Os Novos Mutantes: tom sombrio?
Os Novos Mutantes: tom sombrio?

Dias atrás, começou a correr notícias de que um novo filme dos X-Men começaria a filmar em breve no Canadá. Embora alguns tivessem esperança de que fosse a continuação de X-Men – Apocalipse, o mais lógico apontava para Novos Mutantes, a equipe de jovens super-heróis derivada dos X-Men. Agora, é confirmada a informação, juntamente com o título oficial e as HQs que podem inspirar a trama do longametragem.

O Le Journal de Montreal noticiou dois dias atrás que a produção de X-Men – New Mutants irá começar em Montreal no mês de maio de 2017. O interessante é que o título faz questão de marcar o novo filme como parte da franquia dos mutantes da Marvel.

O Urso Demônio e Danielle Moonstar na arte de  Bill Sienkiewicz.
O Urso Demônio e Danielle Moonstar na arte de Bill Sienkiewicz.

Já numa entrevista ao site Creative Screemwriting, o diretor Josh Boone falou das HQs que o inspiraram:

Nos amamos a temporada do [desenhista] Bill Sienkiewicz com [o escritor] Chris Claremont que teve o Urso Demônio. Foi realmente muito sombrio, interessante e diferente da típica história dos X-Men. Depois que eu fiz A Culpa é das Estrelas, nós [ele e os roteiristas] fizemos uma HQ. Ela traz uma trilogia de filmes dos Novos Mutantes que poderiam construir um ao outro. Usamos um programa chamado Comic Life, e pegamos todas as imagens que tínhamos gostado da revista e as colocamos juntas para mostrar a eles [a Fox] o filme que queríamos fazer. Nós trouxemos até Simon [Kingberg, roteirista e produtor, principal responsável pela franquia dos X-Men nos cinemas atualmente] e ele realmente gostou.

A arte abstrata de Sienkiewicz em Novos Mutantes.
A arte abstrata de Sienkiewicz em Novos Mutantes.

Demoramos coisa de um ano e meio para estarmos prontos e estou agora indo à escolha de locações e temos uma data de estreia agora.

A fala de Boone dá a entender que não irão adaptar a aclamada fase de Claremont e Sienkiewicz (que foi uma das mais inovadoras das HQs dos anos 1980, especialmente na parte visual, com a arte surrealista e abstrata do artista), mas que ela pode dar o tom da película. O que seria ótimo! Afinal, embora possa não parecer, mas as histórias dos Novos Mutantes em sua longa fase inicial, comandada por Claremont (que também escrevia as histórias dos X-Men) eram ainda mais pesadas, sombrias, sérias e adultas do que aquelas da equipe principal, apesar de se tratar de uma trupe de adolescentes. Talvez, o fato de trabalhar com um título “menor” e com personagens que eram quase todos de sua própria autoria – ao contrário dos principais membros dos X-Men – davam a Claremont a liberdade de tratar a revista New Mutants como um experimento, em que podia ousar mais. 

Outra informação interessante é que Boone propõe uma trilogia dos Novos Mutantes, o que dará, então, abertura de um novo flanco na franquia dos X-Men no cinema.

Os Novos Mutantes do cinema terão como membros: Danielle Moonstar, Lupina, Míssel, Mancha Solar e Magia, além da presença do alienígena Warlock. Em suma, é a equipe clássica dos quadrinhos, em sua primeira formatação.

New Mutants, o filme, é produzido por Simon Kinberg e Laura Shulen Donner, os mesmos produtores da franquia dos X-Men, e será dirigido por Josh Boone (de A Culpa é das Estrelas). A história é de Boone e Knate Gwaltney e o roteiro de Scott Neustadter e Michael H. Weber. Não há nenhum informe sobre elenco.

Os Novos Mutantes foram criados por Chris Claremont e Bob McLeod em 1982 numa graphic novel, ganhando uma revista própria no ano seguinte. Na trama, é uma equipe de adolescentes reunida pelo professor Charles Xavier quando pensou que os X-Men haviam morrido em uma missão. A equipe continuou autônoma e até se desvencilhou, mais tarde, de seus tutores, sendo liderados por Cable, que os transformou na X-Force. A revista New Mutants teve alguma popularidade nos anos 1980, mas X-Force foi uma das mais vendidas da editora na época. A mudança à X-Force veio em 1991, nas mãos de Fabian Nicieza e Rob Liefeld. Uma nova série New Mutants foi lançada em 2003, mas foi transformada em New X-Men: Academy X em 2004.

Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.

 

Advertisements