Jagger e Richards no Brasil em 2016: disco de sucesso.
Jagger e Richards no Brasil em 2016: disco de sucesso.

A lendária banda britânica The Rolling Stones lançou seu novo álbum, Blue & Lonesome, na última sexta-feira, dia 02 de dezembro, e o alto volume de vendas já aponta para o primeiro lugar das paradas de sucesso de seu país, com mais de 66 mil cópias vendidas, segundo a revista Rolling Stone (que não tem nenhuma ligação com a banda).

Blue & Lonesome traz os Rolling Stones interpretando velhas canções de Blues, remontando aos tempos iniciais do grupo, quando apenas tocavam covers nos clubes londrinos. O trabalho foi gravado em apenas três dias, com os músicos tocando ao vivo no estúdio (saiba mais aqui), e surpreende pela qualidade, com interpretações sólidas, soltas, cheias de autenticidade. Além da ótima performance instrumental da banda, são destaques a participação especial do guitarrista Eric Clapton em duas faixas e o desempenho do vocalista Mick Jagger na gaita.

Em entrevista à Rolling Stone, o guitarrista Keith Richards foi só elogios:

Este é o melhor álbum que Mick Jagger já fez. Realmente, foi só sentar e assistir ao cara curtindo o que ele pode fazer melhor do que qualquer outra pessoa [tocar gaita]. E também, a banda não é tão ruim assim.

Richards já havia elogiado Jagger como o melhor gaitista do mundo, em sua autobiografia Life, lançada em 2010. Curiosamente, apesar de usar o instrumento com alguma frequência nos anos iniciais dos Rolling Stones, Jagger até agora tinha usado muito pouco suas habilidades nos álbuns (e shows) da banda.

Os Rolling Stones também lançaram o primeiro clipe do trabalho, para a canção Ride ‘Em on Down, que é protagonizado pela atriz Kristen Stewart e dirigido por François Rousselet. Veja abaixo:

A capa do álbum.
A capa do álbum.

Os Rolling Stones se formaram em Londres em 1962, dentro do circuito de R&B da cidade. Lançaram seus primeiros discos no ano seguinte e em 1964 alçaram o sucesso nacional. Em seguida, em 1965, veio o superhit (I can’t get no) Satisfaction e a aclamação mundial. Desde então, é uma das principais e mais influentes bandas de rock ainda em atividade.

Formado originalmente por Mick Jagger (vocais), Keith Richards (guitarra), Brian Jones (guitarra), Bill Wyman (baixo) e Charles Watts (bateria), a banda perdeu Jones em 1969, que foi substituído por Mick Taylor;que por sua vez deixou o grupo em 1975, cedendo lugar a Ron Wood. Com a saída de Wyman em 1993, desde então, os Stones mantém-se como um quarteto com Jagger, Richards, Wood e Watts.

 

Advertisements