Paul McCartney e Neil Young tocaram juntos no Desert Trip Festival. Veja o vídeo!

Paul McCartney e Neil Young juntos no Desert Trip Festival.

Paul McCartney e Neil Young juntos no Desert Trip Festival.

Não bastasse ser um megafestival que reúne Rolling Stones, Bob Dylan, Paul McCartney, Neil Young, The Who e Roger Waters em dois fins de semana nos EUA, o Desert Trip Festival ainda está marcado por outros feitos históricos. O HQRock já comentou os Rolling Stones apresentarem um cover de Come together dos Beatles na sexta-feira. Agora, no sábado, durante seu concerto, o ex-beatle Paul McCartney chamou ao palco e dividiu os vocais com Neil Young.

Durante seu extenso set list, Paul McCartney convidou Neil Young (que tinha tocado antes dele e teve que interromper o show porque estourou o tempo) e a dupla cantou A day in the life dos Beatles, canção lançada originalmente no álbum Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, de 1967 e cantada por John Lennon. Já faz alguns anos que McCartney incorporou a faixa ao seu repertório num tipo de homenagem ao ex-parceiro de composições, morto em 1980. Young, por sua vez, já usou a canção para encerrar seus shows em tempos passados. Além disso, a dupla incorporou uma canção da carreira solo de Lennon num medley com a primeira: Give peace a chance, com uma mensagem pacifista, bem ao estilo de Young, que é um músico muito militante.

Veja a performance neste vídeo:

Para encerrar sua participação, Young se juntou a McCartney para a canção Why we don’t doing in the road?, um tipo de brincadeira ao modo rock pesado, gravada pelos Beatles no White Album, em 1968. Foi a primeira vez que McCartney tocou a faixa ao vivo.

Neil Young nasceu em Toronto, no Canadá, em 1945, e atingiu o sucesso nos EUA como membro da banda de folk rock The Buffalo Springfield, em 1967. A banda teve duração curta e Young se lançou como umcantor solo cult já em 1968. No ano seguinte, ingressou no supergrupo Crosby, Stills and Nash, formado por ex-membros de bandas famosas, que passou a se chamar Crosby, Stills, Nash & Young, se apresentou no Festival de Woodstock e se transformou num fenômeno de vendasimpressionante. O CSNY continuou a se reunir esporadicamente ao longo dos anos, enquanto Young seguiu sua carreira solo com grandes composições, atingindo grande sucesso a partir de 1972. Embora nem sempre sob os holofotes, a música crítica e existencialista de Young prossegue com grande importância nos dias de hoje.

Paul McCartney nasceu em Liverpool, na Inglaterra, e ingressou na banda de garagem de John Lennon em 1957, que se transformaria no grupo The Beatles e lançaria seu primeiro disco em 1962. De sucesso imediato na Grã-Bretanha, a música da banda também conquistou rapidamente a Europa, os EUA e o mundo, em 1964, se tornando o maior fenômeno musical do século XX, além de ser aclamada como a maior banda de todos os tempos. A força motriz dos Beatles eram as composições da dupla Lennon & McCartney, mas as tensões internas foram minando o grupo, que se separou em 1970. McCartney seguiu em carreira solo, assim como todos os outros membros e todos conseguiram sucesso. McCartney foi o que melhor conseguiu dialogar com as massas e se manter como um cantor popular e relevante ao longo das décadas.

About hqrock - Irapuan Peixoto

Doutor em Sociologia, professor universitário, músico e escritor amador. Nascido em 1979, já via quadrinhos antes de aprender a ler. Coleciona revistas desde 1990. É roqueiro de nascença. Toca em bandas de vez em quando, mas está gravando um disco com suas composições.

Posted on 10/10/2016, in Beatles, Rock Clássico, Show, Vídeos. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: