Morre o desenhista Steve Dillon

Steve Dillon no lançamento da série de TV de Preacher.

Steve Dillon no lançamento da série de TV de Preacher.

Segundo anunciado no Twitter por seu próprio irmão, faleceu hoje o desenhista Steve Dillon, famoso por obras como Preacher, Hellblazer e Justiceiro. Não há detalhes sobre a morte.

Steve Dillon nasceu em Luton, em Bedfordshire, na Inglaterra, em 1962, e foi parte da chamada Invasão Britânica, quando uma série de escritores e desenhistas britânicos tomaram conta do mercado de quadrinhos dos EUA, especialmente da DC Comics.

Dillon começou a carreira bastante cedo, aos 16 anos em 1978, desenhando a revista Hulk Weekly, parte da Marvel UK, a divisão da editora no Reino Unido. Também trabalhou nas revistas Warrior e Doctor Who?. O artista entrou no mainstream dos EUA convidado pelo escritor escocês Grant Morrison na revista do Homem-Animal, super-herói da DC Comics, em 1990, na qual Morrison produziu uma fase bastante aclamada pela crítica. Dillon estreou no número 29 e permaneceu (com alguns intervalos) até o número 50, de 1992.

Steve Dillon em Hellblazer, com John Constantine.

Steve Dillon em Hellblazer, com John Constantine.

Em seguida, o artista migrou para o selo Vertigo, que publicava HQs adultas, para a revista Hellblazer, estrelada pelo mago John Constantine, ficando entre os números 49 e 83, entre 1992 e 1994, na qual o desenhista se tornou mais conhecido do grande público. Tendo trabalhado com o escritor Garth Ennis, foi convidado por este a também desenhar Hitman (sobre um assassino de aluguel) e, por fim, a dupla criou a aclamadíssima série Preacher, sobre um pastor degenerado em meio a uma guerra celestial, que teve 66 edições publicadas entre 1995 e 2000 e está agora sendo adaptada como série de TV.

A arte em Preacher.

A arte em Preacher.

A arte bonita, detalhista, mas de linhas simples, e algo realista de Dillon sempre combinou com histórias de cunho mais “pé no chão”, sem muita fantasia, o que permitiu ao artista trabalhar em muitas HQs de grande valor artístico.

O Justiceiro é um dos trabalhos de assinatura de Steve Dillon.

O Justiceiro é um dos trabalhos de assinatura de Steve Dillon.

O sucesso da dupla Ennis e Dillon fez com que fizessem vários outros trabalhos, especialmente com o Justiceiro da Marvel Comics, que foi relançado como parte do selo Marvel Knights, com histórias destinadas ao público adulto, que fez tanto sucesso (de público e de crítica) que ganhou dois volumes, o primeiro com 12 edições entre 2000 e 2001 e o segundo com 26 números, entre 2001 e 2003. Depois, Dillon continuou trabalhando com o Justiceiro, fazendo edições especiais e minisséries (como Justiceiro versus Mercenário, de 2005; e Punisher War Zone, em 2009, esta última novamente ao lado de Ennis), assim como a revista PunisherMAX, ao lado de Jason Aaron, com 22 edições entre 2010 e 2012; e a ainda corrente Punisher, ao lado do escritor Beckly Cloonan, que havia começado a ser publicada ainda este ano.

Nos últimos anos, Dillon também trabalhou mais dentro do mainstream da Marvel, fazendo as revistas Wolverine Origins (25 edições, entre 2006 e 2008) e Thunderbolts (seis edições, em 2013, ao lado do escritor Daniel Way).

Steve Dillon tinha 53 anos.

About hqrock - Irapuan Peixoto

Doutor em Sociologia, professor universitário, músico e escritor amador. Nascido em 1979, já via quadrinhos antes de aprender a ler. Coleciona revistas desde 1990. É roqueiro de nascença. Toca em bandas de vez em quando, mas está gravando um disco com suas composições.

Posted on 22/10/2016, in Biografias: Quadrinhos, DC Comics, Justiceiro, Marvel Comics. Bookmark the permalink. 1 Comentário.

  1. Caramba, que triste notícia. Excelente desenhista, traço inconfundível. Dillon marcou época e certamente terá seu nome gravado entre os grandes.
    Garth Ennis deve ter ficado arrasado, afinal, a parceria entre os dois foi de longa data, deixando-nos trabalhos memoráveis.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: