Gamora_in_Cuffs
Zoe Saldana como Gamora. 

Em uma entrevista para promover o lançamento de Guardiões da Galáxia Vol. 2, a atriz Zoe Saldana, que vive a alienígena Gamora, pode ter revelado o título de Vingadores 4. Em vídeo compartilhado por Lizo Mzimba (via Comic Book Movie), Saldana é perguntada se já terminou sua participação em Vingadores – Guerra Infinita (o terceiro da equipe) e ela responde:

Estou no meio das filmagens de Guerra Infinita. E nós todos vamos voltar para Gauntlet mais no fim do ano.

Claro que Gauntlet é uma referência à Manopla do Infinito (Infinity Gauntlet, no original) a primeira das sagas nas HQs que mostram o uso das Joias do Infinito. Com isso, podemos supor que o título de Vingadores 4 seria Vingadores – Manopla do Infinito.

Thanos e a manopla do infinito by george perez
Thanos e a Manopla do Infinito nos quadrinhos.

É possível e faz sentido. Nas HQs, o vilão Thanos (que tinha sido morto numa história de 1978, volta à vida em 1989 na revista do Surfista Prateado) foi encarregado pela Senhora Morte de eliminar metade da vida do universo, no que ele decide ir atrás de reunir todas as Joias do Infinito. Na saga The Thanos Quest, o vilão reúne todas os artefatos cósmicos de imenso poder e forma a Manopla do Infinito, então, saltamos para a maxissérie Manopla do Infinito, no qual os heróis da Marvel vão tentar impedi-lo. A série teve duas sequências – Guerra Infinita e Cruzada Infinita – na qual outros personagens precisam lidar com a Manopla e seu poder ou a buscam freneticamente. Todo esse imenso arco, publicado entre 1990 e 1992, é conhecido como Trilogia do Infinito, escrita por Jim Starlin (o criador de Thanos) e desenhado por Ron Lin e George Perez.

No momento atual do Universo Marvel nos Cinemas, Thanos não tem nenhuma das Joias do Infinito – ele possuía a gema do Cedro de Loki, que vimos em Os Vingadores e foi parar na testa do Visão em Vingadores – Era de Ultron. Ou seja, como o vilão não aparece em Guardiões da Galáxia Vol. 2 e nem em Thor – Ragnarok, Guerra Infinita precisará mostrar o vilão tomando posse das Joias para formar a Manopla. E são seis delas! (o Tesseract está no Cofre de Odin, em Asgard; o Éter está com o Colecionador; a Orbe está com a Tropa Nova; a gema do Cetro com o Visão na Terra; e a Joia do Tempo [o Olho de Agamoto] está com o Dr. Estranho, também na Terra; a sexta ainda não apareceu em nenhum dos filmes, que saibamos).

thanos-avengersinfinitywar-2-231478
Imagem promocional mostra Thanos colhendo uma das Joias do Infinito.

Neste sentido, Guerra Infinita só empresta o título legal da sua contraparte nos quadrinhos e o termo “guerra” parece indicar que o filme mostrará Thanos reunindo as Joias em meio a uma disputa com outros que também a querem. Uma guerra cósmica pela posse das Joias que, claro, será vencida por Thanos. Esses outros podem (e devem) ser Loki, o Colecionador, o Grande Mestre, Hela (embora provavelmente ela irá se associar a Thanos) e talvez até o Caveira Vermelha (veja porque aqui). Ou seja, o filme é muito mais baseado em Thanos Quest, na qual o titã louco não combate nenhum dos citados, mas outros como o Tribunal Vivo, Eternidade e Infinito, os grandes seres cósmicos do Universo Marvel, cada um sendo – na prática – uma faceta de Deus.

Se Vingadores 4 se chamar Manopla do Infinito, significa que o anterior terminará com o gancho de Thanos reunindo todas as Joias do Infinito, mas só a usará no 4.

Mas pode ser outra coisa, também.

Ontem mesmo, o Cinema Blend perguntou ao presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, porque ele não revelava o título do quarto filme, no que ele respondeu que os dois (3 e 4) eram dois filmes diferentes. O Comic Book Movie, por exemplo, especulou que a referência a Gauntlet dita por Saldana podia ser apenas um código entre os atores para chamar o filme ainda sem título, ou mesmo um típico “título de trabalho” que não é o oficial.

thanos angry guardians of the galaxy
Thanos em Guardiões da Galáxia.

No entanto, existe até a possibilidade de Vingadores 4 se tratar de outra coisa. A relutância da Marvel em revelar o título do filme só pode significar uma coisa: é um nome conhecido que irá dar uma pista exata aos fãs do que se trata. Ou seja, o nome real do 4 é o de alguma saga famosa dos Vingadores. Daí, que seu título pode ser algo como A Saga de Korvac ou Guerras Secretas ou A Madona Celestial, enfim, algo que não está necessariamente ligado à Manopla do Infinito, mas ainda pode ser adaptado usando o vilão Thanos. (Conheça essas sagas aqui ou aqui).

Isto porque até agora presumimos – baseado no fato de Vingadores 4 antes ser conhecido como Guerra Infinita, Parte II – que Thanos continuará a ser o vilão do quarto filme. E se não for?

O título dirá precisamente onde encontraremos os maiores heróis da Terra depois de Guerra Infinita.

Advertisements