esq.) à frente do Linkin Park.

O Linkin Park fez sucesso no mundo todo com canções como Numb, In the end e Crawling e possibilitou a inusitada situação de uma banda de metal ser uma das mais tocadas nas rádios populares. Ao longo de sua carreira, o grupo vendeu mais de 70 milhões de discos e ganhou dois prêmios Grammy. Ainda em 2003, o canal de televisão MTV2 os elegeu como a sexta banda mais importante e influente do rock na Era dos Videoclipes e a terceira melhor do século XXI, atrás apenas das britânicas Oasis e Coldplay. Praticamente toda a geração roqueira que foi adolescente nos anos 2000 tinha o Linkin Park como uma de suas bandas favoritas.

O grupo também teve uma relação forte com o Brasil, tocando por aqui pela primeira vez em 2003, num show para 80 mil pessoas no Morumbi, em São Paulo, informa o site UOL. O mais recente álbum da banda, One More Light, foi lançado em maio deste ano e eles tocaram no Brasil ainda no mesmo mês.

Chester Bennigton nasceu em Phoenix, no Arizona, e na adolescência foi abusado por um amigo mais velho, o que facilitou para que sempre tivesse problemas com álcool e drogas, um tema que o cantor falava abertamente em entrevistas. Além do  Linkin Park, ele também atuou no Dead by Sunrise até 2012 e foi o substituto do também falecido Scott Weiland na banda Stone Temple Pilots, entre 2013 e 2015.

O músico tinha 41 anos e deixa seis filhos de dois casamentos. Ironicamente, o Linkin Park tinha lançado hoje mesmo um clipe para a canção Talking to myself.

 

Anúncios