Vingadores: Nova revista da equipe contará histórias do início da carreira do grupo

Vingadores: sucessores em primeiro plano e os originais ao fundo.

Vingadores: sucessores em primeiro plano e os originais ao fundo. Arte de Barry Kitson. 

O site Comic Book Resource publicou estes dias a notícia de que os Vingadores, o grupo dos maiores heróis da Terra, criado pela editora Marvel Comics, terá uma nova revista mensal lançada este ano, com histórias passadas no início da carreira do grupo. A HQ se chamará Avengers 1.1. É um toque nostálgico de que gostam os leitores veteranos e, sem bem feito, pode render aventuras muito interessantes.

Avengers 1.1 terá esse nome porque terá foco na primeira mudança de formação da equipe, quando os membros originais Homem de Ferro, Thor, Gigante e Vespa decidem sair e deixar o Capitão América para comandar uma nova trupe formada por três ex-vilões: Gavião Arqueiro, Feiticeira Escarlate e Mercúrio.

É preciso lembrar que, diferente do cinema, nos quadrinhos, os Vingadores foram fundados por Homem de Ferro, Thor, Hulk, Vespa e Homem-Formiga, na revista Avengers 01, de 1963, nas mãos de Stan Lee e Jack Kirby. Este último herói mudou de nome (e poderes) logo em Avengers 02, se tornando o Gigante, enquanto o Hulk decide abandonar o grupo na edição 03. Em Avengers 04, de 1964, o quarteto restante encontra o Capitão América congelado no Mar Ártico e, uma vez de volta à vida após décadas em animação suspensa, este é integrado à equipe e, pouco depois, passará a liderá-la. O novo quinteto agiu por um tempo, mas já em Avengers 16, de 1965, ainda nas mãos de Lee e Kirby, ocorre a mudança referida lá em cima, surgindo uma nova equipe com apenas quatro membros e bem menos superpoderes.

O grupo original na arte de Alex Maleev.

O grupo original na arte de Alex Maleev.

A “quadrilha do Capitão” como ficou conhecido o novo grupo – porque seus outros membros eram criminosos regenerados – também não durou muito tempo, logo sendo incrementada por outros membros, como Viúva Negra, Hércules, Pantera Negra, Visão e a volta ocasional dos velhos membros. Desde então, a mudança e rotatividade de membros dos Vingadores é uma de suas características mais marcantes, embora isso não afete sua efetividade.

Quer saber mais sobre os Vingadores nos quadrinhos? Clique aqui e veja o Dossiê Especial que o HQrock tem sobre a equipe, contando toda a sua história desde os anos 1960 até hoje.

A sinopse oficial de Avengers 1.1 diz:

A antiga ordem muda… muito mais do que você jamais suspeitou! Pela primeira vez, descubra o que realmente aconteceu naqueles anos passados, quando os Vingadores fundadores abrem sua filiação para um grupo de novos recrutas.

A boa notícia é que quem cuida da revista é a equipe formada pelo escritor Mark Waid e o desenhista Barry Kitson.

Capa variante com Feiticeira Escarlate, Capitão América, Gavião Arqueiro e Mercúrio. Arte de Alan Davis.

Capa variante com Feiticeira Escarlate, Capitão América, Gavião Arqueiro e Mercúrio. Arte de Alan Davis.

Mark Waid é um dos maiores escritores de quadrinhos em todos os tempos, tendo realizado muitas obras marcantes – especialmente na concorrente DC Comics, como O Reino do Amanhã, Liga da Justiça: Torre de Babel e a década à frente do Flash, nos anos 1990. Autor de tom nostálgico, fã da essência heroica, mitológica e edificante dos super-heróis, é o nome ideal para esse tipo de empreitada. Inclusive, Waid e o desenhista Barry Kitson já fizeram um trabalho similar na maxissérie Liga da Justiça: Ano Um, no início dos anos 2000. Também é importante frisar: Waid vai escrever ainda o título oficial dos Vingadores, chamado apenas Avengers.

Barry Kitson foi um desenhista que despontou no fim dos anos 1980, mas apesar de ter causado alguma sensação, depois desapareceu do mercado mainstream.

Embora Avengers 1.1 possa ser bem interessante, não é a primeira vez que a Marvel reconta os anos iniciais dos Vingadores a partir de um olhar moderno. Na década passada, a editora publicou Vingadores: Os Maiores Heróis da Terra I e II, duas minisséries escritas por Joe Casey que cobriam da fundação à fase em que o grupo aceitou o Visão como membro.

Avengers 1.1 chega às comic shops dos EUA em novembro, dentro do selo Marvel Now.

***

Os Vingadores surgiram em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.

About hqrock - Irapuan Peixoto

Doutor em Sociologia, professor universitário, músico e escritor amador. Nascido em 1979, já via quadrinhos antes de aprender a ler. Coleciona revistas desde 1990. É roqueiro de nascença. Toca em bandas de vez em quando, mas está gravando um disco com suas composições.

Posted on 23/08/2016, in Desenhistas, Escritores, Jack Kirby, Marvel Comics, Revistas, Stan Lee, Vingadores. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: