Pink Floyd: Banda relançará toda a sua discografia em vinil

Pink Floyd em tempos áureos: Wright, Waters, Mason e Gilmour.

Pink Floyd em tempos áureos: Wright, Waters, Mason e Gilmour.

A banda britânica Pink Floyd, uma das mais importantes da história do rock e uma das criadoras do rock progressivo, anunciou que irá relançar toda a sua discografia em em discos de vinil, ou seja, em LP. É uma grande notícia para os puristas e apreciadores do som único e encorpado desse formato.

Segundo o anúncio, a banda lançará a discografia em lotes de quatro álbuns, mais ou menos no mesmo formato que o Led Zeppelin utilizou recentemente em esforço semelhante. A primeira fornada sairá em 03 de junho e reunirá os quatro primeiros discos do Pink Floyd, com a fase mais experimental e menos conhecida do grupo, com The Piper at the Gates of Dawn (1967), A Saucerful of Secrets (1968), a trilha sonora de More (1969) e Ummagumma (1969), que reúne um disco ao vivo e outro em estúdio.

O Pink Floyd em seu início, com Barrett, Mason, Wright e Waters.

O Pink Floyd em seu início, com Barrett, Mason, Wright e Waters.

O lançamento é uma parceria da Pink Floyd Records com a gravadora Columbia e prosseguirá em intervalos ao longo do ano até atingir todos os 17 álbuns da banda. O Pink Floyd relançou sua obra em CD com qualidade superior há alguns anos.

Conheça toda a discografia do Pink Floyd clicando aqui.

O Pink Floyd surgiu em Londres, em 1965, a partir da união de dois amigos de infância (Barrett e Waters) vindos da cidade de Cambridge. O grupo se tornou um dos maiores exponentes do Movimento Psicodélico com seu primeiro disco, em 1967. Era formado por Syd Barrett (vocais e guitarra), Roger Waters (baixo e vocais), Richard Wright (teclados e vocais) e Nick Mason (bateria), mas após pouco tempo, Barrett desenvolveu sérios problemas mentais, fruto da combinação de esquizofrenia e abuso de drogas como o LSD e foi afastado do grupo. Foi substituído por David Gilmour, em 1968, que também era um velho conhecido de Cambrigde.

Sem Barrett, Roger Waters se consolidou como o líder do Pink Floyd, além de seu principal compositor, mesmo que os vocais fossem realizados em sua maioria por David Gilmour. Permanecendo no circuito alternativo por alguns anos, o Pink Floyd se tornou uma das bandas de maior sucesso do mundo em 1973, com o lançamento do álbum Darkside of the Moon. A carreira de sucesso prosseguiu ao longo dos anos 1970, com discos como Wish You Were Here (1975) e The Wall (1979). Após uma série de brigas e crises, Roger Waters deixou a banda em 1985, mas Gilmour, Wright e Mason continuaram com a banda sem ele até 1996, quando encerraram as atividades oficialmente. Depois disso, ocorreram apenas algumas reuniões rápidas e o lançamento do álbum The Endless River, em 2014, formado a partir de sessões de gravação dos anos 1990.

About hqrock - Irapuan Peixoto

Doutor em Sociologia, professor universitário, músico e escritor amador. Nascido em 1979, já via quadrinhos antes de aprender a ler. Coleciona revistas desde 1990. É roqueiro de nascença. Toca em bandas de vez em quando, mas está gravando um disco com suas composições.

Posted on 14/05/2016, in Álbum, Pink Floyd, Rock Clássico. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: