The Doors: Disco com apresentação ao vivo de 1966 está disponível em pré-venda

The Doors em 1968: rock psicodélico.

The Doors em 1968: rock psicodélico.

No ano que vem, se completa o aniversário oficial de 50 anos de estreia da banda norteamericana The Doors, uma das mais lendárias formações do rock clássico. E as comemorações já começaram: está em pré-venda o álbum London Fog 1966, que traz uma apresentação ao vivo do grupo no clube homônimo, quase um ano antes de lançarem seu primeiro disco.

O novo disco consiste na gravação de um show da banda em maio de 1966, no London Fog, uma clube de música na Sunset Trip, em Los Angeles, o endereço de vários dos mais famosos locais de shows do rock na década de 1960. O The Doors nasceu do reencontro de Jim Morrison (vocal) e Ray Manzareck (teclados) na praia de Venice, em Los Angeles, no verão de 1965. A dupla tinha estudado anteriormente Cinema na UCLA (Universidade da Califórnia). Em setembro daquele ano, com as adesões de Robbie Krieger (guitarra) e John Densmore (bateria), a banda já tinha sua formação definitiva. Em 1966, a banda começou a causar sensação no London Fog, e logo depois, foram contratados para um clube maior, o Whisky A-Go-Go, também na Sunset Trip. Foi lá que no mês de agosto foram descobertos pela gravadora Elektra, foram para o estúdio e lançaram seu primeiro álbum, chamado apenas The Doors, em janeiro de 1967.

A capa de London Fog 1966: show inédito.

A capa de London Fog 1966: show inédito.

A gravação do show do London Fog foi realizada em um gravador de rolo por Nettie Peña, que assistiu ao concerto e negociou a fita com a gravadora Rhino. O show traz um repertório de sete faixas – naqueles tempos os concertos eram bastante curtos – quase totalmente formado por covers, como Rock me e I’m your hoochie coochie man (ambas de autoria de Willie Dixon e imortalizadas por Muddy Waters), Baby, please don’t go (de Big Joe Williams), Don’t fight it (de Wilson Pickett) e Lucille (de Little Richard).

Há contudo, duas canções originais: Strange days, que apareceria (e seria a faixa-título) de seu segundo álbum, em 1967; e You make me real, que apareceria somente no quinto disco, Morrison Hotel, de 1970. Ao site Ultimate Rock Classic, o produtor da Elektra, Jac Holtzman, que descobriu o conjunto, afirmou:

A banda em seus primórdios, tocando no London Fog.

A banda em seus primórdios, tocando no London Fog.

Ouvir Strange days, que só saiu no segundo disco deles, em uma forma já quase definitiva tão cedo é simplesmente fantástico.

The Doors – London Fog 1966 será lançado em 09 de dezembro próximo e está em pré-venda no site da Amazon. A gravadora Rhino promete que este é apenas o início das comemorações do cinquentenário da banda e que muito mais material vem aí. O disco vem em uma embalagem especial e traz textos de nomes envolvidos com a banda, notas técnicas, uma cópia do set list escrito à mão pelo baterista John Densmore, fotos inéditas e também estará disponível em LP de vinil de 10″.

***

A banda The Doors foi uma das mais importantes do rock nos anos 1960 e deixou uma grande influência por causa de sua sonoridade cheia de improvisação e longas sessões instrumentais, pautadas por pitadas de blues, jazz e bossa nova; além de letras profundas e sombrias O grupo lançou originalmente seis álbuns, entre 1967 e 1971, todos com grande sucesso, mas o vocalista Jim Morrison morreu vítima de uma parada cardíaca, enquanto estava em Paris, em 03 de julho de 1971, aos 27 anos. A banda ainda lançou dois álbuns sem ele, mas a recepção nula destes trabalhos levou ao fim do grupo.

About hqrock - Irapuan Peixoto

Doutor em Sociologia, professor universitário, músico e escritor amador. Nascido em 1979, já via quadrinhos antes de aprender a ler. Coleciona revistas desde 1990. É roqueiro de nascença. Toca em bandas de vez em quando, mas está gravando um disco com suas composições.

Posted on 31/10/2016, in Álbum, Rock Clássico, Show. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: