Rolling Stones: Banda anuncia disco novo e toca ao vivo Come Together dos Beatles

Os Rolling Stones tocam Come Together dos Beatles.

Os Rolling Stones tocam Come Together dos Beatles.

Que dias felizes para a banda britânica The Rolling Stones, uma das mais longevas e importantes bandas da história do rock. Na quinta-feira, o grupo anunciou um novo disco de estúdio e na sexta-feira, encerrou o primeiro dia do Desert Trip Festival, na qual tocaram pela primeira vez ao vivo a canção Come together dos Beatles. 

Uma das grandes anedotas na história do rock é a rivalidade entre Beatles e Rolling Stones nos anos 1960, com as duas bandas disputando sucesso e influência. Mas apesar de haver mesmo algum tipo de concorrência (saudável, diga-se de passagem), os dois grupos eram grandes amigos, saiam juntos e também gravaram juntos em várias oportunidades. Inclusive, a primeira canção dos Rolling Stones a chegar ao Top20 da parada britânica foi justamente I wanna be your man, de autoria de John Lennon e Paul McCartney, os líderes dos Beatles, que decidiram dar a canção de presente à banda de Mick Jagger e cia. porque achavam que a pegada R&B tinha tudo a ver com eles.

Na sexta-feira, em meio ao show no Desert Trip Festival, Mick Jagger apresentou uma das faixas dizendo:

Isso pode soar estranho para vocês, mas vamos agora tocar uma versão de uma canção de um grande grupo desconhecido. Vocês devem lembrar deles. Vamos tentar fazer uma das músicas deles. Estão prontos?

Veja o vídeo abaixo:

 

O Desert Trip é um megafestival histórico, pois contou com Bob Dylan e os Stones na sexta; terá Neil Young e Paul McCartney no sábado; e Roger Waters e The Who no domingo, reunindo alguns dos mais importantes nomes do rock clássico ainda na ativa.

Além disso, na quinta-feira o grupo anunciou um novo álbum de estúdio, Blue & Lonesome, que será inteiramente formado por covers de blues e R&B. Embora sejam reconhecidos como uma banda autoral, os Rolling Stones iniciaram a carreira como intérpretes de blues e mantiveram a gravação de alguns números do gênero ao longo do tempo, especialmente nas coleções ao vivo. As canções do novo disco foram gravadas em apenas três dias em dezembro passado, em Londres. Este é o primeiro álbum da banda em dez anos.

A capa do álbum.

A capa do álbum.

Além da banda – Mick Jagger, vocais e gaita; Keith Richards e Ron Wood, guitarras; Charles Watts, bateria – também estão presentes o baixista Darryl Jones e os tecladistas Chuck Leavell e Matt Clifford. O lendário guitarrista Eric Clapton faz uma participação especial em duas faixas, pois estava gravando músicas no estúdio ao lado.

Segue abaixo o set list de Blue & Lonesome, segundo a revista Rolling Stone:

1. “Just Your Fool” (originalmente composta e gravada em 1960 por Little Walter)
2. “Commit a Crime” (originalmente composta e gravada em 1966 por Howlin’ Wolf – Chester Burnett)
3. “Blue and Lonesome” (originalmente composta e gravada em 1959 por Little Walter)
4. “All of Your Love” (originalmente composta e gravada em 1967 por Magic Sam – Samuel Maghett)
5. “I Gotta Go” (originalmente composta e gravada em 1955 por Little Walter)
6. “Everybody Knows About My Good Thing” (originalmente gravada em 1971 por Little Johnny Taylor, composta por Miles Grayson & Lermon Horton)
7. “Ride ‘Em On Down” (originalmente composta e gravada em 1955 por Eddie Taylor)
8. “Hate To See You Go” (originalmente composta e gravada em 1955 por Little Walter)
9. “Hoo Doo Blues” (originalmente gravada em 1958 por Lightnin’ Slim, composta por Otis Hicks & Jerry West)
10. “Little Rain” (originalmente composta em 1957 por Jimmy Reed, composta por Ewart.G.Abner Jr. e Jimmy Reed)
11. “Just Like I Treat You” (originalmente composta por Willie Dixon e gravada por Howlin’ Wolf em 1961)
12. “I Can’t Quit You Baby” (originalmente composta por Willie Dixon e gravada por Otis Rush em 1956)

O novo disco está em pré-venda na Amazon e iTunes. 

O grupo também está lançando um disco ao vivo Havana Moon, registrando o histórico concerto que realizaram em Cuba no fim da turnê Olé pela América Latina, sendo a primeira vez que se apresentaram na ilha de Fidel Castro. O filme do show já foi exibido em alguns cinemas e será lançado em áudio e vídeo.

Os Rolling Stones se formaram em Londres em 1962, dentro do circuito de R&B da cidade. Lançaram seus primeiros discos no ano seguinte e em 1964 alçaram o sucesso nacional. Em seguida, em 1965, veio o superhit (I can’t get no) Satisfaction e a aclamação mundial. Desde então, é uma das principais e mais influentes bandas de rock ainda em atividade.

Formado originalmente por Mick Jagger (vocais), Keith Richards (guitarra), Brian Jones (guitarra), Bill Wyman (baixo) e Charles Watts (bateria), a banda perdeu Jones em 1969, que foi substituído por Mick Taylor;que por sua vez deixou o grupo em 1975, cedendo lugar a Ron Wood. Com a saída de Wyman em 1993, desde então, os Stones mantém-se como um quarteto com Jagger, Richards, Wood e Watts.

 

About hqrock - Irapuan Peixoto

Doutor em Sociologia, professor universitário, músico e escritor amador. Nascido em 1979, já via quadrinhos antes de aprender a ler. Coleciona revistas desde 1990. É roqueiro de nascença. Toca em bandas de vez em quando, mas está gravando um disco com suas composições.

Posted on 08/10/2016, in Álbum, Rock Clássico, Rolling Stones, Show, Vídeos. Bookmark the permalink. 3 comentários.

  1. Irapuan, não tenho nenhum conhecimento da carreira dos Stones, queria saber se esse é o primeiro disco de covers deles de Blues, ou eles possuem mais algum? E por qual álbum posso começar a ouvir pra conhecer melhor a banda, indica algum? Abraço.

    • Olá, Mateus!

      Os Rolling Stones começaram a carreira apenas tocando blues e R&B. Em seus dois primeiros álbuns (The Rolling Stones, 1964, e The Rolling Stones Vol. 2 [também chamado de Rolling Stones Now, nos EUA], 1965) só há covers. No terceiro (Out of Our Heads, 1965) é na maioria covers e alguns números autorais. Somente a partir de Aftermath (1966) é que os discos passaram a ter quase exclusivamente canções próprias.

      Para começar a conhecer os Stones, eu recomendaria os álbuns da fase clássica. Eu começaria pelo Sticky Fingers, de 1971, que acho que tem a melhor sonoridade de todos. Depois, iria para Exile on Main Street, de 1972, que tem um som mais sujo e muito blues e soul (mas autorais). Por fim, seguiria com Beggars Banquett, de 1968, que é mais acústico (folk e blues) e tem ótimas canções.

      Se você conhece os Stones apenas por suas canções mais famosas (como Satisfaction, Jumpin’ jack flash, Sympathy of the devil, Gimme shelter etc.), você vai estranhar bastante se ouvir aqueles primeiros dois álbuns de 1964, 1965, porque têm uma sonoridade diferente, mais crua, mais amadora. Mas eu gosto desses discos, porque trazem aquele elemento blues que é apenas sugerido na obra posterior.

      Se você quer conhecer mesmo a banda, vai naqueles de 1971, 1972 e 1968 que indiquei. Se quer ver coisas diferentes, vai nos de 1964 e 1965.

      E temos aqui uma Discografia Completa dos Stones (https://hqrock.wordpress.com/2012/01/16/the-rolling-stones-a-discografia-completa/), confere lá e usa como guia.

      Um abração!

  1. Pingback: Paul McCartney e Neil Young tocaram juntos no Desert Trip Festival. Veja o vídeo! | hqrock

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: