star wars the force awekens leia bannerA atriz Carrie Fisher, imortalizada no papel da Princesa Leia Organa em Star Wars morreu em 27 de dezembro último, após ter um ataque cardíaco durante um voo entre Londres e Los Angeles, enquanto divulgava sua autobiografia, lançada pouco antes. Ela também tinha acabado de finalizar sua participação em Star Wars – Os Últimos Jedi, o penúltimo capítulo da saga. Agora, o site TMZ teve acesso ao laudo oficial de causa mortis da atriz, que relaciona o falecimento à Apneia do Sono e consumo de drogas.

O laudo diz que o infarto sofrido por Fisher foi causado por Apneia do Sono. Ela chegou a ser internada em estado grave e morreu quatro dias depois em um hospital de LA. O documento também diz que a morte teve outras causas como complicações, por causa do consumo de “substâncias não-identificadas” que teriam sido consumidas diversas vezes nos dias anteriores à morte.

Carrie Fisher foi uma notória usuária de drogas ao longo da vida e nunca escondeu isso, por ser extremamente franca em suas entrevistas, sendo também um tema que aborda em seu livro. Em vista da revelação do TMZ, a filha da atriz, Billie Lourd, se pronunciou via CNN:

Minha mãe lutou contra a dependência de drogas e doenças mentais durante toda a vida. Ela finalmente morreu por isso. Ela foi propositalmente aberta em todo o seu trabalho envolvendo os estigmas sociais que estas doenças têm. Eu conheço minha mãe, [sei que] ela gostaria que sua morte encorajasse as pessoas a se abrirem sobre suas lutas. Procure ajuda, lute pelo financiamento do governo para programas de saúde mental. A vergonha e os estigmas sociais são inimigos do progresso para soluções e, finalmente, para uma cura.

É realmente interessante o comentário, incentivando o rompimento dos estigmas ligados às drogas e à saúde mental. No entanto, o comentário não deixa claro se as substâncias consumidas eram medicamentos ou drogas ilegais.

[Atualizado: A agência de notícias AFP divulgou que as substâncias consumidas pela atriz nos dias anteriores à sua morte foram: álcool, heroína, cocaína e exctasy. Não foi possível constatar as quantidades e os períodos de uso de cada substância, mas de qualquer modo, elas não foram a causa mortis, apenas agravantes. Fim da Atualização].

Carrie Fisher e a General Leia Organa aparecerão pela última vez em Star Wars – Os Últimos Jedi, que tem lançamento em dezembro deste ano. Havia planos para o fechamento de seu arco no filme seguinte, Star Wars – Episódio IX, que sairá somente em 2019, mas agora, Disney e LucasFilm precisam encontrar uma outra solução.

Anúncios