Beatles: Disco ao vivo Live At Hollywood Bowl será relançado

Os Beatles ao vivo em 1964: disco relançado.

Os Beatles ao vivo em 1964: disco relançado.

A revista Rolling Stone trouxe a novidade: será relançado o disco ao vivo Live At Hollywood Bowl, dos Beatles, a mais importante banda da história do rock. Embora a mídia venha tratando o lançamento como um “novidade”, é sempre bom lembrar que esse disco já existe, embora esteja fora de catálogo há muitos anos.

Quer conferir? Veja a Discografia Completa dos Beatles no post especial do HQRock, que já traz o álbum.

Lançado originalmente em 1977, Live at Hollywood Bowl veio cumprir o preenchimento da lacuna da ausência de um disco ao vivo na discografia do quarteto de Liverpool. O problema de então, e de hoje, eram as plateias histéricas que assistiam ao conjunto, que estragavam a qualidade de qualquer gravação. Hollywood Bowl fez o máximo possível para desviar dessa rota, mas ainda assim, o resultado não foi 100%: o disco trazia material de três concertos diferentes, realizados nos anos de 1964 e 1965, na primeira e na segunda turnê mundial dos Beatles, ambos gravados com um moderníssimo sistema de quatro canais. Mas a plateia não dá trégua: apesar do esforço hercúleo do produtor George Martin (que trabalhou em todos os álbuns da banda), o som do LP ainda era por demais contaminado pelo barulho incessante do público.

Este provavelmente foi o motivo de, apesar das excelentes vendas – o álbum chegou até ao 1º lugar das paradas do Reino Unido – Live at Hollywood Bowl nunca mais foi reeditado e nunca saiu em CD, permanecendo uma raridade.

A capa do LP em 1977.

A capa do LP em 1977.

O relançamento vem cheio de novidades: em vez das 13 canções originais, teremos agora 17 canções ao todo; trazendo agora as faixas de três concertos: 23 de agosto de 1964; 29 e 30 de agosto de 1965, com a inclusão de canções inéditas, como I want to hold your hand, You can’t do that, Everybody’s trying to be my baby e Baby’s in black.

Outra novidade é o livreto gigantesco: são 24 páginas escritas pelo jornalista da Rolling Stone David Fricke.

A recuperação dos áudios foi feito a partir das fitas masters originais pelo produtor Giles Martin (filho de George Martin e que já trabalhou no álbum Love, de 2006 – veja no post da Discografia) e também pelo engenheiro de som Sam Okell. É esperar para ver se foi possível “limpar” mais o som das apresentações com a tecnologia do século XXI.

beatles-live-at-hollywood-bowl-2016-version

A capa da nova versão: som totalmente renovado e audível. 

The Beatles: Live at Hollywood Bowl chega às lojas em CD e para download no dia 09 de setembro e ganhará uma versão em vinil em 18 de novembro. O lançamento coincide com a estreia do filme Eight Days a Week – The Tourings Years, um documentário sobre os anos “na estrada” dos Beatles, dirigido por Ron Howard (de Código Da Vince).

Veja a track list do disco:

Twist and Shout [30 de Agosto, 1965]
She’s A Woman [30 de Agosto, 1965]
Dizzy Miss Lizzy [30 de Agosto, 1965 / 29 August, 1965 – one edit]
Ticket To Ride [29 de Agosto, 1965]
Can’t Buy Me Love [30 de Agosto, 1965]
Things We Said Today [23 de Agosto, 1964]
Roll Over Beethoven [23 de Agosto, 1964]
Boys [23 de Agosto, 1964]
A Hard Day’s Night [30 de Agosto, 1965]
Help! [29 de Agosto, 1965]
All My Loving [23 de Agosto, 1964]
She Loves You [23 de Agosto, 1964]
Long Tall Sally [23 de Agosto, 1964]
You Can’t Do That [23 de Agosto, 1964]*
I Want To Hold Your Hand [23 de Agosto, 1964]*
Everybody’s Trying To Be My Baby [30 de Agosto, 1965]*
Baby’s In Black [30 de Agosto, 1965]*

(* Canções inéditas)

Os Beatles surgiram em 1962, advindos da cidade britânica de Liverpool, e alçaram sucesso imediato na Inglaterra, que rapidamente se espalhou para a Europa, para os Estados Unidos e daí para o resto do mundo. Formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, foram a banda pioneira do movimento da Invasão Britânica que fundou o rock clássico e criou as bases modernas do gênero. Lançaram 13 álbuns e são recordistas até hoje em canções de sucesso. Encerraram as atividades em 1970, quando cada um dos membros saiu em carreira individual, todos com sucesso em níveis variados.

About hqrock - Irapuan Peixoto

Doutor em Sociologia, professor universitário, músico e escritor amador. Nascido em 1979, já via quadrinhos antes de aprender a ler. Coleciona revistas desde 1990. É roqueiro de nascença. Toca em bandas de vez em quando, mas está gravando um disco com suas composições.

Posted on 22/07/2016, in Álbum, Beatles, Rock Clássico, Show. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: