Batman já tem sua Gotham City.
Batman já tem sua Gotham City.

Enquanto o ator e diretor Ben Affleck varia entre o confiante e o hesitante em suas declarações quanto ao fato de dirigir o novo filme do Batman, parece que já tem uma cidade em mente para situar a fictícia Gotham City. Segundo o site Batman-News, a cidade que irá dublar o lar do cavaleiro das trevas será Los Angeles! 

É uma escolha curiosa, pois a cidade dos anjos não é a típica metrópole com prédios altos e becos escuros que compõe o imaginário de Gotham City. Por outro lado, é uma cidade fácil de se filmar, pois já tem toda a infraestrutura preparada para isso, por ser a sede de Hollywood, e estar acostumada a servir como locação.

Além disso, o aspecto tropical da cidade pode ser disfarçado com truques cinematográficos: L.A. já serviu de dublê para Gotham City em Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, de 2012. Parte significativa do filme, como as cenas de perseguição envolvendo a nave Batwing entre prédios e nas ruas, além das cenas que envolvem o rio Gotham congelado (fizeram nevar lá) e as externas do sistema de esgoto que serviam de esconderijo para a Liga das Sombras lideradas por Bane naquele filme.

O belo prédio da Torre Wayne na Gotham de Chicago.
O belo prédio da Torre Wayne na Gotham de Chicago.

Porém, normalmente, Gotham é construída em cidade de arquitetura mais arrojada e de clima mais frio. Tim Burton preferiu construir sua gótica versão da cidade toda em estúdio, o que valeu inclusive um Oscar de Direção de Arte a Batman – O Filme, de 1989. Já a Trilogia Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, preferiu a combinação de Chicago e Londres para montar sua Gotham City. Somente no citado Ressurge o diretor variou um pouco e usou, além de Los Angeles, usou também Nova York (na cena de batalha na rua), Newark (a prefeitura, um beco e o metrô) e a cidade de Pittsburg para cenas externas e tomadas aéreas, dando um aspecto mais amplo a Gotham. Por fim, em Batman vs. Superman – A Origem da Justiça, o diretor Zack Snyder optou por Detroit para servir de dublê tanto para Metrópolis quanto para Gotham City.

Ressurge grava suas cenas em Los Angeles.
Ressurge grava suas cenas em Los Angeles.

Ben Affleck estreou como o homem-morcego em Batman vs. Superman – A Origem da Justiça, que estreou este ano; teve uma participação especial em Esquadrão Suicida, que estreou em 05 de agosto último; e voltará em Liga da Justiça, em 2017.

O filme é chamado até agora de The Batman, terá roteiro de Geoff Johns e Ben Affleck; será dirigido por Affleck; e o elenco terá: Ben Affleck (Bruce Wayne/ Batman), Jeremy Irons (Alfred Pennyworth), J.K. Simmons (Comissário Jim Gordon) e John Manganiello (Slade Wilson/ Exterminador), e provavelmente terá participação de Jared Leto (Coringa).  Não há uma data de estreia oficial.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane e o roteirista Bill Finger, estreando na revista Detective Comics 27, de 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.

Advertisements