X-Men: Marvel revela novas formações das equipes Azul e Dourada nos quadrinhos

Equipe Dourada.

Equipe Dourada.

Nos anos 1990, uma das grandes estratégias de marketing da editora Marvel Comics foi dividir os X-Men, o grupo de super-heróis mutantes, em duas equipes distintas, para aproveitar o grande número de personagens e aumentar o campo de ação dos times. Agora, a Marvel repete a iniciativa e relança as equipes Azul e Dourada dentro de seu novo panorama editorial.

Originalmente, as equipes batizadas de equipes Azul e Dourada estreavam duas revistas distintas: a primeira, estreou na nova revista X-Men, em 1991, escrita por Chris Claremont e desenhada por Jim Lee; enquanto a segunda assumiu a já veterana publicação Uncanny X-Men, também escrita por Claremont, mas com desenhos de Whilce Portacio. O arranjo durou pouco tempo e, embora a divisão de revistas tenha continuado, a formalização das duas equipes se diluiu em meio à troca de artistas e aos inúmeros crossovers que dominaram a década de 1990.

No estranho momento atual das histórias dos X-Men na Marvel (saiba mais aqui), a editora decidiu resgatar o conceito e está relançando novas versões das duas equipes.

A Equipe Dourada será composta por Kitty Pride (líder do time), Tempestade, Noturno, Colossus, Rachel Grey e o Velho Logan (versão idosa de Wolverine vinda de um futuro alternativo, já que o Logan do presente está morto).

Equipe Azul.

Equipe Azul.

A Equipe Azul será composta pelos X-Men originais – Jean Grey (líder da equipe), Ciclope, Fera, Homem de Gelo e Anjo – em suas versões adolescentes (pois foram trazidos do passado para o nosso presente) e serão tutelados por Magneto, que nas HQs atuais está do lado dos mocinhos. A ideia é criar alguma tensão, pois do tempo em que vieram, os jovens mutantes do passado conhecem Magneto como o seu pior inimigo.

É ver o que essas novas histórias podem trazer.

Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.

 

About hqrock - Irapuan Peixoto

Doutor em Sociologia, professor universitário, músico e escritor amador. Nascido em 1979, já via quadrinhos antes de aprender a ler. Coleciona revistas desde 1990. É roqueiro de nascença. Toca em bandas de vez em quando, mas está gravando um disco com suas composições.

Posted on 29/11/2016, in X-Men, Revistas, Marvel Comics. Bookmark the permalink. 1 Comentário.

  1. Olá, Irapuan..
    Pois é…

    Infelizmente o que eu gostaria que acontecesse, aparentemente não ocorrerá. Ou seja, o retorno dos X-Novinhos ao passado e a chance das versões maduras, que tanto amamos, poderem ter a chance de serem “consertadas”… afinal, não há como negar que nos últimos dez anos, cada vez mais os X-Men têm sofrido com decisões editoriais equivocadas.

    Como eu disse em outro post, achei que, a despeito da tentativa insistente de transformar o Ciclope, aos olhos do leitor, num vilão, ainda acho que foi um dos personagens que mais pôde crescer na Marvel. Afinal, ele saiu da condição de um jovem idealista, ingênuo até… para uma realidade dura, cruel, de extermínio constante, de desconfiança por parte de seus “amigos” e “aliados”… onde ele teve que fazer escolhas difíceis para manter seu povo vivo.
    A prova de que ele é um líder polêmico, mas certo em suas decisões, é a atual situação dos X-Men… jogados no limbo, sob o comando de Tempestade. Esta, ao meu ver, é uma das que mais vem sofrendo descaracterizações… afinal, de uma guerreira (mesmo que com o coração doce), foi ficando cada vez mais hipócrita, ranhenta, chata… e nesta corrida do Jeff Lemire, praticamente não teve NENHUM êxito. Oito meses sem possibilitar aos X-Men e mutantes em geral um direcionamento… no final, Ciclope está certo de novo, pois haverá uma guerra entre X-Men e Inumanos para conter a outra nuvem.

    Fera… pobre Fera… a corrida de Brian Bendis transformou definitivamente o gênio peludão num invejoso, hipócrita, que destruiu o espaço-tempo para apenas vingar-se de seu “amigo”…. e também para… olha só… ter a chance de namorar Jean Grey. Sem contar a participação dele nos Iluminati, com a destruição de planetas e tal… mas isso é outra história.

    Wolverine (o clássico)… pobre Wolv… também perdeu a característica que sempre amamos: rebelde, anárquico, sem ligação com o status quo, desertor, lobo solitário que, a despeito de seus dramas pessoais, sempre escolheria os X-Men, e não os Vingadores, ou a Shield, ou o governo que sempre enviou sentinelas, registros de mutantes, etc…. e o que ele faz? Torna-se um vingador, institucionaliza-se, burocratiza-se…. torna-se um hipócrita…

    Ciclope… um personagem que cresceu muito, mas que ao mesmo tempo, talvez pela insistência da Marvel em torná-lo um vilão, tem sucessivos momentos de escolhas dúbias, sem sentido… como uma revolução que não era revolução…. sem contar toda a atual corrida X, em que ele era sistematicamente chamado de Hitler, de psicopata, de vilão…

    Não gostei da permanência dos X-Novinhos no presente… Realmente não! E ainda espero que Fera e Ciclope (adultos) possam dar as caras. Além do Arcanjo… e, claro, de Xavier, para, ele sim, ajudar a pôr ordem na casa.
    Caramba… como eu gostaria de uma Equipe Azul com Ciclope, Fera, Arcanjo, Wolverine, Gambit, Vampira, Psylocke…
    Infelizmente, o que temos, aparentemente, é um relançamento das atuais séries Extraordinary X-Men e All-New X-Men, mas com novos títulos e a troca de alguns personagens….

    Eeeeeenfim… não quero ser pessimista… vamos ver… vamos ver…
    bjs

    (desculpe o texto grande de novo.. não consigo evitar quando é um tema que amo.)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: