Beatles: Disco ao vivo Live At Hollywood Bowl será relançado

Os Beatles ao vivo em 1964: disco relançado.

Os Beatles ao vivo em 1964: disco relançado.

A revista Rolling Stone trouxe a novidade: será relançado o disco ao vivo Live At Hollywood Bowl, dos Beatles, a mais importante banda da história do rock. Embora a mídia venha tratando o lançamento como um “novidade”, é sempre bom lembrar que esse disco já existe, embora esteja fora de catálogo há muitos anos.

Quer conferir? Veja a Discografia Completa dos Beatles no post especial do HQRock, que já traz o álbum.

Lançado originalmente em 1977, Live at Hollywood Bowl veio cumprir o preenchimento da lacuna da ausência de um disco ao vivo na discografia do quarteto de Liverpool. O problema de então, e de hoje, eram as plateias histéricas que assistiam ao conjunto, que estragavam a qualidade de qualquer gravação. Hollywood Bowl fez o máximo possível para desviar dessa rota, mas ainda assim, o resultado não foi 100%: o disco trazia material de três concertos diferentes, realizados nos anos de 1964 e 1965, na primeira e na segunda turnê mundial dos Beatles, ambos gravados com um moderníssimo sistema de quatro canais. Mas a plateia não dá trégua: apesar do esforço hercúleo do produtor George Martin (que trabalhou em todos os álbuns da banda), o som do LP ainda era por demais contaminado pelo barulho incessante do público.

Este provavelmente foi o motivo de, apesar das excelentes vendas – o álbum chegou até ao 1º lugar das paradas do Reino Unido – Live at Hollywood Bowl nunca mais foi reeditado e nunca saiu em CD, permanecendo uma raridade.

A capa do LP em 1977.

A capa do LP em 1977.

O relançamento vem cheio de novidades: em vez das 13 canções originais, teremos agora 17 canções ao todo; trazendo agora as faixas de três concertos: 23 de agosto de 1964; 29 e 30 de agosto de 1965, com a inclusão de canções inéditas, como I want to hold your hand, You can’t do that, Everybody’s trying to be my baby e Baby’s in black.

Outra novidade é o livreto gigantesco: são 24 páginas escritas pelo jornalista da Rolling Stone David Fricke.

A recuperação dos áudios foi feito a partir das fitas masters originais pelo produtor Giles Martin (filho de George Martin e que já trabalhou no álbum Love, de 2006 – veja no post da Discografia) e também pelo engenheiro de som Sam Okell. É esperar para ver se foi possível “limpar” mais o som das apresentações com a tecnologia do século XXI.

beatles-live-at-hollywood-bowl-2016-version

A capa da nova versão: som totalmente renovado e audível. 

The Beatles: Live at Hollywood Bowl chega às lojas em CD e para download no dia 09 de setembro e ganhará uma versão em vinil em 18 de novembro. O lançamento coincide com a estreia do filme Eight Days a Week – The Tourings Years, um documentário sobre os anos “na estrada” dos Beatles, dirigido por Ron Howard (de Código Da Vince).

Veja a track list do disco:

Twist and Shout [30 de Agosto, 1965]
She’s A Woman [30 de Agosto, 1965]
Dizzy Miss Lizzy [30 de Agosto, 1965 / 29 August, 1965 – one edit]
Ticket To Ride [29 de Agosto, 1965]
Can’t Buy Me Love [30 de Agosto, 1965]
Things We Said Today [23 de Agosto, 1964]
Roll Over Beethoven [23 de Agosto, 1964]
Boys [23 de Agosto, 1964]
A Hard Day’s Night [30 de Agosto, 1965]
Help! [29 de Agosto, 1965]
All My Loving [23 de Agosto, 1964]
She Loves You [23 de Agosto, 1964]
Long Tall Sally [23 de Agosto, 1964]
You Can’t Do That [23 de Agosto, 1964]*
I Want To Hold Your Hand [23 de Agosto, 1964]*
Everybody’s Trying To Be My Baby [30 de Agosto, 1965]*
Baby’s In Black [30 de Agosto, 1965]*

(* Canções inéditas)

Os Beatles surgiram em 1962, advindos da cidade britânica de Liverpool, e alçaram sucesso imediato na Inglaterra, que rapidamente se espalhou para a Europa, para os Estados Unidos e daí para o resto do mundo. Formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, foram a banda pioneira do movimento da Invasão Britânica que fundou o rock clássico e criou as bases modernas do gênero. Lançaram 13 álbuns e são recordistas até hoje em canções de sucesso. Encerraram as atividades em 1970, quando cada um dos membros saiu em carreira individual, todos com sucesso em níveis variados.

Advertisements

About hqrock - Irapuan Peixoto

Doutor em Sociologia, professor universitário, músico e escritor amador. Nascido em 1979, já via quadrinhos antes de aprender a ler. Coleciona revistas desde 1990. É roqueiro de nascença. Toca em bandas de vez em quando, e já gravou um disco com suas composições.

Posted on 22/07/2016, in Álbum, Beatles, Rock Clássico, Show. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: