justiceleague movie second poster team
Liga da Justiça: trailer ótimo.

Ontem, a Warner Bros. e a DC Comics lançaram o primeiro trailer oficial de Liga da Justiça (você não viu na Página do Facebook do HQRock?) e agora vamos explorar alguns detalhes do vídeo. (Se não viu ainda, tá aí embaixo).

O vídeo inicia com Bruce Wayne em uma terra distante, isolada e fria, o que sugere os países nórdicos. Ou o Alasca. Cavalgando e entre a neve, ele vê uma cidadezinha costeira. É lá onde vai encontrar Arthur Cury, o Aquaman. 

justice-league-movie-aquaman-in-civil-dress
Aquaman tem destaque no vídeo.

Em seguida, vemos o Dr. Elias Stone (o pai de Victor Stone, o Ciborgue) em sua casa vendo a Caixa Materna se manifestar. Atrás dele, surge um Parademônio, um dos soldados de Apokolips. Não fica claro se a cena é um flashback, pois nos quadrinhos de Os Novos 52 (a mais recente versão da origem da Liga da Justiça), o cientista é morto na explosão que funde seu filho com a tecnologia alienígena. Vimos a explosão em Batman vs. Superman – A Origem da Justiça, mas nada claro sobre se ele morreu ou não.

Diana Prince (a Mulher-Maravilha) diz a Bruce Wayne que a ameaça que esperam não “está vindo”, mas já está presente. O que deve ser o passo inicial para ele recrutar os membros restantes da Liga. O uso da barba nas cenas com o Aquaman sugere que o encontro entre eles se dá antes dessa cena com a Mulher-Maravilha, até porque no teaser trailer lançado anteriormente, há outra parte desta cena na qual a heroína pergunta se o Aquaman topou se juntar a eles e Wayne diz que não. Então, não duvide de encontro entre Wayne e Aquaman ser a segunda cena do filme.

justice league new 52 by jim lee complete image white background
Liga da Justiça dos Novos 52: influência para o filme. Arte de Jim Lee.

Para quem perguntou, a primeira cena do filme deve ser um flashback da Antiguidade, com uma guerra de humanos, Amazonas e Atlantes contra as forças de Apokolips, pela posse das Caixas Maternas. No trailer vemos um corte dessa cena, com as Amazonas cavalgando em uma guerra.

A seguir, o trailer mostra a apresentação dos personagens. Aquaman primeiro entre um turbilhão de água. Depois, Ciborgue salvando um policial de um carro voador em chamas (?) e o encontro entre Bruce Wayne e Barry Allen, cuja maior parte também já vimos no teaser lançado antes. O encontro é cortado com cenas de ação do Flash (num efeito muito bonito, no qual ele produz raios brancos quando se movimenta, diferente da cor amarela dos quadrinhos).

justice-league-movie bruce wayne attack barry allen
Bruce Wayne “ataca” Barry Allen na cena do encontro entre Batman e Flash.

Quando Barry Allen diz que Bruce Wayne é o Batman, o homem-morcego finalmente é visto em ação, numa boa sequência de ação na qual o herói se balança em um corda até o chão e atinge um Parademônio com uma bomba.

A equipe aparece unida pela primeira vez, com os rostos dos cinco heróis apresentados: Batman, Mulher-Maravilha, Ciborgue, Flash e Aquaman; seguindo pequenos cortes de ação de Flash, Aquaman e Flash todos contra Parademônios e a Mulher-Maravilha contra bandidos engravatados. Alguns já especulam que esses criminosos podem ser a ponte para Lex Luthor no filme. A presença desse vilão é quase certa, embora talvez com um papel bem menor.

wonder-woman-movie-trailer-diana-in-the-woods
A Mulher-Maravilha tem vários momentos de luta.

Bruce Wayne e Barry Allen entram no batmóvel e o segundo pergunta: “Qual é o seu poder mesmo?”, e Batman responde: “Eu sou rico”, evidenciando o tom mais humorado do filme.

Ao som de uma versão pesada de Come Together (originalmente dos Beatles), vemos a primeira aparição do The Crawler, um novo veículo do Batman, que tem pernas mecânicas para escalada. O veículo parece lutar contra Parademônios, enquanto também o faz a Mulher-Maravilha e o Aquaman combate uma grande onda de água (?).

justice-league-movie-mera-first-image
Mera também aparece.

Então, trailer mostra mais do que está ao redor dos heróis. Vemos Mera (a esposa de Aquaman) no reino submerso de Atlântida e Barry Allen visitando seu pai na prisão. Não sabemos quanto o filme será fiel aos quadrinhos, então, não sabemos se Mera já é casada ou namorada de Aquaman durante os eventos do longametragem. No que toca ao Flash, o filme explorará a mesma origem das HQs, na qual o pai dele é preso injustamente (talvez, pela morte da mãe do herói). Essa mesma situação já foi explorada na série de TV do Flash, então, pode ser modificada para o filme.

justiceleague-movie-batman-with-new-tatical-suit
Batman e seu novo uniforme tático.

O Batman aparece no batmóvel disparando contra os Parademônios e usando seu novo uniforme tático, o que sugere que é uma cena mais próxima do final do filme. O Aquaman parece estar ao lado dele e, depois, vemos o mestre dos mares também usando seu tridente contra os monstros e desviando de um machado cheio de energia. Isso parece ser a arma de Lobo da Estepe (ou Steppenwolf), que é oficialmente o vilão do filme, embora ainda não apareça. O vilão usa esse armamento nas HQs.

Lois Lane aparece rapidamente, deslumbrada com algo.

Aquaman, Mulher-Maravilha e Flash pousam em uma estrutura alienígena, que parece ser um tipo de base para os Parademônios (e o Lobo da Estepe?).

justice-league-movie-aquaman-wonder-woman-and-cyborg
Aquaman, Mulher-Maravilha e Ciborgue na base dos aliens?

O Comissário Gordon faz sua primeira aparição no topo do prédio da Chefatura da Polícia de Gotham City, com o batsinal (!), conversando com Batman (e a Mulher-Maravilha desfocada no fundo), com o policial falando da instabilidade da equipe, enquanto o Aquaman aparece e Batman diz que a união pode ser temporária, em outro momento de humor. A cena sugere que é apenas nesse momento que o mestre dos mares se une ao time. (Ele recusa o convite, lembram?). Provavelmente, no início, apenas Batman, Mulher-Maravilha, Flash e Ciborgue vão iniciar a luta, e há imagens que sugerem isso.

Depois, Batman está de novo no batmóvel, mas sem a roupa tática e sim com o uniforme normal, e o veículo está sem sua capota, com Aquaman dependurado em cima, saltando para o ar e se batendo contra os Parademônios.

justiceleague movie first poster team 2
A Liga unida no poster. Cadê o Superman?

O trailer exibe imagens sensacionais, com um visual muito bonito, focado nas tonalidades cinza, branco e azul escuro. O clima visual continua sombrio como Batman vs. Superman, mas parece “menos pesado” do que o outro. O diretor explora como nunca seu talento para bons ângulos de ação e poses estilosas, o que funciona. Por outro lado, há um claro investimento no humor, o que dá leveza ao vídeo.

Até agora, a crítica elogiou o trailer e mais ainda a leveza trazida pelo humor. Todos lembram que a maior crítica a A Origem da Justiça era justamente ao clima sombrio e pesado do filme. A Warner ouviu as reclamações e adotou um tom mais leve. Sem dúvidas, a estratégia os aproxima dos produtos do Marvel Studios, seu maior concorrente, que apesar do tom mais soturno de algumas produções – notadamente Capitão América – O Soldado Invernal – consegue equilibrar com pitadas (mais ou menos a depender do caso) de humor e piadinhas. A crítica parece gostar e se acostumou. Alguns dos fãs da DC Comics não gostaram e denunciam a “marvelização” da DC no cinema.

Por fim, é interessante notar a completa ausência do Superman no vídeo. O homem de aço terminou A Origem da Justiça morto, mas todos sabem que ele vai voltar em Liga da Justiça: as primeiras imagens até trazem o herói ao lado da equipe. O que não está claro é como isso vai acontecer, mas todos supõem que será apenas no fim do filme, como um reforço para derrotar as forças do mal. Mas provavelmente, até o lançamento do longa em novembro, a Warner vai tentar fazer “suspense” com a presença do herói, fazendo de conta que todos esqueceram que ele vai aparecer também.

db3a6-justiceleague-movie-first-poster-team
O primeiríssimo poster de Liga da Justiça já tinha o Superman.

 

Anúncios