AC/DC: Baixista Cliff Williams anuncia saída da banda

Cliff Williams também deixa o AC/DC.

Cliff Williams também deixa o AC/DC.

Em comunicado na página oficial da banda no Facebook, o baixista Cliff Williams anunciou sua saída do AC/DC., lendária banda hard rock originária da Austrália. É mais um golpe na história recente do grupo, que vem se desmanchando nos últimos anos: primeiro, o guitarrista e cofundador do grupo, Malcolm Young deixou a banda por causa de uma doença degenerativa, em 2014; depois, o baterista Phil Rudd (no grupo entre 1975 e 1983; e 1994 até então) teve problemas com a justiça e foi afastado, em 2015; em seguida, o vocalista Brian Johnson (na banda desde 1980) foi obrigado a se afastar dos palcos sob o risco de surdez iminente.

No comunicado, Cliff Williams diz que não está saindo por causa das mudanças recentes da formação, mas porque sente que é o momento de se afastar das turnês e que precisa se dedicar à família. Williams é britânico, nascido em Essex, tem 60 anos e toca com o AC/DC desde 1977. Antes de entrar para o grupo, ele fez parte das bandas Home, de rock progressivo, que lançou dois álbuns e teve a canção Dreamer na posição 41 do ranking da Inglaterra, abrindo shows de Led Zeppelin, The Faces, Jeff Beck e Al Stewart, entre 1970 e 1974; e Bandit, que lançou um único disco em 1977 e foi também a banda de apoio de Alexis Korner.

AC/DC (Johnson, Williams, Angus, Rudd e Malcolm): banda se desfazendo.

AC/DC (Johnson, Williams, Angus, Rudd e Malcolm): banda se desfazendo.

Não houve um comunicado oficial do AC/DC ainda, que vinha se apresentando nos últimos meses tendo Axl Rose (dos Guns & Roses) como vocalista. Contudo, agora, resta apenas o guitarrista Angus Young entre os membros proeminentes da banda. Em vista de tal situação, é possível que o músico termine por anunciar o fim da banda. 

Embora escoceses, os irmãos guitarristas Malcolm e Angus Young cresceram na Austrália e lá formaram o AC/DC em 1973. A banda ganhou impulso com a entrada do vocalista Bon Scott no ano seguinte, com a banda lançando seu primeiro álbum em 1975 e fazendo sucesso imediato na Austrália. Após algumas turnês pela Europa, o AC/DC ganhou projeção internacional com os álbuns High Voltage, de 1976, e Let There Be Rock, de 1977; virando uma das principais bandas do cenário do rock pesado com o lançamento do álbum Highway to Hell, em 1979, o último gravado com o Bon Scott, que morreu vítima de excesso de álcool no ano seguinte, em Londres. Brian Johnson foi seu substituto, estreando com sucesso em Back to Black, em 1980, e permaneceu na banda até recentemente.

De grande influência para o heavy metal e popularidade entre o público roqueiro juvenil, o AC/DC ganhou uma nova leva de fãs nos últimos anos, com suas canções servindo como trilha sonora para os filmes do Homem de Ferro da Marvel Comics.

About hqrock - Irapuan Peixoto

Doutor em Sociologia, professor universitário, músico e escritor amador. Nascido em 1979, já via quadrinhos antes de aprender a ler. Coleciona revistas desde 1990. É roqueiro de nascença. Toca em bandas de vez em quando, mas está gravando um disco com suas composições.

Posted on 21/09/2016, in Biografias: Rock, Rock Clássico. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: