DC Comics: Escritor Geoff Johns é promovido a chefe da DC Films e irá supervisionar todos os filmes da editora, começando já em Liga da Justiça

Geoff Johns é o novo chefão da DC Films.

Geoff Johns é o novo chefão da DC Films.

Uma grande notícia chegou ontem: o estúdio Warner Bros. divulgou que o escritor Geoff Johns, o Diretor Criativo da DC Entertainment, também será o responsável pelo comando da DC Films, a divisão cinematográfica que leva os personagens da editora às telonas. Irá dividir o cargo com o executivo de cinema Jon Berg. O anúncio indica grandes mudanças na maneira como os personagens da DC chegarão aos cinemas a partir de agora. E a mudança já vale tanto para Esquadrão Suicida quanto para Liga da Justiça – Parte 1.

A questão é a seguinte: a Warner está muito preocupada com a má recepção de Batman vs. Superman – A Origem da Justiça. O filme foi até bem nas bilheterias, tendo arrecadado US$ 870 milhões em sete semanas de exibição, mas ainda está muito distante do sucesso esmagador da concorrente Marvel Comics, cujo Capitão América – Guerra Civil já está batendo o US$ 1 bilhão em apenas duas semanas de exibição. Enquanto os filmes da Marvel são leves, coloridos e divertidos, as duas entregas da DC na nova fase – Superman – O Homem de Aço e A Origem da Justiça – são filmes difíceis, sombrios, violentos e muito carregados e de recepção controversa.

O HQRock gostou do filme, mas ele realmente não parece ser muito palatável ao grande público. Ou pelo menos, não à crítica. Leia a nossa Resenha do filme clicando aqui.

A Origem da Justiça: bom, mas controverso.

A Origem da Justiça: bom, mas controverso.

A Warner quer mudar isso e quer que os filmes da DC atinjam seu potencial de bilheteria e façam grandes lucros. Depois de dois filmes com recepção morna e conflitiva, os próximos produtos serão decisivos para o seu futuro. E são eles: Esquadrão Suicida, Mulher-Maravilha e Liga da Justiça. Ninguém fala muito de Mulher-Maravilha. As filmagens terminaram há poucos dias e, aparentemente, o estúdio está bastante satisfeito com o resultado até agora. Não se pode dizer o mesmo dos outros dois.

Segundo o Comic Book Movie, a primeira missão de Geoff Johns foi trabalhar ostensivamente em cima do terceiro ato de Esquadrão Suicida, melhorando o produto final. O filme passou por refilmagens no início do ano e, segundo o site, o objetivo não é incluir mais humor como foi rumorizado, mas entregar um filme que atenda à expectativa do público.

A segunda missão é Liga da Justiça, que é dirigido pelo mesmo Zack Snyder de O Homem de Aço e A Origem da Justiça e Johns terá que garantir que, ao contrário destes dois, o filme da equipe seja mais leve, divertido, não-controverso e palatável ao grande público. Os últimos movimentos do estúdio mostram que este está bastante preocupado que a história se repita. Afinal, reunir os maiores heróis da DC em um mesmo longametragem é ainda mais difícil do que foi a empreitada anterior.

Desafio em fazer a LIga da Justiça  funcionar nas telas.

Desafio em fazer a LIga da Justiça funcionar nas telas.

Talvez, por isso, dias atrás foi anunciado que Ben Affleck, que interpreta o Batman, foi promovido a Produtor Executivo do longa. Affleck já ganhou dois Oscars, um por roteiro e outro por diretor, portanto, tem bastante experiência com “contação” de história” para auxiliar Snyder a montar um filme que o grande público goste. Ser PE indica que servirá como um tipo de conselheiro e que sua opinião poderá inclusive alterar os rumos da produção.

Isso vai de acordo com a entrevista que Geoff Johns deu ao site The Vulture hoje. O escritor e novo comandante da DC Films foi bastante específico sobre como o Superman deve ser retratado, por exemplo. Quando o site perguntou qual deveria ser o direcionamento dos próximos filmes, Johns foi curto e conciso:

Esperança e otimismo.

Em seguida, foi perguntado sobre como o Superman deve ser retratado:

Eu acho que as pessoas se enganam quando dizem: “o Superman não gera empatia nas pessoas porque ele é poderoso demais”. E eu fico: “você tá brincando? Ele é o filho de um fazendeiro do Kansas, que se muda para a cidade grande e apenas quer fazer o melhor que ele pode com o que ele tem”. Ele é o personagem com maior empatia do mundo!

Fazer o Superman ser alguém com empatia é a missão-mor do estúdio.

Fazer o Superman ser alguém com empatia é a missão-mor do estúdio.

De fato, uma visão do Superman como o símbolo da esperança que serve de inspiração à humanidade ainda não foi bem visto nos últimos filmes da DC, que priorizaram o impacto da recepção do personagem na Terra. Mas nem tudo está perdido. Com os eventos de A Origem da Justiça, a humanidade pode construir um novo olhar sobre o homem de aço e ele se tornar aquele que estamos acostumados a ver nos quadrinhos. Quem sabe?

Geoff Johns pode ser o cara certo para ajudar nisso, afinal, como escritor de quadrinhos, é responsável por algumas das melhores histórias do Superman nas duas últimas décadas, como Origem Secreta, Brainiac, O Último Filho, Novo Krypton e Guerra dos Supermen.

Está tudo se juntando para que a DC entregue filmes de maior sucesso em breve.

***

Suicide Squad, o filme, é escrito e dirigido por David Ayer e o elenco traz: Jared Leto (Coringa), Will Smith (Floyd Lawson/Pistoleiro), Viola Davis (Amanda Waller), Margot Robbie (Harleen Quinzel/ Arlequina), Joel Kinnaman (Rick Flagg Jr.), Jai Courtney (George “Digger” Harkness/Bumerangue), Cara Delevingne (June Moon/Magia),   Jay Hernandez (Chato Santana/ El Diablo), Adam Beach (Christopher Weiss/ Slipknot), Karen Fukuhara (Tatsu Yamashiro/ Katana), Adewale Akinnuoye-Agbaje (Waylon Jones/ Crocodilo), Ed Harris (Rick Flagg Sr.),  Jim Parrak (capanga), Common (papel não-revelado), Ike Barinholtz (Dr. Hugo Strange), com participação especial de Ben Aflleck (Batman) e talvez de Jesse Eisenberg (Lex Luthor). As gravações ocorreram em Toronto, no Canadá. A estreia será em 05 de agosto de 2016.

Chegou a existir um time com o nome de Esquadrão Suicida na DC Comics em 1959, contudo, a encarnação mais famosa da equipe foi criada pelo roteirista John Ostrander (com desenhos de John Byrne) para a edição 03 da minissérie Legends, em 1987. Em seguida, o grupo ganhou até revista própria, sendo desde então, uma parte importante do Universo DC. Em live action, o grupo já apareceu nas séries de TV SmallvilleArrow.

Liga da Justiça – Parte 1 tem roteiro de Chris Terrio (de A Origem da Justiça e ganhador do Oscar por Argo) e será dirigido por Zack Snyder, trazendo Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne), Gal Gadot (Diana Prince/ Mulher-Maravilha), Jason Momoa (Orin/Aquaman), Ezra Miller (Barry Allen/The Flash), Ray Fisher (Victor Stone/ Ciborgue), Amy Adams (Lois Lane), Jeremy Irons (Alfred Pennyworth), J.K. Simmons (Comissário Jim Gordon), Amber Heard (Mera) e Willem Dafoe (papel não-revelado). Ele serve como sequência de Superman – O Homem de Aço e de Batman vs Superman – A Origem da Justiça. O filme terá uma sequência chamada Parte 2 e tudo indica que os dois filmes serão filmados consecutivamente este ano. O lançamento da Parte 1 será em 23 de novembro de 2017 e da Parte 2 em 14 de junho de 2019. 

A Liga da Justiça foi criada por Gardner Fox e Mike Sekowski, em 1960, reunindo heróis previamente criados. Formado pelos maiores heróis da DC Comics – Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Arqueiro Verde, Aquaman etc. – a equipe sempre teve destaque em sua cronologia. Desde o reboot cronológico e editorial da DC em 2011, a revista Justice League é uma das de maior sucesso do mercado de quadrinhos atuais.

About hqrock - Irapuan Peixoto

Doutor em Sociologia, professor universitário, músico e escritor amador. Nascido em 1979, já via quadrinhos antes de aprender a ler. Coleciona revistas desde 1990. É roqueiro de nascença. Toca em bandas de vez em quando, mas está gravando um disco com suas composições.

Posted on 18/05/2016, in DC Comics, Esquadrão Suicida, Filmes, Liga da Justiça, Superman. Bookmark the permalink. 2 comentários.

  1. João Ferreira

    Estava meio óbvio que a Warner precisava ter o seu próprio “Kevin Feig” se quisesse levar adiante a ideia de filmes compartilhados e que tenham bastante apelo ao grande público.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: