Led Zeppelin: Chega as lojas nova versão das BBC Sessions

O Led Zeppelin em 1969: Bonham, Plant, Page e Jones.

O Led Zeppelin em 1969: Bonham, Plant, Page e Jones.

Chegou às lojas The Complete BBC Sessions, novo álbum da banda britânica Led Zeppelin, trazendo sessões gravadas exclusivamente para a rádio BBC, entre 1969 e 1971. O disco é uma nova versão (estendida) daquela lançada há quase 20 anos atrás, ganhando agora algumas novidades a mais e vem um ano após a banda relançar todo o seu catálogo em novas versões remasterizadas e cheias de bônus.

Assim como muitos lançamentos recentes, há muito pouco de novidade em The Complete BBC Sessions em relação ao disco de 1997: o terceiro CD traz versões de canções já presentes nos outros dois discos e uma única novidade “real”: Sunshine woman, uma canção que o Led Zeppelin jamais lançou e, na verdade, praticamente jamais tocou de novo após sua gravação ao vivo nos estúdios da rádio BBC. Consiste, na verdade, em uma série de improvisos e laboratório de futuras canções que o grupo vinha testando em seus concertos recentes.

Para situar os desavisados, nos anos 1960, a rádio estatal BBC destinava apenas 20% de sua programação à música comercial. Assim, uma saída encontrada por programadores, artistas e empresários para veicular suas canções na rádio oficial era fazer registros do material nos próprios estúdios da BBC, que executava, portanto, em sua programação, estas versões e não aquelas oficiais lançadas nos discos. Os estúdios da rádio não eram tão modernos quanto aqueles em que os grupos de rock gravavam suas obras – como Abbey Road, Olympic, Trident etc. – porém, isto era compensado pela espontaneidade de execuções quase ao vivo e um controle e “vigilância” bem menor.

O novo BBC Sessions.

O novo BBC Sessions.

Versões piratas das gravações na BBC circulam no mercado desde sempre, mas na década de 1990 começaram a se oficializar. Os Beatles foram pioneiros ao lançarem Live at BBC em 1994, o que seguiu a uma série de lançamentos na mesma linha, envolvendo muitos artistas dos anos 1960, como The Jimi Hendrix Experience, The Who, The Yardbirds e, claro, o Led Zeppelin, que o fez 1997. O produto da banda liderada por Jimmy Page, inclusive, é um dos mais sensacionais da série, dando espaço à performance explosiva do grupo sem as amarras dos estúdios formais.

Na BBC, o grupo toca como o fazia ao vivo, mas com um registro de áudio melhor e sem a interferência ruidosa de uma plateia.

Para o público geral, The Complete BBC Sessions é apenas “mais do mesmo”, com novas versões de velhas músicas. Para aqueles que acompanham a banda um pouco mais de perto, também pode ser uma repetição, mas uma curiosidade. Aos fãs mais fervorosos, a versão de 1997 foi a oportunidade de ver a banda executar alguns de seus maiores clássicos de modo espontâneo, explosivo e enérgico, além de algumas novidades (as inéditas: Girl, I love shes got a long black wave hair e Travelling riverside blues) e agora surge um pouco mais do mesmo e Sunshine woman. Mas com todas as qualidades já mencionadas!

É uma troca. O mercado de discos físicos tenta sobreviver à mudança dos tempos – em que se consome a música por meios não-físicos (e às vezes não-pagos) – enquanto os fãs têm a oportunidade de ter em mãos um produto de grande qualidade de áudio, com material gráfico de primeira, trazendo novidades de artistas que gosta muito. É uma troca que às vezes compensa.

O Led Zeppelin foi fundado pelo guitarrista Jimmy Page em 1968 a partir das cinzas de outra banda, The Yardbirds. A reunião de Page com Robert Plant (vocais), John Paul Jones (baixo) e o baterista John Bonham resultou em uma das mais explosivas combinações de instrumentistas da história da música. A banda encontrou o sucesso desde o início, com seus dois primeiros álbuns Led Zeppelin I e Led Zeppelin II, lançados em 1969. O grupo foi um dos maiores sucessos do rock ao longo dos anos 1970 e encerrou as atividades em 1980, após a morte de Bonham por excesso de álcool. Depois, os três membros remanescentes (e por vezes apenas Plant e Page) encenaram apenas reuniões breves. Nas últimas ocasiões, o papel de baterista foi ocupado por Jason Bonham, filho do integrante original.

About hqrock - Irapuan Peixoto

Doutor em Sociologia, professor universitário, músico e escritor amador. Nascido em 1979, já via quadrinhos antes de aprender a ler. Coleciona revistas desde 1990. É roqueiro de nascença. Toca em bandas de vez em quando, mas está gravando um disco com suas composições.

Posted on 20/09/2016, in Álbum, Led Zeppelin, Rock Clássico. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: