Liga da Justiça: Superman irá usar o uniforme preto das HQs

O Superman de uniforme preto e cabelos longos. Arte de Tom Grummett.

O Superman de uniforme preto e cabelos longos. Arte de Tom Grummett.

Até agora, pouquíssimo se falou sobre o Superman em Liga da Justiça, filme sobre o supergrupo de heróis da editora DC Comics, que reúne Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Ciborgue e Aquaman, levados ao cinema pela Warner Bros. O herói está em destaque na imagem promocional do filme, mas não há o menor sinal do último filho de Krypton no trailer lançado mês passado. Por quê? (Crianças que não assistiram o filme saiam da sala! SPOILERS à frente!) Porque há um lance importante no fim de Batman vs. Superman – A Origem da Justiça: no fim do filme, o homem de aço morre nas mãos do vilão Apocalipse. O longa termina com seu enterro e Batman jurando que usará a memória do herói para reunir outros como ele, o que dará origem à Liga da Justiça. (A cena do funeral do Superman também aparece em Esquadrão Suicida e sua morte tem importância ao gatilho da trama). Isso significa que o Superman está fora do filme da equipe de heróis? Claro que não! Assim como nas HQs, o herói irá retornar dos mortos e se reunir aos demais. E parece que as coisas serão meio literais como nos quadrinhos: o ator Henry Cavill exibiu hoje uma imagem em sua conta pessoal no Instagram com o símbolo kryptoniano do herói na cor preta!

justiceleague superman black symbol

A imagem publicada por Henry Cavill: uniforme preto.

O fato é que, nas HQs, o herói perece ao fim de A Morte do Superman, em 1992, mas na história seguinte, O Retorno do Superman, ele reaparece usando um uniforme preto: uma estratégia para recarregar de modo mais rápido suas células kryptonianas, que são movidas à luz solar. Parece que Liga da Justiça irá usar do mesmo artifício. Que outra razão Cavill teria para exibir o símbolo dessa cor? (Poderia ser a mesma roupa azul e vermelho, com um filtro de cor sépia, mas não deve ser o caso).

Apesar de todos saberem que o Superman vai voltar – isso não é segredo, Cavill está escalado no filme e o herói aparece na imagem promocional – ninguém sabe ao certo como isso irá acontecer. Na HQ original, o herói não morreu de verdade, apenas “apagou” após a luta com Apocalipse e suas células descarregaram, dando a impressão de que estava morto. Após ter sido enterrado num mausoléu em Metrópolis, um de seus robôs assistentes kryptonianos da Fortaleza da Solidão roubou seu corpo e o levou para a base, iniciando o processo de recarga das células do herói e pondo-o na roupa preta.

A Liga da Justiça na imagem oficial.

A Liga da Justiça na imagem oficial.

No cinema, o herói não foi enterrado em Metrópolis: Batman diz que o caixão não tinha ninguém lá dentro; enquanto o corpo do herói é enterrado secretamente em Smallville. A última cena de A Origem da Justiça mostra a terra em cima do caixão começar a flutuar.

Os rumores até agora indicam que, no filme da equipe, Batman e Mulher-Maravilha irão reunir a Liga da Justiça – com Flash e Ciborgue primeiro, enquanto Aquaman reluta em aderir, mas o fará por algum gatilho na trama – e somente bem adiantado no segundo ato ou talvez no terceiro é que o Superman irá aparecer e ajudar todos a vencer o oponente.

Por fim, uma curiosidade: o Superman já usou uma versão do uniforme preto no cinema. Em Superman – O Retorno, de 2006, fracassada tentativa de dar início a uma nova franquia do herói, quando o homem de aço volta de uma viagem espacial, está usando uma variação cinza de seu uniforme tradicional, e sem a capa.

Oficialmente, os planos são de que o Superman apareça depois de Liga da Justiça na sequência desse filme, que deve ser lançada em 2019. Porém, estes dias, um forte rumor indica que a Warner/DC está trabalhando ativamente em Superman – O Homem de Aço 2 (saiba mais clicando aqui) e poderia lançá-lo também em 2019.

Quer saber mais sobre A Morte do Superman nos quadrinhos? Leia aqui neste dossiê especial do HQRock

***

Liga da Justiça mostrará o Batman reunindo os superseres que ele descobriu a existência em Batman vs Superman – A Origem da Justiça, que estreou há pouco: ele próprio, Superman, Mulher-Maravilha, Flash, Aquaman e Ciborgue. Alguns outros personagens vão aparecer, como Mera (a esposa do Aquaman). A trama mostrará os heróis se unindo para combater a invasão à Terra por forças advindas do planeta Apokólips, que estão atrás de três Caixas Maternas – artefatos cósmicos de grande poder e tecnologia – deixadas na Terra milênios atrás e distribuídas entre três raças: a humana, os atlantes e as Amazonas. Embora se esperasse que Darkseid, o maior vilão da DC Comics nos quadrinhos, fosse a ameaça principal, os anúncios até agora dão a entender que o vilão do filme será Steppenwolf (ou Lobo da Estepe), o sobrinho daquele. É provável que Lex Luthor faça alguma participação especial e talvez o Coringa também tenha uma ponta pequena.

Justice League tem roteiro de Chris Terrio (de A Origem da Justiça e ganhador do Oscar porArgo) e será dirigido por Zack Snyder, trazendo Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne), Gal Gadot (Diana Prince/ Mulher-Maravilha), Henry Cavill (Superman/Clark Kent),  Jason Momoa (Orin/Aquaman), Ezra Miller (Barry Allen/The Flash), Ray Fisher (Victor Stone/ Ciborgue), Amy Adams (Lois Lane), J.K. Simmons (Comissário Jim Gordon), Amber Heard (Mera) e Willem Dafoe (Vulko). Ele serve como sequência de Superman – O Homem de Aço e de Batman vs Superman – A Origem da Justiça. As filmagens já estão ocorrendo em Londres, na Inglaterra. O lançamento será em 23 de novembro de 2017

A Liga da Justiça foi criada por Gardner Fox e Mike Sekowski, em 1960, reunindo heróis previamente criados. Formado pelos maiores heróis da DC Comics – Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Arqueiro Verde, Aquaman etc. – a equipe sempre teve destaque em sua cronologia. Desde o reboot cronológico e editorial da DC em 2011, a revista Justice League é uma das de maior sucesso do mercado de quadrinhos atuais.

About hqrock - Irapuan Peixoto

Doutor em Sociologia, professor universitário, músico e escritor amador. Nascido em 1979, já via quadrinhos antes de aprender a ler. Coleciona revistas desde 1990. É roqueiro de nascença. Toca em bandas de vez em quando, mas está gravando um disco com suas composições.

Posted on 15/08/2016, in DC Comics, Filmes, Liga da Justiça, Superman. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: