RogerDaltrey singing 2010s
Roger Daltrey: hora de encarar a mortalidade.

A lendária banda britânica The Who já confirmou pelo menos dois shows no Brasil no mês de setembro, sendo um no São Paulo Trip e outro no Rock In Rio , nos dias 21 e 23 de setembro. Inicialmente, se falavam em três concertos da banda no país, então, outra cidade ainda pode ser anunciada. E em uma entrevista ao NME, o vocalista Roger Daltrey afirma que esta pode ser a última turnê da banda.

Não sabemos se iremos continuar tocando ao vivo após essa turnê. Pessoas da nossa idade estão morrendo e sejamos sinceros no ponto que estamos da nossa vida. Estamos indo bem da maneira que estamos, mas simplesmente não sabemos. Se terminarmos esse ano, nós precisaremos pensar

É uma afirma honesta de Daltrey. O grupo completou 50 anos de atividades em 2014 e, desde então, está na estrada comemorando o feito, mas ele o guitarrista Pete Townshend têm mais de 70 anos e começam a perceber que muitos da sua geração estão morrendo, como David Bowie, Lou Reed, Chris Squire (da banda Yes), para citar apenas alguns exemplos recentes. Outros estão padecendo de doenças graves, como o guitarrista Tony Iommi (do Black Sabbath), numa luta contra um linfoma e o também guitarrista Eric Clapton, com nervos atacados que dificultam tocar seu instrumento. A mortalidade é algo a encarar neste momento, pelo banda que cantou “Espero morrer antes de envelhecer”, na canção My generation, de 1965.

O The Who é uma das mais clássicas bandas da história do rock, autora de hinos como My generation e Baba O’Riley, além de ter inventado a ópera rock em obras como Tommy e Quadrophennia. O grupo também foi o pioneiro no uso da guitarra distorcida e dos efeitos de fade-out, influência definitivas a gente como Jimi Hendrix e tudo o que veio depois. Atualmente, conta com os originais Roger Daltrey nos vocais e Pete Townshend na guitarra, já que o baterista Keith Moon morreu em 1978 e o baixista John Entwistle morreu em 2002. A dupla remanescente é acompanhada por Pino Paladino no baixo, Simon Townshend na guitarra auxiliar e Zak Starkey na bateria.

O The Who vem ao Brasil pela primeira vez.

Anúncios