Rolling Stones: Novo disco terá participação de Eric Clapton em duas faixas

Eric Clapton e Mick Jagger no O2, em 2012: agora juntos em disco.

Eric Clapton e Mick Jagger no O2, em 2012: agora juntos em disco.

De acordo com o jornal New Music Express (que dá créditos ao The Sun), o novo álbum dos Rolling Stones terá a participação do guitarrista Eric Clapton em duas faixas! Segundo suas fontes, Clapton estava próximo do estúdio onde a banda gravava o disco – no fim do ano passado – e resolveu dar uma passada para dar um “alô”, e terminou fazendo uma jam session com o grupo, que resultou em duas canções gravadas. A fonte diz que o produtor Don Was, que grava o grupo desde a década passada, garante que é a melhor coisa que já registrou com os Stones!

Clapton e os Stones se conhecem desde o começo da carreira de ambos nos clubes londrinos do início dos anos 1960. O guitarrista revelou em sua autobiografia, lançada em 2007, que costumava fazer participações especiais nos shows dos Rolling Stones nos clubes, tocando canções de Chuck Berry.

No ano passado, a banda lançou uma versão especial e comemorativa do álbum Sticky Fingers, de 1971, e no material extra incluiu uma versão da canção Brown Sugar com Clapton na guitarra. A banda e o guitarrista estiveram unidos novamente no concerto celebrativo dos 50 anos do grupo em 2012, no O2 Arena, em Londres.

O novo álbum dos Rolling Stones não tem título nem data de lançamento, mas deve chegar às lojas neste ano. Ele foi gravado pela banda em sessões no fim do ano passado e início deste em meio ao intervalo da turnê mundial que o grupo recém-encerrou.

Eric Clapton nasceu em Ripley, na Inglaterra, em 1945, e foi um dos pioneiros da cena de R&B no país. Ele estreou profissionalmente na banda The Yardbirds, em 1963, e ganhou uma áurea mitológica quando entrou para os The Bluesbreakers de John Mayall, em 1965, e pichações com frase de “Clapton is god (Clapton é deus)” apareceram nos muros de Londres. Em seguida, alçou fama internacional como guitarrista do Cream, uma das mais famosas e importantes bandas de rock dos anos 1960. O grupo encerrou as atividades já em 1969 e Clapton montou o Blind Faith que gravou apenas um único álbum, de grande sucesso. Ele ainda montou a Derek and the Dominos, que gravou o antológico álbum Layla and Other Assort Love Songs, em 1970, e depois de um período de ostracismo causado pelo abuso de drogas, retomou a carreira – agora solo – em 1974, tornando-se de novo um dos maiores astros da música internacional.

Os Rolling Stones se formaram em Londres em 1962, dentro do circuito de R&B da cidade. Lançaram seus primeiros discos no ano seguinte e em 1964 alçaram o sucesso nacional. Em seguida, em 1965, veio o superhit (I can’t get no) Satisfaction e a aclamação mundial. Desde então, é uma das principais e mais influentes bandas de rock ainda em atividade.

Formado originalmente por Mick Jagger (vocais), Keith Richards (guitarra), Brian Jones (guitarra), Bill Wyman (baixo) e Charles Watts (bateria), a banda perdeu Jones em 1969, que foi substituído por Mick Taylor;que por sua vez deixou o grupo em 1975, cedendo lugar a Ron Wood. Com a saída de Wyman em 1993, desde então, os Stones mantém-se como um quarteto com Jagger, Richards, Wood e Watts.

About hqrock - Irapuan Peixoto

Doutor em Sociologia, professor universitário, músico e escritor amador. Nascido em 1979, já via quadrinhos antes de aprender a ler. Coleciona revistas desde 1990. É roqueiro de nascença. Toca em bandas de vez em quando, mas está gravando um disco com suas composições.

Posted on 04/06/2016, in Álbum, Eric Clapton, Rock Clássico, Rolling Stones. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: