superman-rebirth-reborn
Superman: de volta ao clássico. Arte de Ian Churchill.

Você acha confusa a cronologia da DC Comics? Não se preocupe, ela é muito mais confusa do que você pensa! Alvo das maiores transformações do reboot de 2011, chamado Os Novos 52, o Superman acaba de renegar tudo e voltar ao cânone anterior. Pelo menos é isso o que diz a revista Action Comics 977 que saiu esta semana nos EUA.

Para os não iniciados aí vai: Na saga Flashpoint (Ponto de Ignição, no Brasil), o Flash viaja ao passado para impedir que sua mãe seja morta e termina alterando totalmente a realidade, gerando uma nova linha temporal. Tem início o reboot dos Novos 52, que apresenta os heróis da DC em novas versões: mais jovens e mais “modernos”. Com isso, se mudava a cronologia da DC estabelecida na saga Crise das Infinitas Terras, de 1985, que (apesar de vários “ajustes” e remendos) era a válida até 2011. (Antes de 1985, a DC não tinha uma cronologia muito organizada, o que era uma dor de cabeça para os fãs e criadores após mais de 40 anos de publicações).

O Superman pós-Crise é aquele que a maioria conhece: veio de Krypton e foi criado na Terra, mas seus pais terráqueos (Jonathan e Martha Kent) estão vivos no presente; ele é menos poderoso do que a versão pré-Crise (que tinha poderes quase infinitos) e vivenciou todos aqueles eventos mais famosos: revelou sua identidade a Lois Lane, foi morto pelo vilão Apocalipse, ressuscitou, se casou com Lois etc.

Boa parte disso mudou com Os Novos 52.

reboot superman jesus marino
Superman de Os Novos 52. Arte de Jim Lee.

O Superman sofreu grandes mudanças:

  • É mostrado como alguém mais impulsivo, menos respeitador da autoridade, mais abusado e menos “bom moço”.
  • A origem em Krypton é modificada e Brainiac é relacionado à destruição do planeta. A visão de Krypton restaura o planeta “avançado, mas sem emoção” criado nas primeiras histórias pós-Crise, mas depois ratificado como “lugar de grandes maravilhas e quase um paraíso” nas revisões do reboot anterior.
  • Assim como em suas versões pré-Crise nas Infinitas Terras, os pais terráqueos do Superman – Jonathan e Martha Kent – morrem quando ele é bem jovem, então, um Clark Kent pós-adolescente se muda para Metrópolis e começa a agir como o homem de aço: sem uniforme, apenas com uma camiseta com seu famoso símbolo e calça jeans e tênis. Enquanto isso, se disfarça como um nerd que mantém um blog de notícias alternativo (tipo mídia Ninja) e mora em um cortiço.
  • Clark Kent só adota o uniforme do Superman após um ataque de Brainiac à Terra, na qual encontra, na nave do vilão, um uniforme (armadura) kryptoniano, que passa a usar.
  • Pouco depois, Superman conhece Batman, Lanterna Verde, Mulher-Maravilha, Ciborgue, Aquaman e Flash e eles formam a Liga da Justiça.
  • O “presente” da DC Comics se dá apenas cinco anos após a formação da Liga, o que faz os heróis serem mais jovens do que a versão pré-reboot.
  • Neste presente, Clark Kent e Lois Lane sequer são namorados, com uma relação mais fria entre os dois, enquanto o Superman namora a Mulher-Maravilha.
  • Superman nunca casou com Lois Lane nem foi morto por Apocalipse.

Bem, era assim. Agora parece que tudo mudou de novo. O Superman “jovem radical” de Os Novos 52 nunca emplacou. As vendas da revistas caíram, enquanto personagens como Batman, Mulher-Maravilha, a Liga e até o Aquaman iam muito bem, obrigado. Então, a DC decidiu mexer as coisas.

Superman 42 2015 revelation 5
Identidade revelada. Arte de John Romita Jr.

Primeiro, houve várias mudanças ao status quo do Superman de Os Novos 52, com a descoberta de um novo poder (criar uma explosão de energia de efeito destruidor, mas que esgota seus poderes) e a revelação de sua identidade secreta para o mundo todo. Mas isso também não esquentou as coisas.

superman rebirth action comics 977 krypton
Superman e o novo-velho Krypton.

Então, a DC preparou o Rebirth e as tramas do Superman foram a porta de entrada: o homem de aço morre em combate e seu corpo é vaporizado, mas ao mesmo tempo, descobrimos que existe um outro Superman (mais velho, casado com Lois Lane e com um filho) que vive secretamente na Terra. As histórias mostram, então, que este Superman é ninguém menos do que o Clark Kent pós-Crise, aquele que os fãs acompanharam por quase 30 anos. Este “novo-velho” Superman toma o lugar do antigo (mas mantendo o visual novo) e Rebirth vai revelando que há mais “misturas” do mundo pós-Crise com o pós-Flashpoint e a introdução de personagens do universo de Watchmen dentro da continuidade padrão da DC.

Em Action Comics 977, Dan Jurgens (que foi o escritor e desenhista de A Morte do Superman, por sinal) mostra o Superman atrás de resolver os mistérios de sua vida e descobre que o misterioso Mr. Oz – que todos presumem ser Ozzymandias, de Watchmen – conseguiu apagar 10 anos de história desse mundo de Os Novos 52. Quando o Superman rememora sua origem – portanto, mostrando a nova origem do homem de aço válida nos quadrinhos – ela apaga praticamente tudo o que foi feito em Os Novos 52: Krypton mescla as versões pós-Crise (houve mais de uma) e a vida pessoal de Clark Kent é a mesma antes do reboot, com Clark Kent e Lois Lane casados, com a diferença de que agora têm um filho.

superman rebirth action comics 977 history panel
Continuidade pós-Crise reabilitada.

Parece confuso?

Você ainda não viu nada…

 

Advertisements