Homem-Aranha: Ator confirma que vive Ned Leeds em Homecoming

Jacob Bataon confirma que viverá Ned Leeds no cinema.

Jacob Bataon confirma que viverá Ned Leeds no cinema.

Há algum tempo atrás, o HQRock noticiou o vazamento da (misteriosa) lista de personagens de Spider-Man – Homecoming, próximo filme do Homem-Aranha, o mais popular super-herói da Marvel Comics, levado aos cinemas pela Sony Pictures, mas que agora também aparecerá nos filmes do Marvel Studios, dentro do mesmo universo ficcional dos Vingadores. A cada dia que passa, aquelas informações parecem se confirmar. Ontem, o ator Jacob Batalon confirmou em entrevista que seu personagem é mesmo Ned Leeds, tal qual divulgado.

Em entrevista ao KHON2 News, o ator foi perguntado por seu papel no filme:

Bem, é Ned Leeds. Eu faço o melhor amigo de Peter Parker no filme. Estamos ambos no Ensino Médio, temos por volta de 15 anos. E é sobre Peter estar lidando com o fato de ser um super-herói e atravessar a puberdade. Ele ainda tem que se preocupar com tarefas de casa, ainda tem que se preocupar se a crush gosta dele, enquanto está tentando salvar alguém que está preso em um prédio em chamas. Ele não pode contar a ninguém porque ele não é o “cara legal”, então, ele apenas experimenta essa vida sensacional e não pode contar a ninguém sobre ela.

Peter flagra Betty e Ned nas HQs!

Peter flagra Betty e Ned nas HQs! Arte de Steve Ditko.

Batalon tem 20 anos de idade e nasceu no Havaí, nos EUA. Esta não deve ser a única “mudança étnica” que o filme apresentará (nas HQs, Leeds tem cabeços castanhos claros), pois Homecomimg tem um dos elencos mais diversificados dentre todos os filmes de super-heróis. Mas no caso de Ned Leeds há um precedente: na animação The Spectacular Spider-Man, produzida na década passada, o personagem foi apresentado como Ned Lee, um repórter coreano do Clarim Diário. Homecoming manteve o nome original, mas manteve a nova orientação étnica, aparentemente.

Ned e Betty se casam.

Ned e Betty se casam. Arte de Ross Andru.

Outra mudança no personagem é apresentá-lo como colega de escola – e melhor amigo! – de Peter Parker. Nas HQs, Ned Leeds foi criado por Stan Lee e Steve Ditko, aparecendo em Amazing Spider-Man 18, de 1964. Na trama, ele é um repórter do Clarim Diário alguns anos mais velho do que Peter e mais bem-sucedido, sendo correspondente estrangeiro. Leeds era ex-namorado de Betty Brant, a secretária do irascível editor J.J. Jameson, com quem o Homem-Aranha começava a se relacionar, então, o repórter aparecia como um rival. A novela Peter-Betty-Ned durou alguns anos, mas o relacionamento dos dois terminou em 1966 e, enquanto Peter passou um tempo dividido entre Mary Jane Watson e Gwen Stacy – terminando por ficar com esta última – Betty e Ned engataram o namoro e casaram algum tempo mais tarde, em Amazing Spider-Man 156, de 1976, por Len Wen (texto) e Ross Andru (arte).

ned-leeds-death-original

Peter encontra Ned assassinado. Arte de Mark D. Bight.

Durante décadas, Ned Leeds foi um coadjuvante constante das histórias do Homem-Aranha, ele e Peter trabalhavam no Clarim, e eram amigos não muito próximos. Nas histórias dos anos 1980, contudo, começou a recaírem entre os fãs suspeitas de que o personagem era a identidade secreta do vilão Duende Macabro, que era o grande mistério da época. Numa trama que – na verdade – foi fruto de uma confusão e disputa editorial, Leeds terminou morto por espiões durante uma investigação na edição especial Spider-Man vs. Wolverine, de 1987, nas mãos de Jim Owsley e Mark D. Bright, texto e arte, respectivamente. E meses depois, o Homem-Aranha “descobriu” que Leeds era o Duende Macabro, conforme vimos em Amazing Spider-Man 289, por Peter David (texto) e Allan Kupperberg (arte).

Ned é "revelado" como o Duende Macabro postumamente.

Ned é “revelado” como o Duende Macabro postumamente. Arte de Allan Kupperberg.

Demorou anos para Peter descobrir que isto era um embuste: a minissérie Hobgoblin Lives, de 1997, com texto de Roger Stern e arte de Ron Frenz e George Perez, revela que o verdadeiro Duende Macabro era o empresário Roderick Kingsley, que usou Ned Leeds (e outros) como um tipo de “dublê” para confundir as autoridades e manter sua identidade secreta. Leeds era inocente e sofreu uma severa lavagem cerebral, o que explicava seu comportamento errático na época em que foi morto.

Mas era um truque. (Arte de John Romita Jr.).

Mas era um truque. (Arte de John Romita Jr.).

Esta trama até poderia servir ao cinema como uma substituta daquela já conhecida – mostrada na Trilogia do Homem-Aranha de Sam Raimi e nos dois filmes de O Espetacular Homem-Aranha – envolvendo Harry Osborn, o melhor amigo de Peter, que também é filho de Norman Osborn, o Duende Verde, o maior inimigo do cabeça de teia. Porém, é muito improvável que isso aconteça, tendo em vista os rumos que a Marvel pretende dar ao personagem.

Roderick Kingsley era o Duende Macabro de verdade. (Arte de Ron Frenz).

Roderick Kingsley era o Duende Macabro de verdade. (Arte de Ron Frenz).

Em outras notícias relacionadas a Homecoming nos últimos dias, tivemos mais uma vez a negação da atriz e cantora Zendaya de que sua (misteriosa) personagem seja um interesse romântico de Peter Parker no filme. O trailer mostrado na Comic-Con em julho – e ainda inédito ao grande público (mas há uma descrição dele aqui, veja!!!) – de fato mostra a personagem esnobando o protagonista. Mas pode ser o típico jogo de “gato e rato”. E o fato de Zendaya ser ou não Mary Jane Watson ainda não está totalmente claro. Em complemento, vários sites afirmaram que, segundo suas fontes, o interesse amoroso de Peter no filme será Betty Brant (olhe só), que será vivida pela atriz Laura Harrier, embora creditada com o nome de Betty Brandt (para soar mais judeu?).

***

O novo Homem-Aranha estreou nos cinemas em Capitão América – Guerra Civil, em 06 de maio de 2016; e após seu filme solo em 2017, irá estrelar Vingadores – Guerra Infinita, em 2018.

Na nova abordagem ao personagem, ele é um adolescente de 15 anos cursando o Ensino Médio que se torna o Homem-Aranha e termina se envolvendo com os VingadoresHomecoming não será um filme de origem, e irá explorar as consequências disso, enquanto o Abutre é o vilão.

Spider-Man – Homecoming é dirigido por Jon Watts, com roteiro de  John Francis Daley e Jonathan M. Goldstein, e o elenco traz Tom Holland (Peter Parker/ Homem-Aranha), Robert Downey Jr. (Tony Stark/ Homem de Ferro), Marisa Tomei (Tia May Parker), Michael Keaton (Adrian Toomes/ Abutre), Zendaya (Mary Jane Watson), Michael Chernus (Phineas Mason/ O Consertador), Laura Harrier (Liz Allen), Tony Revolori (Flash Thompson), Jacob Batalon (Ned Leeds), Bokeem Woodbine (Herman Schultz/ Shocker), Angourie Rice (Betty Brandt), Selenis Leyva (Senhora Warren), Martin Starr (Sr. Harrington), Hannibal Buress (Treinador Wilson), Tunde Adebimpe (Sr. Cobwell), Michael Barbiere (Jason), Kenneth Choi (Diretor Morita), Jon Favreau (Happy Hogan), Donald Glover e Logan Marshall-Green em papeis não-revelados. As gravações já terminaram e passaram por Atlanta, no estado da Georgia, e por Nova York. A estreia será em 07 de julho de 2017.

O Homem-Aranha foi criado por Stan Lee e Steve Ditko em 1962, na revista Amazing Fantasy 15, da Marvel Comics. Ele é publicado até hoje na revista Amazing Spider-Man e outras e também é membro dos Vingadores.

About hqrock - Irapuan Peixoto

Doutor em Sociologia, professor universitário, músico e escritor amador. Nascido em 1979, já via quadrinhos antes de aprender a ler. Coleciona revistas desde 1990. É roqueiro de nascença. Toca em bandas de vez em quando, mas está gravando um disco com suas composições.

Posted on 15/11/2016, in Desenhistas, Escritores, Filmes, Homem-Aranha, Marvel Comics, Marvel Studios, Revistas. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: