Supersonic: o apogeu do Oasis.
Supersonic: o apogeu do Oasis.

A banda britânica Oasis, o mais importante nome dentro do movimento Britpop que sacudiu a música nos anos 1990, ganhará um documentário autobiográfico que será lançado nos cinemas em outubro e será realizado pelos mesmo produtores de Amy, o filme sobre a cantora Amy Winehouse, que ganhou o Oscar de Melhor Documentário em 2016. A direção será de Mat Whitecross e a produção de James Gay Rees, ambos vencedores do Oscar, com produção também de Fiona Neilson, Simon Halfon e produção executiva de Asif Kapadia.

O filme do Oasis se chamará Supersonic (o título do single de estreia do grupo, em 1994) e relatará a formação da banda a partir da reunião dos irmãos Liam e Noel Gallagher e a ascensão do grupo até a apresentação lendária no Knebworth Park Festival, em 1996, no qual tocaram para um multidão de 125 mil fãs em duas noites, totalizando um público de 250 mil espectadores. O mais impressionante é que a venda dos ingressos rendeu uma procura de 2,6 milhões de pessoas (!), o que faria necessário o Oasis se apresentar 20 noites seguidas com aquele público gigantesco para dar conta da demanda.

O release sobre o filme não deixa claro se o longametragem irá se focar nesses dois anos meteóricos do Oasis ou irá acompanhar a relativa longa carreira da banda, que encerrou suas atividades em 2009. Contudo, em uma declaração anterior, Noel Gallagher afirmou que o filme lançado em 2016 contaria a história da apresentação do Festival de Knebworth, então, devemos presumir que haverá um rápido “antes e depois” com o foco maior nos dois grandes shows.

Conheça a Discografia do Oasis clicando aqui.

***

O Oasis se formou na cidade britânica de Manchester, no norte da Inglaterra, no início dos anos 1990, a partir da reunião dos irmão Liam (vocais) e Noel Gallagher (guitarras e vocais). A banda lançou seu primeiro álbum em 1994 e desencadeou o movimento do Britpop, no qual bandas roqueiras de carreira independente tomaram de assalto as paradas de sucesso do país e do mundo, sendo o principal movimento musical inglês da década.

O Oasis teve seu apogeu por volta de 1996, mas a roda viva de turnês, drogas, brigas homéricas entre os irmãos e mudanças constantes na formação do grupo, os lançou em uma espiral de decadência até o grupo começar a se reerguer no início da década seguinte. Novamente experimentando o sucesso e aclamação de crítica, o Oasis encerrou as atividades em 2009 com a ruptura definitiva entre os Gallagher.

Desde então, Liam Gallagher permaneceu unido aos outros membros do Oasis e formou a banda Beady Eye, que lançou dois discos e encerrou as atividades em 2014; enquanto Noel prosseguiu uma carreira solo, também com dois álbuns.

Advertisements