Equipe Dourada.
Equipe Dourada.

Nos anos 1990, uma das grandes estratégias de marketing da editora Marvel Comics foi dividir os X-Men, o grupo de super-heróis mutantes, em duas equipes distintas, para aproveitar o grande número de personagens e aumentar o campo de ação dos times. Agora, a Marvel repete a iniciativa e relança as equipes Azul e Dourada dentro de seu novo panorama editorial.

Originalmente, as equipes batizadas de equipes Azul e Dourada estreavam duas revistas distintas: a primeira, estreou na nova revista X-Men, em 1991, escrita por Chris Claremont e desenhada por Jim Lee; enquanto a segunda assumiu a já veterana publicação Uncanny X-Men, também escrita por Claremont, mas com desenhos de Whilce Portacio. O arranjo durou pouco tempo e, embora a divisão de revistas tenha continuado, a formalização das duas equipes se diluiu em meio à troca de artistas e aos inúmeros crossovers que dominaram a década de 1990.

No estranho momento atual das histórias dos X-Men na Marvel (saiba mais aqui), a editora decidiu resgatar o conceito e está relançando novas versões das duas equipes.

A Equipe Dourada será composta por Kitty Pride (líder do time), Tempestade, Noturno, Colossus, Rachel Grey e o Velho Logan (versão idosa de Wolverine vinda de um futuro alternativo, já que o Logan do presente está morto).

Equipe Azul.
Equipe Azul.

A Equipe Azul será composta pelos X-Men originais – Jean Grey (líder da equipe), Ciclope, Fera, Homem de Gelo e Anjo – em suas versões adolescentes (pois foram trazidos do passado para o nosso presente) e serão tutelados por Magneto, que nas HQs atuais está do lado dos mocinhos. A ideia é criar alguma tensão, pois do tempo em que vieram, os jovens mutantes do passado conhecem Magneto como o seu pior inimigo.

É ver o que essas novas histórias podem trazer.

Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.

 

Advertisements