Black Sabbath: Banda divulga data de seu último show

Black Sabbath: último show marcado.

Black Sabbath: último show marcado.

A lendária banda britânica Black Sabbath, uma das criadoras da linguagem do heavy metal, quer fazer valer o nome de sua turnê atual: The End. O grupo insiste que esta será sua última excursão (embora não seja impossível que continuem a gravar algum tipo de material). Atualmente fazendo o circuito de festivais da Europa, a banda divulgou ontem as últimas datas da turnê e, em consequência, qual será o último show da história do grupo.

Depois de uma despedida dos Estados Unidos, o Black Sabbath vem para a América do Sul e encerra esta parte da turnê no Brasil, com shows em Curitiba, em 30 de novembro; Rio de janeiro, em 02 de dezembro; e São Paulo, em 04 de dezembro.

O concerto em São Paulo terá um quê de histórico, porque afinal, será o último show internacional do Black Sabbath. Depois disso, a banda encerra sua turnê definitivamente em casa, na Grã-Bretanha. As datas serão:

  • Manchester, no Manchester Arena, em 22 de janeiro;
  • Glasgow, na Escócia, no SSE Hydro, em 24 de janeiro;
  • Leeds, no First Direct Arena, em 26 de janeiro;
  • Londres, no O2 Arena, em 29 e 31 de janeiro;
  • Birmingham, no Genting Arena, em 02 e 04 de fevereiro.

Portanto, o Black Sabbath encerrará sua carreira de turnês com um show em sua cidade natal, Birmingham, onde tudo começou há 48 anos!

O Black Sabbath se formou na Inglaterra como uma banda de blues rock em 1968, com Ozzy Osbourne (vocais), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria), mas chegou às gravações em 1970 como um dos maiores expoentes do hard rock britânico. Com sua estética dark, letras profanas e sonoridade sombria, a banda ajudou a definir alguns dos elementos básicos do heavy metal, embora tecnicamente este nunca tenha sido o som do grupo. A formação original se separou em 1978, mas prosseguiu com diversas outras formações. Osbourne foi substituído por Ronnie James Dio, que cantou entre 1978 e 1984, até ser substituído por Ian Gillan. Outras formações se seguiram nos anos posteriores, mantendo apenas Iommi como membro original. Há alguns anos, os membros do grupo fizeram um acordo para que apenas a combinação de Osbourne, Iommi e Butler pudesse usar o nome de Black Sabbath.

Em 2013, o trio se reuniu e lançou o álbum inédito 13, saindo em uma grande turnê mundial. O grupo até planejou um outro disco, mas a saúde delicada do guitarrista Tony Iommi, que luta contra um linfoma, se impôs e desistiram da ideia, mantendo apenas a atual turnê The End. Também lançaram um EP (compacto duplo) chamado The End, com sobras do último álbum para ser vendido nos shows.

About hqrock - Irapuan Peixoto

Doutor em Sociologia, professor universitário, músico e escritor amador. Nascido em 1979, já via quadrinhos antes de aprender a ler. Coleciona revistas desde 1990. É roqueiro de nascença. Toca em bandas de vez em quando, mas está gravando um disco com suas composições.

Posted on 10/06/2016, in Black Sabbath, Rock Clássico, Show. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: