O Gladiador Dourado na arte do brasileiro Ed Benes.
O Gladiador Dourado na arte do brasileiro Ed Benes.

O produtor Greg Berlanti deu uma declaração ao site The Vulture que surpreendeu os fãs, ontem. Conhecido por comandar as séries de TV que adaptam personagens da editora DC Comics Arrow, Flash, Legends of Tomorrow e Supergirl (exibidos em sua maioria no canal The C.W.), Berlanti está atualmente desenvolvendo um filme sobre o Gladiador Dourado, um obscuro herói da DC que já foi membro da Liga da Justiça. Contudo, segundo o produtor, este filme não terá conexões com o Universo DC nos Cinemas, que lançou Batman vs. Superman – A Origem da Justiça e Esquadrão Suicida este ano nas telonas.

Segundo Berlanti, que irá dirigir o filme, “até o momento não há conexões entre esses dois mundos”, ou seja, entre o Gladiador Dourado e Superman, Batman, Mulher-Maravilha e demais que irão se reunir na Liga da Justiça, em filme a sair em 2017.

O produtor afirmou também que – confirmando velhos boatos – realmente trabalhou por anos no projeto de uma série de TV sobre o Gladiador Dourado, mas nunca conseguiu emplacar o produto.

Nos quadrinhos, o Gladiador Dourado foi criado pelo escritor e desenhista Dan Jurgens e estreou em sua própria revista Booster Gold 01, de 1986, sendo o primeiro novo personagem relevante a ganhar série própria em meio ao reboot editorial e cronológico de Crise nas Infinitas Terras. Na minissérie Lendas, escrita por John Ostrander e Len Wein e com desenhos de John Byrne, foi criada uma nova versão da Liga da Justiça que tinha o Gladiador Dourado como um dos membros.

Essa nova Liga ficou conhecida como “a fase cômica”, pois contava com enredos carregados de humor em uma das melhores fases já produzidas da equipe, com roteiros de Keith Giffen J.M. DeMatteis e pelo desenhista Kevin Maguire, publicadas na revista Justice League International, entre 19871990. Na fase seguinte da Liga, comandada por Dan Jurgens, o Gladiador permaneceu como membro ativo até o desfaleçamento do grupo em 1996.

Nas HQs, o Gladiador Dourado é Michael Jon Carter, um esportista que nasceu no século XXV em Metrópolis e que fraudava os próprios jogos para ganhar apostas. Expulso dos esportes, trabalhou num museu sobre os super-heróis e foi influenciado pelo heroísmo deles, conseguindo usar a tecnologia de seu tempo para o passado e chegar ao nosso tempo, onde termina usando um traje supertecnológico do futuro e assume a identidade heroica. Carter não tem superpoderes, mas sua roupa especial lhe permite ter superforça, criar um campo de força protetor, voar e disparar rajadas de energia. O personagem apareceu em alguns episódios da série animada Justice League Unlimited e foi adaptado em live action em um dos últimos episódios de Smallville,série da TV que mostrou as aventuras de Clark Kent antes dele se tornar o Superman.

Advertisements