Smallville: Ator Michael Rosenbaum fala francamente sobre a decisão de abandonar o papel de Lex Luthor e retornar no Episódio Final

Michael Rosenbaum: fala sobre Smallville.

Michael Rosenbaum: fala sobre Smallville.

Smallvillea série de TV que contava as histórias do jovem Clark Kent antes de se tornar o Superman, fez bastante sucesso quando exibida originalmente, entre 2001 e 2011, e parece ainda ter uma boa base de fãs, tendo em vista vários posts sobre a série permanecerem entre os mais acessados do HQRock. Por isso, parece interessante publicar a entrevista do ator Michael Rosenbaum, que viveu o vilão Lex Luthor, sobre a decisão que fez com que abandonasse a série após a 7ª Temporada, retornando apenas para o Episódio Final. Tendo em vista a distância temporal, o ator fala francamente sobre seus motivos.

Smallville sempre foi uma série que dividia opiniões: alguns amavam e outros odiavam. Mas é preciso pensar que durou 10 temporadas (a mais longeva série de TV de ficção científica dos EUA) e teve o mérito de, especialmente em sua metade final, adaptar de modo profundo o Universo DC para as telinhas, de um modo mais ou menos similar ao que está sendo realizado agora com um punhado de séries, como Arrow, Flash, Supergirl etc. De qualquer modo, é meio consenso que o Lex Luthor de Michael Rosenbaum foi uma das melhores coisas do programa. E mais: alguns consideram seu retrato do icônico vilão como a melhor versão existente entre todas.

Conversando com a revista Empire Online, o ator, que está na TV como protagonista da série Impastor, foi questionado sobre como foi sua saída de Smallville:

Eu me lembro de sentar com Peter Roth, o presidente da Warner Bros. [Television]… Eu nunca contei essa história. Todo mundo tem um ego e eu acho que todo mundo gosta de ter seu jeito. Peter me levou para jantar, porque queria me passar mais duas temporadas de Smallville. Fui muito polido e respeitador. Eu disse: “Peter, minha avô pensa que sou engraçado e eu sempre quis fazer comédia, então, eu comecei na comédia, e estava fazendo muita comédia, e então, eu fui catapultado até esse papel [Lex Luthor] que eu amo e que foi grande, mas fui contratado para interpretar Lex Luthor por seis anos. E fiz sete. Eu apenas estava pronto para seguir em frente e dar um novo passo”. Ele olhou para mim e disse: “Você sabe, Julianna Margulies rejeitou milhões de dólares para permanecer em Plantão Médico e veja onde ela está agora”. E foi uns dois ou três anos antes dela simplesmente fazer uma fortuna com The Good Wife e tudo aquilo, e sua carreira simplesmente decolou. E eu disse: ” Irei apostar no meu talento. Vou apenas me dar uma chance. Acho que já fiz isso [Smallville] por tempo demais, fiz este personagem por sete anos e não quero mais ter que raspar minha cabeça por outros dois anos. Eu voltei para o final, mas na época eu apenas queria diversificar.

Michael Rosenbaun como Lex Luthor: melhor versão do vilão até hoje?

Michael Rosenbaun como Lex Luthor: melhor versão do vilão até hoje?

O ator acrescenta em seguida que o diretor Greg Beeman, que era um dos principais produtores de Smallville lhe disse que era o único do elenco que poderia ser menos marcado pelo papel, porque ao deixar o cabelo crescer ficaria muito diferente visualmente, o que facilitaria a pegar novos papeis. Após falar sobre sua carreira pós-programa, acrescenta:

Acho que você realmente tem que conhecer suas habilidades e tem que saber quem você é. Não foi ego. Não foi, tipo: “Não estou fazendo Smallville porque sou bom demais para isso”. Foi mais: “Ei, eu tenho mais a oferecer“.

Welling (Clark) e Rosenbaum (Lex) no primeiro episódio da série.

Welling (Clark) e Rosenbaum (Lex) no primeiro episódio da série.

Por fim, o site pergunta porque ele voltou para o Episódio Final da série, exibido em 2011.

A coisa é assim: eu não assisti às últimas três temporadas, porque não estou nelas. Me chame de egoista, me chame de qualquer coisa, mas esta é a razão pela qual não assisti ao programa. Eu estava trabalhando e fazendo a porra das minhas coisas. Mas eu finalmente liguei para os caras e disse: “Ei, olhe, é o último episódio de todo o sempre. Eu farei. Você me tem por um dia na semana que vem. Quando cheguei lá foi, tipo: “O que aconteceu desde que eu sai?”. Eu não tinha a menor ideia do que estava acontecendo. Teve alguns momentos onde eu simplesmente não sabia que porra eu tava fazendo. Eu gostei de minhas cenas com Tom Welling, mas eu senti que o programa, para mim, tinha acabado quando eu o deixei, na Sétima Temporada. Então, eu meio que fiz por causa dos fãs e fiz por mim, claro, para poder dizer: “Ei, eu voltei”. Eu fiz e isto é realmente o porque.

Lex e Clark se reencontram após três anos nas ruínas da Mansão Luthor.

Lex e Clark se reencontram após três anos nas ruínas da Mansão Luthor.

Para finalizar, após ser lembrando pela revista de que Smallville está completando 15 anos de estreia, Rosenbaum considera o saldo positivo:

Estou orgulhoso dela. Tenho fãs pelo mundo todo por causa daquele programa e eu os amo. Eu vou à Austrália, vou à Inglaterra… as pessoas simplesmente curtem. Você não pode ser mais sortudo como ator ou como ser humano do que sentir esse tipo de resposta. E se isso fosse tudo o que eu fiz – se tivesse sido apenas Lex Luthor – teria sido o bastante. Realmente teria sido o bastante para voltar para casa, para Newburgh, Indiana, que tem, tipo, 3 mil pessoas na cidade e onde eu, supostamente, não teria feito nada. Dizer que tinha sido esse icônico, lendário personagem por sete anos! Eu ceifaria o meu gramado com um sorriso no rosto.

Ainda bem, ele tem encontrado trabalho desde então e sua nova série, Impastor, vai para a Segunda Temporada e sendo bem falada pela crítica.

Rosenbaum também foi a voz do Flash no desenho animado.

Rosenbaum também foi a voz do Flash no desenho animado.

Michael Rosenbaum nasceu em Oceanside, no Estado de Nova York, nos EUA, em 1972, mas cresceu em Newburgh, em Indiana, dentro de uma família judia e filho de um farmacêutico e de uma escritora. Começou a carreira após concluir o Ensino Médio, estreando em filmes em 1997. Em seus primeiros anos, fez vários papeis pequenos, mas sempre chamava a tenção da crítica ou de agentes por seu talento, como em Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal (1997) ou Lenda Urbana (1999). Em 2000, estreou também como dublador na série em desenho animado Batman Beyond, sobre uma versão futura do homem-morcego. O trabalho chamou a atenção da DC Comics, o que lhe abriu para vários trabalhos na casa, como a voz do Flash em Justice League – The Animated Series, que foi exibida entre 2001 e 2006, mas também rendeu vários longametragens animados. Ao mesmo tempo, Rosenbaum estreou em Smallville, entre 2001 e 2007, como Lex Luthor.

Poster de Impastor.

Poster de Impastor.

Desde então, fez alguns papeis pequenos em filmes como Hit and Run, Ponto 44 e The Father of Invenction, estreando como diretor em Back in the Day, em 2014, e na série de TV Impastor, em 2015.

Smallville foi desenvolvido para a TV por Alfred Gough e Miles Millar, tendo estreado em 2001, encerrado em 2011 e exibido pelo canal The CW. Foi protagonizada por Tom Welling como Clark Kent e Michael Rosenbaum como Lex Luthor.

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938, estreando na revista Action Comics 01, e desde então é publicado pela DC Comics.

About hqrock - Irapuan Peixoto

Doutor em Sociologia, professor universitário, músico e escritor amador. Nascido em 1979, já via quadrinhos antes de aprender a ler. Coleciona revistas desde 1990. É roqueiro de nascença. Toca em bandas de vez em quando, mas está gravando um disco com suas composições.

Posted on 03/10/2016, in DC Comics, Smallville, Superman, TV. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

