Vingadores: Steve Rogers não é mais o Capitão América no cinema

Steve Rogers: não mais o Capitão América?

Steve Rogers: não mais o Capitão América?

Em meio ao lançamento em DVD/Blu-ray de Capitão América – Guerra Civil, sequência de Capitão América 2 – O Soldado Invernal e fecho da trilogia das aventuras-solo do herói criado pela Marvel Comics, levado aos cinemas pelo Marvel Studios e Disney Company, os diretores Joe e Anthony Russo têm dado várias entrevistas. Falando ao The Huffington Post, Joe Russo disse aquilo que o final do filme já mostra: Steve Rogers não é mais o Capitão América no cinema.

Ao final do filme, o herói abandona seu escudo no chão e parte. Na última cena, ele aparece sem nenhum uniforme, agindo como um fora da lei. Quais as implicações disso?

Podem ser muitas ou poucas, dependendo do que a Marvel decidirá fazer.

Steve Rogers se torna o Nômade, na capa de Captian America 180, de 1976. Arte de Gil Kane.

Steve Rogers se torna o Nômade, na capa de Captian America 180, de 1975. Arte de Gil Kane.

Nos quadrinhos, Steve Rogers já abandonou a identidade de Capitão América. A primeira – e mais clássica vez – foi quando, ao final da saga Império Secreto, descobriu que o líder da organização criminosa que movia uma grande conspiração era ninguém menos do que o Presidente dos Estados Unidos. (Saiba mais aqui). Desiludido, Rogers, então, abandonou o uniforme e o escudo e adotou uma nova identidade: Nômade.

Rogers agiu durante alguns meses com o novo uniforme, mas após um jovem chamado Roscoe passou a usar o uniforme do Capitão América e morrer nas mãos do Caveira Vermelha, o herói decidiu voltar à sua identidade original.

Steve Rogers em seu uniforme negro em "Captain America 337" por Tom Morgan em homenagem à "Avengers 04".

Steve Rogers em seu uniforme negro em “Captain America 337” por Tom Morgan em homenagem à “Avengers 04”.

Outra ocasião se deu na saga Nunca Mais (também veja aqui), na qual o Comitê de Assuntos Especiais do Governo dos EUA intima Rogers a voltar a agir como um agente do governo tal qual o foi na II Guerra Mundial. Em vista da iminência de ser usado para derrubar repúblicas na América Latina ou coisa pior, o herói entrega seu uniforme e escudo à Comissão. Então, Rogers passa a usar um uniforme quase inteiramente negro e a chamar-se apenas Capitão, enquanto a Comissão treinou um novo Capitão América para substituí-lo: John Walker, antes o herói conhecido como Patriota.

Walker terminou se mostrando um desequilibrado mental violento e foi afastado, resultando que a Rogers foi permitido voltar a usar seu uniforme normalmente, sem ter que responder ao Governo.

Bucky como Capitão América. Arte por Phil Jimenez.

Bucky como Capitão América. Arte por Phil Jimenez.

O Falcão como Capitão América.

O Falcão como Capitão América.

Também já houve várias ocasiões em que o herói foi substituído no seu papel como Capitão América. Quando foi dado como morto após Guerra Civil, Buck Barnes, o Soldado Invernal, o substituiu como Capitão América, e quando depois o original ficou impossibilitado temporariamente, foi Sam Wilson, o Falcão que o fez.

Irá o cinema se aproveitar de algumas dessas tramas? Como Steve Rogers irá aparecer em Vingadores – Guerra Infinita? Voltará a ser o Capitão América? Usará outro uniforme?

***

Vingadores – Guerra Infinita mostrará o grupo de heróis unindo forças para deter o vilão intergalático Thanos,que está em busca daManopla do Infinito, artefato cósmico de poder incomensurável que reúne as seis Joias do Infinito, quatro das quais já apareceram em filmes anteriores do estúdio.

Avengers – Infinity Waré escrito por Christopher Markus e Stephen McFeely e dirigido pelos irmãos Joe e Anthony Russo (reprisando a mesma equipe criativa de Capitão América – Guerra Civil). O elenco reunirá Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/Viúva Negra), Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro), Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate),Tom Holland (Peter Parker/ Homem-Aranha), Don Cheadle (James Rhodes/ Máquina de Combate), Paul Bettany (Visão), Josh Brolin (Thanos), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão), Paul Rudd (Scott Lang/ Homem-Formiga), dentre outros. O filme será gravado no fim deste ano no complexo de estúdios de Atlanta, nos EUA e o  lançamento será em 04 de maio de 2018 e sua sequência em 03 de maio de 2019.

Os Vingadores surgiram em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.

About hqrock - Irapuan Peixoto

Doutor em Sociologia, professor universitário, músico e escritor amador. Nascido em 1979, já via quadrinhos antes de aprender a ler. Coleciona revistas desde 1990. É roqueiro de nascença. Toca em bandas de vez em quando, mas está gravando um disco com suas composições.

Posted on 27/08/2016, in Capitão América, Filmes, Marvel Comics, Marvel Studios, Vingadores. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: