X-Men: Fox reorganiza seu calendário de filmes, com datas de novos filmes de Deadpool e mais

X-Men e Deadpool: mudanças!

X-Men e Deadpool: mudanças!

Recentemente, o HQRock noticiou as possíveis mudanças que sofrerá o universo cinematográfico dos X-Men, o grupo de heróis mutantes da editora Marvel Comics, levados aos cinemas pela 20th Century Fox. E agora temos mais evidencias, com um calendário totalmente novo de datas de lançamentos de filmes para os próximos anos!

Sem revelar que filmes são, o estúdio anunciou as seguintes datas para filmes da parceria com a Marvel Comics:

  • 02 de março de 2018
  • 29 de junho de 2018
  • 02 de novembro de 2018
  • 14 de fevereiro de 2019

O que eles significam?

Deadpool: mais destaque.

Deadpool: mais destaque.

A data de 02 de março de 2018 é quase 100% de certeza se tratar de Deadpool 2, pois o filme está confirmadíssimo, e já tem um novo diretor, David Leitch, depois que o líder do primeiro deixou o barco (saiba mais aqui). Deadpool foi o maior sucesso proporcional de 2016, tendo custado apenas US$ 58 milhões (algo irrisório no mundo dos blockbusters) e arrecadado mais de doze vezes o valor disso, mesmo sendo um filme Censura 18 anos! Lançado no mês de fevereiro, é certo que a Fox não irá mudar em time que está ganhando e garantirá o mesmo período para a sequência.

Presumível  arte para o filme da X-Force: Vampira, Cable, Míssil, Dominó e Apache.

Presumível arte para o filme da X-Force: Vampira, Cable, Míssil, Dominó e Apache.

Por isso, também podemos supor que 14 de fevereiro de 2019 pode ser a data de Deadpool 3, que pode se chamar Deadpool and the X-Force. Os rumores dos últimos dias é que a Fox já está trabalhando no roteiro do terceiro filme e já está em busca de um diretor para ele, que não será o mesmo do segundo. Isso deve ser uma estratégia para que a pré-produção comece o mais rápido possível. Além disso, também se comenta que será neste terceiro filme que será incluída a X-Force, uma equipe tática derivada dos X-Men e mais militarizada.

Unir Deadpool e X-Force faz todo o sentido, pois o “mercenário boca suja” surgiu justamente em uma aventura na HQ da X-Force, como um tipo de vilão. Nas encarnações mais recentes da equipe, Deadpool chegou até mesmo a ser um membro fixo. Como Deadpool 2 trará Cable, o fundador da X-Force, é lógico que a outra sequência rumará para a organização desse time.

As outras datas seguem mais nebulosas.

Os Novos Mutantes.

Os Novos Mutantes.

29 de junho de 2018 poderia ser a data de estreia de Novos Mutantes, outra equipe de (jovens) heróis mutantes que também está em desenvolvimento pela Fox (veja mais aqui). Inclusive, nas HQs, os Novos Mutantes dão origem à X-Force, mas este não deve ser o caminho do cinema. A X-Force deve se manter como uma equipe tática para missões extremas e violentas, reunindo personagens como Cable, Deadpool, Dominó etc., enquanto os Novos Mutantes deve se ater à caracterização original da equipe, como adolescentes treinados por Charles Xavier para substituir os X-Men no futuro. Seria, portanto, um filme mais Teen, mais leve e dramático, voltado ao público juvenil, com os membros tradicionais, como Míssil, Mancha Solar, Miragem, Lupina, Magia etc.

O maior “senão” em relação à data é que o mês de junho é normalmente reservado para os lançamentos “principais” da Fox/Marvel, ou seja, os filmes dos X-Men propriamente ditos. Entretanto, embora saibamos que um novo filme da equipe principal será mesmo realizado em breve, 2018 parece ser muito cedo para isso.

Por isso, podemos admitir que a Fox esteja mudando um pouco a estratégia e investindo em Novos Mutantes para a temporada quente de verão em 2018 e deixando os X-Men em uma data mais diferenciada, que é a temporada de novembro. Este período é cada vez mais explorado pelos estúdios, porque é menos concorrido que o meio do ano e pode gerar tão bons frutos quanto, veja o exemplo os casos de filmes como Thor, Harry Potter, Doutor Estranho etc.

X-Men: que direção tomar?

X-Men: que direção tomar?

O fato é que um novo filme dos X-Men vem aí. Se ele será um reboot completo – quer dizer, trazer os X-Men de volta para o presente com a formação “clássica” do cinema, com Ciclope, Tempestade, Jean Grey e outros – ou uma sequência mais direta dos anteriores – com a história passada nos anos 1990 e o mesmo jovem elenco de X-Men – Apocalipse – é algo ainda para se saber. Contudo, é quase certo que este novo filme irá adaptar A Saga da Fênix Negra (conheça esta HQ clicando aqui), que embora já tenha sido mostrada de modo diluído em outros filmes, poderia render uma grande história sensacional se fosse mais fiel ao material original.

Desse modo, podemos supor que teremos: em 2018, Deadpool 2, Novos Mutantes e X-Men; e em 2019, Deadpool e a X-Force. A única dúvida se o novo X-Men estreia em junho ou novembro, trocando com Novos Mutantes.

Gambit na arte do brasileiro Ed Benes.

Gambit na arte do brasileiro Ed Benes.

O leitor sagaz vai perceber duas coisas: 1) Gambit não está nos planos. 2) Nem Wolverine.

Quanto a Gambit, este filme parece amaldiçoado: após seu astro (Chaning Tatum) quase deixar a produção em uma disputa e perder o diretor três vezes (!) talvez a Fox esteja desistindo dele. Ou pelo menos desacelerando as coisas para ver se dá certo. O fato é que o estúdio apostava no personagem como um tipo de substituto para Wolverine (os dois têm personalidades parecidas), mas a coisa não está rolando mesmo.

Quanto ao velho carcaju, Logan será lançado no ano que vem e é o último filme de Hugh Jackman na pele de Wolverine. A Fox deve avaliar o resultado e pensar no que irá fazer adiante. O caminho lógico é escalar um ator mais jovem para interpretar o personagem e continuar a saga, mas isso talvez não seja feito tão imediatamente, pois a imagem de Jackman é associada demais ao papel. Talvez a Fox espere essa rodada atual de filmes e deixe para inserir o novo Wolverine em 2020 em um filme dos X-Men (ou de Deadpool) quando a poeira tiver baixado.

***

Deadpool foi criado na revista The New Mutants 98 por Fabian Nicieza Rob Liefeld, em 1991, como um vilão da equipe Novos Mutantes, um dos derivados dos X-Men. Mas rapidamente o personagem ficou bastante popular e virou um topo de anti-herói, que fez tanto sucesso que chegou a ter suas aventuras solo, carregadas de violência gratuita e humor negro.

Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.

About hqrock - Irapuan Peixoto

Doutor em Sociologia, professor universitário, músico e escritor amador. Nascido em 1979, já via quadrinhos antes de aprender a ler. Coleciona revistas desde 1990. É roqueiro de nascença. Toca em bandas de vez em quando, mas está gravando um disco com suas composições.

Posted on 28/11/2016, in Filmes, Marvel Comics, X-Men. Bookmark the permalink. 1 Comentário.

  1. e sobre o 4Fantastico, o mutante Mimico e Blink, há alguma coisas ?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: