Liga da Justiça: Revelados logos, sinopse, vilão e mais detalhes do filme da equipe

A logo de Liga da Justiça.

A logo de Liga da Justiça.

Agora há pouco acabou o “embargo” e foram liberados vários detalhes sobre Liga da Justiça, filme sobre o supergrupo de heróis da editora DC Comics, que reúne Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde e Flash, levados ao cinema pela Warner Bros. Sites de notícias fizeram uma visita aos sets de filmagens na semana passada e agora foram autorizados a descrever o que viram por lá. Portanto, temos revelados logos, sinopse, vilão e mais detalhes do filme, coletados pelo Comic Book Resources.

Steppenwolf nos quadrinhos.

Steppenwolf nos quadrinhos.

Em primeiro lugar, o vilão principal de Liga da Justiça será mesmo Steppenwolf, conforme diziam os rumores. Nos quadrinhos, ele é um alienígena, sobrinho e o principal general do grande vilão Darkseid, o senhor de Apokolips. O personagem foi criado pelo escritor e desenhista Jack Kirby e apareceu em The New Gods 07, de 1971. No filme, o vínculo deve ser mantido e Steppenwolf, de algum modo, servirá de abertura para um grande quadro que terá Darkseid como oponente maior, o que deve ocorrer no segundo filme da equipe. Os parademônios – monstros que servem como soldados do vilão – também estarão presentes no filme e já foram vistos em uma das sequências de sonhos de Batman vs. Superman – A Origem da Justiça, que estreou há pouco.

Curiosamente, a produtora Deborah Snyder afirmou que não há ainda um ator contratado para viver Steppenwolf, embora aja negociações e “está perto”, garante. Também não há um ator escalado para Darkseid, tampouco.

Também foi revelada a sinopse oficial do filme:

Preenchido pelo restauramento de sua fé na humanidade e inspirado pelo ato altruísta do Superman [em A Origem da Justiça], Bruce Wayne conta com a ajuda de sua nova aliada, Diana Prince, para encarar um inimigo ainda maior. Juntos, Batman e Mulher-Maravilha trabalharão rápido para encontrar e recrutar um time de metahumanos para lutar contra uma ameaça recém-desperta. Mas apesar da formação desta liga de heróis sem precedentes – Batman, Mulher-Maravilha, Aquaman, Ciborgue e Flash – talvez seja tarde demais para salvar o planeta de um ataque de proporções catastróficas.

Batman: menos niilismo e até um pouco de humor negro.

Batman: menos niilismo e até um pouco de humor negro.

A sinopse não revela muito, mas traz duas curiosidades. A primeira é uma visão menos pessimista e niilista do Batman, algo que foi criticado em A Origem da Justiça, acusado de ser um filme muito sombrio, pesado e sem humor. Em entrevista à imprensa na visita citada, o ator Ben Affleck ressaltou que Liga da Justiça terá um pouco mais de humor e que veremos até um pouco de humor negro por parte do próprio Batman, o que revela o esforço da Warner Bros. em fazer com que este filme tenha uma recepção mais calorosa do que seu antecessor, que fez bem nas bilheterias (US$ 872 milhões), mas poderia ter feito muito mais (Capitão América – Guerra Civil, da concorrente Marvel Comics, fez US$ 1,14 bilhões) e ainda foi mal recebido pela crítica.

Superman: qual será seu papel?

Superman: qual será seu papel?

A outra curiosidade é a ausência do Superman na descrição. Claro que o homem de aço está no filme – e Henry Cavill está nos créditos – mas parece que a DC Comics irá tentar fazer algum suspense sobre qual será seu papel no filme, já que o personagem termina Batman vs Superman morto. Ele irá voltar, claro, mas isso não deve acontecer até a metade do filme, pelo menos.

As notícias também revelam que os jornalistas acompanharam a filmagem de uma cena em que a Liga – Batman, Mulher-Maravilha, Aquaman, Ciborgue e Flash – está reunida com o Comissário Jim Gordon no Departamento de Polícia de Gotham City, investigando a grande ameaça que precisam combater.

Vulko nos quadrinhos.

Vulko nos quadrinhos.

Ainda foi revelado qual é o papel de Willem Dafoe no longa: como diziam os rumores, ele interpretará um aliado, um dos atlantes (membros da raça do Aquaman), no caso Vulko. Nos quadrinhos, Vulko é um dos maiores aliados do herói aquático e seu homem de confiança, além de um grande cientista. Foi criado por Bob Haney e Howard Pourcell na revista The Brave and the Bold 75, de 1967, numa aventura conjunta do Aquaman e Elektron. Depois, Vulko migrou para o universo particular do rei dos mares na revista Aquaman 35, onde ganhou um redesign pelo artista Nick Cardy.

[Atualizado: O site Comic Book teve acesso a um vídeo já filmado do filme, trazendo o primeiro encontro entre Batman e Flash: Barry Allen chega em casa e Bruce Wayne está sentado em sua sala, numa cena que se assemelha àquela que reúne o Homem-Aranha e Homem de Ferro em Capitão América – Guerra Civil, da concorrente Marvel Comics. Wayne mostra uma foto retirada da filmagem da loja de conveniência já vista em A Origem da Justiça e Barry nega que seja ele, dizendo que “é apenas um garoto judeu bonito que parece com ele”, então, sem aviso, Bruce atira um batarangue nele, com o velocista desviando ultrarrápido. Barry olha para o artefato pregado na parede, que o teria atingido se não tivesse desviado e espantado diz: “você é o Batman!”, e o outro replica: “e você é rápido”. A cena é permeada de humor, confirmando o que os fãs já esperavam, que Flash seja o alívio cômico do longa (talvez, ao lado do Ciborgue).

flash - dc retroactive 01 cover 2011

O Flash será um alívio cômico.

Em uma entrevista à parte, o ator Ben Affleck comentou que haverá algum tipo de relação especial entre Batman e Flash, com o primeiro agindo como um tipo de tutor ao segundo.

Falando em Batman, os sites de notícia também confirmam que Batman usará três veículos em Liga da Justiça. Primeiramente, o batmóvel ganhará um pequeno update, com um canhão saindo do assento de passageiro. O outro veículo será o Crawler, que será um velho protótipo da Wayne Enterprises construído para escavar um túnel que ligaria as cidades de Gotham City e Metrópolis por baixo da baía, mas cuja execução nunca foi finalizada. No veículo, Batman pilotará sentado e outros dois acompanhantes ficarão em pé atrás. Por fim, haverá o Flying Fox, uma nave que servirá de transporte para a Liga da Justiça.

dawnofjustice deleted scene luthor and steppenwolf

A cena deletada de A Origem da Justiça, com Luthor e Steppenwolf. E as Caixas Maternas.

Outros detalhes foram revelados sobre a trama: Liga da Justiça iniciará no passado, mostrando algum tipo de guerra que envolveu as três raças humanas que viviam no planeta, os humanos comuns, os atlantes e os seres da mitologia grega (ou as Amazonas especificamente). Talvez, essa batalha envolva uma invasão de Apokolips, o planeta de Darkseid, porque ao fim cada uma das raças ficará com uma Caixa Materna, um artefato de imenso poder. Já a vimos em Batman vs. Superman, na cena que mostra a origem do Ciborgue. E elas aparecem também na cena excluída entre Luthor e Steppenwolf. 

O visual desses povos será primitivo, pois se trata de milênios atrás. Os gregos, por exemplo, não terão ainda as armaduras pelas quais são conhecidos, mas roupas mais simples, diminutas e com penas. Há informes de que o rei Atlante será visto com uma roupa muito similar ao visual clássico do Aquaman nos quadrinhos, com calça verde e camisa amarela de escamas brilhantes (mas não será Orin, e sim, um antepassado distante).

Por fim, Ben Affleck também falou sobre o filme solo do Batman que irá estrelar, dirigir e escrever. O ator disse que está bastante animado com a possibilidade (e o CBR ressalta como ele estava mesmo visivelmente empolgado), mas ainda não tem uma data de lançamento, porque sua política só lhe permite iniciar um filme de verdade quando tem um roteiro do qual goste bastante e ainda não está satisfeito com o texto que ele e Geoff Johns escreveram. Portanto, não teremos ainda uma data de lançamento para este, que deve ficar para 2018 ou 2019.

Liga da Justiça tem roteiro de Chris Terrio (de A Origem da Justiça e ganhador do Oscar por Argo) e será dirigido por Zack Snyder, trazendo Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne), Gal Gadot (Diana Prince/ Mulher-Maravilha), Jason Momoa (Orin/Aquaman), Ezra Miller (Barry Allen/The Flash), Ray Fisher (Victor Stone/ Ciborgue), Amy Adams (Lois Lane), J.K. Simmons (Comissário Jim Gordon), Amber Heard (Mera) e Willem Dafoe (Vulko). Ele serve como sequência de Superman – O Homem de Aço e de Batman vs Superman – A Origem da Justiça. O filme terá uma sequência chamada até agora apenas de Parte 2 e tudo indica que os dois filmes serão filmados consecutivamente. As filmagens já estão ocorrendo em Londres, na Inglaterra. O lançamento será em 23 de novembro de 2017 e da Parte 2 em 14 de junho de 2019. 

A Liga da Justiça foi criada por Gardner Fox e Mike Sekowski, em 1960, reunindo heróis previamente criados. Formado pelos maiores heróis da DC Comics – Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Arqueiro Verde, Aquaman etc. – a equipe sempre teve destaque em sua cronologia. Desde o reboot cronológico e editorial da DC em 2011, a revista Justice League é uma das de maior sucesso do mercado de quadrinhos atuais.

About hqrock - Irapuan Peixoto

Doutor em Sociologia, professor universitário, músico e escritor amador. Nascido em 1979, já via quadrinhos antes de aprender a ler. Coleciona revistas desde 1990. É roqueiro de nascença. Toca em bandas de vez em quando, mas está gravando um disco com suas composições.

Posted on 21/06/2016, in Batman, DC Comics, Desenhistas, Escritores, Filmes, Jack Kirby, Liga da Justiça, Superman. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: