Capitão América – Guerra Civil: Veja quem é quem no filme e compare personagens com os quadrinhos

De que lado você está?

De que lado você está?

O público está ansioso com a estreia de Capitão América – Guerra Civil, sequência de Capitão América 2 – O Soldado Invernal e fecho da trilogia das aventuras-solo do herói criado pela Marvel Comics, levado aos cinemas pelo Marvel Studios e Disney Company. E para celebrar, o HQRock traz este post especial com o “quem é quem” do filme e a comparação dos personagens do filme com suas contrapartes nas HQs.

Capitão América.

Capitão América.

CAPITÃO AMÉRICA

Nos quadrinhos: Em essência, não há diferenças fundamentais entre as versões de papel e carne do personagem: a origem é basicamente a mesma (mudam apenas as datas: nas HQs, ele toma o soro do supersoldado em 1940, enquanto nos cinemas foi em 1943) e o herói é congelado no fim da guerra e resgatado à vida no presente. Nas HQs, contudo, Steve Rogers teve uma carreira mais heroica no conflito, combatendo vários vilões, além do Caveira Vermelha, como o Barão Zemo, e formou o primeiro grupo de super-heróis da Marvel: os Invasores, com ele mesmo, Bucky, Namor, Tocha Humana e Centelha, além de alguns outros. O Capitão e Bucky são dados como mortos no fim da guerra no mesmo acidente: ao combaterem o Barão Zemo tentam impedir que um avião-bomba caia em Londres, com a explosão do artefato no ar, o Capitão é lançado no Mar Ártico e a água subzero reage com o soro do supersoldado, deixando-o congelado e em animação suspensa por muitas décadas. Seu resgate acontece quando os Vingadores estão combatendo Namor (que se voltou contra a humanidade por esta ter destruído Atlântica em um teste nuclear) e este, sem querer, termina destruindo o iceberg em que Steve Rogers estava preso. Os Vingadores depois percebem o corpo flutuando no mar e o revivem, com o herói ingressando na equipe imediatamente. Pouco tempo depois, o Capitão se torna o líder do grupo. No que concerne à Guerra Civil, nas HQs, ela é deflagrada pela ação do grupo de heróis juvenis conhecidos como Novos Guerreiros, que ao combaterem uns vilões causam uma explosão que vitima mais de 600 pessoas, a maioria crianças de uma escola. O Governo dos EUA baixa a Lei de Registro de Superseres, que obriga todos os superdotados a revelarem suas identidades e se submeterem ao treinamento e controle governamental. O Capitão julga isso uma afronta aos Direitos Civis e se volta contra a Lei, tornando-se um fora da lei perseguido pelo Governo. Formam-se dois grupos rivais, um a favor à lei (liderado pelo Homem de Ferro) e outro contra a lei (liderado pelo Capitão América). Este até ganha o confronto, mas termina se rendendo porque não consegue reverter o quadro. No arco de histórias A Morte do Sonho (saiba mais aqui), logo em seguida, Steve Rogers vai a julgamento e é assassinado nas escadarias do Tribunal, por Ossos Cruzados, numa plano a mando do Caveira Vermelha.

Steve Rogers: entre o dever e o instinto.

Steve Rogers: entre o dever e o instinto.

Nos cinemas: A campanha do Capitão América na II Guerra Mundial é “menor” nos filmes. Nesta realidade, ele entra no conflito em fins de 1943, quando descobre que o pelotão em que seu amigo de infância, Bucky Barnes, foi sequestrado pelas forças da HIDRA. Insubordinando-se contra seus superiores, Rogers vai sozinho ao confronto com a HIDRA atrás das linhas inimigas e resgata o pelotão inteiro, que vai dar origem ao Comando Selvagem, o grupo militar tático especial que o Capitão passa liderar com a missão específica de destruir aquela organização nazista. Ao longo da guerra, a HIDRA chega mesmo a romper com a Alemanha e o Capitão e o Comando Selvagem prendem ou eliminam a maior parte da organização e seus líderes. O acidente que deixará o herói em animação suspensa no cinema também é aéreo, mas contra o Caveira Vermelha, que tem o plano de lançar pequenos aviões-bomba nas principais cidades do mundo (Nova York, Londres, Paris, Berlim etc.). O herói vence a batalha, o Caveira Vermelha é “consumido” pelo Tesseract (o Cubo Cósmico dos quadrinhos), mas fica sozinho em um avião repleto de explosivos de altíssima carga, restando-lhe a opção de derrubar a nave no Ártico, onde não causará estragos. O exército só encontrará o avião experimental 70 anos depois com o Capitão congelado em animação suspensa e vivo dentro dele. Aqui, os Vingadores só são formados após o ressurgimento do Capitão América, que os lidera desde o início. Paralelo ao grupo, Rogers também torna-se um agente especial da SHIELD comandando a STRIKE, uma força-tática especial para missões secretas. No filme Guerra Civil, o Capitão estará liderando os Novos Vingadores quando ocorrerá algum grande incidente e, aparentemente, as Nações Unidas irão pressionar para o grupo se submeter à sua liderança direta, por meio dos Acordos Sakovia (sendo este o nome do país destruído em meio ao ataque mostrado em Vingadores – Era de Ultron). O Homem de Ferro irá apoiar a decisão e o Capitão será contra, dando início à disputa entre os dois heróis e as duas facções que se formam a partir disso. Há outro ponto de discórdia entre os dois heróis no filme: o papel do Soldado Invernal (veja mais sobre isso abaixo), o que vai tornar a disputa mais pessoal. Seguirá o resto da história das HQs? Veremos…

Homem de Ferro.

Homem de Ferro.

HOMEM DE FERRO

Nos quadrinhos: As origens de Tony Stark nas HQs e no cinema são basicamente iguais. Nas HQs, contudo, Stark mantém sua identidade secreta por muitos anos, só revelando-a muito recentemente. Quando “sai do armário” Stark termina se tornando o Secretário de Defesa dos EUA e, quando Nick Fury leva a SHIELD a executar uma missão muito controversa e é demitido de seu cargo, Stark se torna, também, o Diretor da SHIELD. É nesta situação que ele apoia a Lei de Registro de Superhumanos, mas o calor da rivalidade contra o ex-amigo Steve Rogers leva o Homem de Ferro a assumir uma postura fascista no processo, criando uma equipe tática de Vingadores destinada a caçar os antigos colegas e executando a construção de uma prisão especial localizada em uma outra dimensão (!) para aprisioná-los! O cume de seus equívocos é tentar clonar Thor (que na época estava desaparecido), criando um ser superpoderoso, mas sem nenhum freio moral, que termina matando um dos heróis aliados ao Capitão: o Golias Negro. No fim, Stark é derrotado em uma sangrenta batalha contra o Capitão América, mas este se rende, porque a lei se mantém. O assassinato posterior do ex-colega é devastador para Stark, que precisa rever seus atos e suas más decisões, resultando que a opinião pública se volta contra ele e termina perdendo seu cargo para Norman Osborn (o Duende Verde, um dos maiores vilões da Marvel e do Homem-Aranha), que foi “perdoado” de seus crimes sob a gestão do Homem de Ferro.

civilwar trailer iron man and war machine lay downNos cinemas: Logo no início, Tony Stark revela ao mundo que é o Homem de Ferro e se torna um super-herói sensação. Ele é o grande artífice da criação dos Vingadores ao lado de Nick Fury na SHIELD, que é quem tem a ideia. Contudo, o comportamento errático de Stark o desqualifica para o cargo e Fury mantém o plano sem ele. Stark tem uma ligação forte com a SHIELD, porque esta organização tem no pai dele, Howard Stark, um de seus criadores e líderes. Quando Loki vem à Terra e rouba o Tesseract, Fury dá início à Iniciativa Vingadores, e no desespero, termina apelando à participação do Homem de Ferro, nascendo a equipe dos filmes. Enquanto o Capitão América age em segredo ao lado da STRIKE, o Homem de Ferro se transforma na faceta pública dos Vingadores, mas comete um erro ao criar – ao lado do Dr. Bruce Banner – a consciência artificial Ultron, que causa uma grande destruição em Vingadores – Era de Ultron. O peso na consciência quanto a Ultron terá um papel decisivo na adesão de Stark aos Acordos Sakovia. Também haverá uma questão pessoal de Stark com o Soldado Invernal, pois este provavelmente matou os pais daquele, fazendo todos pensarem se tratar de um acidente de carro.

VIÚVA NEGRA

Viúva Negra.

Viúva Negra.

Nos quadrinhos: Natasha Romanoff começou sua carreira como agente secreta da União Soviética e era inimiga dos EUA. Ela é bem mais velha do que aparenta, pois foi submetida a um experimento especial que retarda seu envelhecimento. Tendo agido como espiã por décadas, ela conheceu o Soldado Invernal, com quem teve um romance proibido. Mais próximo ao dias atuais, lançou uma missão contra Tony Stark e o Homem de Ferro. Depois de um tempo, sua paixão pelo Gavião Arqueiro terminou fazendo com que a moça traísse seu país e se tornasse aliada dos Vingadores, ingressando no grupo e na SHIELD tempos depois. Sendo uma mulher muito sedutora, Natasha teve vários namorados no ramo, começando com o Gavião Arqueiro e seguindo flertes com Homem de Ferro, Demolidor, Hércules e alguns outros. Na Guerra Civil, a Viúva cumpre um papel ao lado do time do Homem de Ferro, mas em seguida se revela uma traidora e uma espiã para o grupo do Capitão América.

Marvel's Captain America: Civil War Black Widow/Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) Photo Credit: Film Frame © Marvel 2016

Nos cinemas: A Viúva foi mesmo uma agente secreta russa, mas num contexto mais realista (Capitão América 2 – O Soldado Invernal revela que ela nasceu em 1984 e tinha 30 anos de idade) e, aparentemente, teve uma atuação bastante sangrenta, tendo em vista os horrores insinuados por Loki em Os Vingadores (há até um “atentado” em São Paulo, no Brasil!). Ela, contudo, é “resgatada” pela SHIELD e, aparentemente, o Gavião Arqueiro tem também um papel nisso. Embora Os Vingadores insinue que os dois foram amantes no passado, Vingadores – Era de Ultron os apresenta mais como “amigos-irmãos”. Ela desenvolve uma grande afinidade com o Capitão América (mostrada explicitamente em Capitão América 2 – O Soldado Invernal) e se enamora de Bruce Banner (Era de Ultron). Também é revelado que ela tem um passado com o Soldado Invernal (inclusive com uma cicatriz causada por bala), mas não está claro se os dois foram amantes como nas HQs. Na Guerra Civil, Natasha está aliada ao lado do Homem de Ferro, mas irá traí-lo em favor do grupo do Capitão América?

O Soldado Invernal.

O Soldado Invernal.

SOLDADO INVERNAL

Nos quadrinhos: James Buchanan “Bucky” Barnes era filho de um oficial dos EUA que é morto por um espião nazista ainda antes da II Guerra Mundial, sendo “adotado” pela base militar de Maryland, onde passa parte da adolescência. É neste campo onde Steve Rogers fica estacionado antes dos EUA ingressarem no conflito e Bucky se torna amigo dele até descobrir, sem querer, que Steve é o Capitão América. Tendo em vista a descoberta, o Exército dos EUA termina treinando Bucky para se tornar um soldado especial que atue ao lado do herói. Na versão clássica do personagem, ele é apenas um parceiro-mirim (tipo que estava em moda nas HQs dos anos 1940), mas a versão moderna do personagem apresentada no arco de histórias O Soldado Invernal, de Ed Brubaker (texto) e Steve Epting (arte), esclarece que Bucky realizava o “trabalho sujo” que o Capitão América, por sua força simbólica, não podia realizar. Assim, Bucky é retratado como alguém um pouco mais velho (não um menino adolescente) e um soldado extremamente eficiente e letal. Na versão clássica – conforme mostrada em Avengers 04, de 1964, por Stan Lee e Jack Kirby – Bucky é morto no acidente aéreo de 1945 que terminou congelando o Capitão América por várias décadas, mas O Soldado Invernal mostra que ele sobreviveu ao incidente, perdeu o braço esquerdo e foi resgatado pelos russos, que fizeram uma lavagem cerebral nele, implantaram um braço biônico e o transformaram em um mercenário assassino chamado Soldado Invernal, porque era congelado ao fim de cada missão para que não envelhecesse ou causasse problemas. Nessas ações, ele termina conhecendo e se enamorando da Viúva Negra, que também era uma agente secreta soviética. Após décadas agindo assim, o Soldado Invernal é definitivamente desativado com o fim da União Soviética em 1991, mas é reencontrado por um ex-general soviético que quer uma vingança contra o Capitão América e o usa para isso. Após algumas batalhas, o Capitão usa o Cubo Cósmico para reaver a memória de Bucky e ele volta a ser um herói, embora atormentado por seu passado assassino. Quando o Capitão é morto após a Guerra Civil, Bucky se torna o Novo Capitão América e passa a atuar ao lado dos Vingadores.

Marvel's Captain America: Civil War Winter Soldier/Bucky Barnes (Sebastian Stan) Photo Credit: Zade Rosenthal © Marvel 2016

Nos cinemas: Capitão América – O Primeiro Vingador mostra que Bucky não foi um super-herói na II Guerra Mundial, mas um soldado comum. Ele e Steve Rogers são amigos de infância no Brooklyn e tem idades próximas (embora Bucky pareça ser um pouco mais velho do que Steve). Bucky vai servir na Guerra, em 1942, enquanto Steve é rejeitado até conseguir se submeter ao experimento do Soro do Supersoldado. Bucky é alocado na 101ª Divisão e é enviado à Europa, com seu batalhão capturado pela HIDRA. Bucky é submetido a algum tipo de experimento por parte de Armin Zola, mas os filmes não deixam claro o que ocorreu. Ele é resgatado pelo Capitão América e passa a lutar ao seu lado no conflito, numa missão especial para desmantelar a HIDRA. Contudo, no início de 1945, Bucky é dado como morto ao cair de um trem em movimento em meio a um abismo nos Alpes, quando iam capturar Armin Zola. Isso ocorre alguns meses antes do acidente aéreo que vai resultar no desaparecimento do Capitão América. No cinema, o Soldado Invernal é criado pelos russos tal qual nas HQs, mas de algum modo termina nas mãos dos remanescentes da HIDRA que estão agora integrados à SHIELD. Sua ação é vista em Capitão América 2 – O Soldado Invernal, e embora ele tenha alguns vislumbres de seu passado e até ajude a salvar o Capitão América no fim do filme, não fica claro se ele recobrou a consciência. Os trailers de Guerra Civil mostram Bucky atirando contra o Homem de Ferro e não está claro se ele inicia o filme ainda como vilão e depois recobra a memória ou se aquilo é algum tipo de excesso. Qual o destino de Bucky após o filme?

PANTERA NEGRA

O Pantera Negra.

O Pantera Negra.

Nos quadrinhos: T’Challa é o rei da nação africana de Wakanda e herdeiro do posto de Pantera Negra, o líder guerreiro do país, que adquire seus poderes mediante treinamento e ervas especiais. É um gênio científico e após se tornar amigo do Capitão América é recomendado por este a unir-se aos Vingadores. Em pouco tempo, T’Challa não só substituiu o Capitão no time, como se tornou o líder da equipe por um período. Contudo, apesar desse envolvimento inicial, na maior parte do tempo, o Pantera Negra era membro apenas esporádico dos Vingadores, pois tinha seu país para governar. Wakanda é uma terra rica e a única fonte de vibranium na Terra, metal especial ultra resistente que absorve energia cinética e é virtualmente indestrutível. Como o universo Marvel nas HQs é totalmente integrado, T’Challa é casado com Ororo Monroe, a Tempestade dos X-Men.

civilwar trailer black panther in shotsNo cinema: T’Challa é apresentado em uma versão mais jovem. Provavelmente, o filme inicia com seu pai governando Wakanda – e ele como um tipo de representante junto às Nações Unidas. Segundo os comentários até agora divulgados, o Pantera Negra tem seus próprios interesses em meio à Guerra Civil, embora termine se aliando ao time do Homem de Ferro. O personagem estreia nos cinemas neste filme, mas ganhará um filme solo em 2018.

Homem-Aranha.

Homem-Aranha.

HOMEM-ARANHA

Nos quadrinhos: A história de Peter Parker todo mundo conhece: o nerd que é picado pela aranha radioativa no colegial e se torna um herói após seu tio morrer assassinado. No que concerne à Guerra Civil, o herói é cooptado para o lado do Homem de Ferro, tendo em vista que cria uma grande afinidade com Tony Stark, pois ambos gostam de ciências e são gênios em seus campos. O envolvimento de Peter na Lei de Registro de Superhumanos tem um grande custo: para servir de “propaganda” à causa, o Homem-Aranha revela sua identidade secreta ao vivo na TV, o que torna sua vida pessoal um caos completo, perseguido por inimigos e com a vida de Mary Jane Watson e Tia May em altíssimo risco. Por lealdade, Parker permanece unido ao time Stark, mas na medida em que o Homem de Ferro toma atitudes totalmente questionáveis – como criar uma prisão extradimensional para conter os ex-amigos e tentar clonar Thor – o Homem-Aranha se arrepende e muda de lado, se aliando ao Capitão América. Isso é ruim para ele, também, pois se torna um fora da lei com identidade pública.

O Homem-Aranha no trailer de Guerra Civil.

O Homem-Aranha no trailer de Guerra Civil.

Nos cinema: O envolvimento e a finidade entre Peter Parker e Tony Stark deve ser explorado em Guerra Civil tal qual nas HQs. Porém, o lance da identidade secreta não deve aparecer no filme, pois o Homem-Aranha está simplesmente reestreando no cinema e não devem queimar essa etapa tão rápido. Sabemos pelo trailer que o aracnídeo está do lado de Stark na batalha do aeroporto, que é pretensamente a batalha final, mas ele mudará de lado tal qual nas HQs? Não sabemos. Na verdade, não é mesmo a batalha final, pois depois daquilo haverá um confronto mais íntimo entre o Capitão América e Homem de Ferro. De qualquer modo, já foi revelado que o ator Robert Downey Jr. estará no filme solo do Homem-Aranha, que sai ano que vem, portanto, o envolvimento dos dois deve permanecer.

O Falcão ganha suas asas.

O Falcão ganha suas asas.

FALCÃO

Nos quadrinhos: Sam Wilson é o melhor amigo de Steve Rogers e tem o poder de comunicar-se telepaticamente com os pássaros. Ele nasceu no Harlem, é um defensor das causas dos afroamericanos e trabalha como Assistente Social. Como Falcão usa de suas habilidades físicas e da tecnologia (criada por T’Challa, o Pantera Negra) que lhe permite voar por meio de asas mecânicas. Após anos agindo ao lado do Capitão América como parceiro no combate ao crime, ingressou nos Vingadores. Na Guerra Civil, claro, fica ao lado de seu amigo. Após Bucky Barner agir como o novo Capitão América e Steve Rogers retomar o posto por um tempo, Wilson se torna também o novo Capitão América por um tempo, quando o titular está temporariamente impossibilitado de exercer o cargo.

civilwar EW the falcon with gunNos cinemas: Sam Wilson é um soldado dos EUA que ingressa um programa especial que utiliza asas mecânicas para voar, provavelmente a partir de tecnologia de Tony Stark. A amizade entre ele e Steve Rogers nasce a partir do fato de ambos serem ex-soldados e terem que lidar com os traumas da guerra. Resolve ajudar o colega quando este se envolve na perseguição ao Soldado Invernal e, pouco depois, se torna um dos Novos Vingadores. Na Guerra Civil estará no time do Capitão.

O Gavião Arqueiro nos quadrinhos.

O Gavião Arqueiro nos quadrinhos.

GAVIÃO ARQUEIRO

Nos quadrinhos: Clint Barton é um ex-artista de circo (!) que se torna herói inspirados nos feitos do Homem de Ferro, mas manipulado pela Viúva Negra (à época uma vilã) termina cometendo alguns crimes e é preso. Perdoado, é convidado a ingressar em uma nova equipe dos Vingadores formada pelo Capitão América. Foi namorado da Viúva Negra por um tempo, ajudando-a a abandonar os crimes e virar uma heroína. Depois se casou com Harpia, uma heroína que era agente da SHIELD e virou membro dos Vingadores. Quando o grupo decidiu criar uma segunda unidade, chamada Vingadores da Costa Oeste, baseados em Los Angeles (enquanto a equipe principal ficava em Nova York), o Gavião Arqueiro foi escolhido para liderar o time, onde ficou por muito tempo, ao lado da esposa. Ao longo de sua longa carreira na equipe, Barton também assumiu outras identidades heroicas, se tornando o Golias por um tempo (substituindo Hank Pym) e, depois, assumindo o codinome de Ronin, onde trocou o arco de flecha por uma espada como principal arma. Está como Ronin quando eclode a Guerra Civil e sem hesitar ingressa no time do Capitão América.

Marvel's Captain America: Civil War Hawkeye/Clint Barton (Jeremy Renner) Photo Credit: Film Frame © Marvel 2016

Nos cinemas: Clint Barton é um agente nível 1 da SHIELD, especialista em várias armas, mas prefere o arco e flecha. O que o leva a se envolver com os Vingadores é o fato de ser hipnotizado por Loki, que o usa como artífice para acessar aos segredos da SHIELD. Após recuperar a consciência graças à ajuda da Viúva Negra, sua velha amiga, Barton se une à equipe na batalha contra a invasão dos Chitauri liderados por Loki. Em Vingadores – Era de Ultron é revelado que Barton é casado e tem filhos e, no fim do filme, abandona a equipe para cuidar da família. O que o fará voltar à ativa? E porque escolhe o lado do Capitão América?

Jim Rhodes se torna o Máquina de Combate, um novo herói.

Jim Rhodes se torna o Máquina de Combate, um novo herói.

MÁQUINA DE COMBATE

Nos quadrinhos: James Rhodes era soldado dos EUA e conheceu Tony Stark quando servia no Oriente e este havia acabado de se tornar o Homem de Ferro. Os dois foram amigos por muito tempo e terminou se tornando um tipo de piloto e segurança particular de Stark. Era um dos poucos que sabia a identidade secreta do Homem de Ferro no tempo em que este ainda a escondia. Quando Stark teve sérios problemas com o álcool e ficou incapacitado, Rhodes substituiu o amigo como o Homem de Ferro e neste papel serviu nos Vingadores e foi membro fundador dos Vingadores da Costa Oeste. Quando Stark voltou à normalidade, Rhodes tentou voltar a ter uma vida comum, mas após uma desavença entre eles, terminou roubando uma das armaduras e se tornou o Máquina de Combate, uma versão mais militarizada e com armamento mais pesado do Homem de Ferro. Como tal, voltou a ser membro dos Vingadores da Costa Oeste e também ingressou nos sucessores destes, a Força Tarefa.

Marvel's Captain America: Civil War War Machine/James Rhodes (Don Cheadle) Photo Credit: Film Frame © Marvel 2016

Nos cinemas: o Coronel James Rhodes é um velho amigo de Tony Stark (embora não se saiba como se tornaram amigos) e continua servindo ao exército. Quando Stark se torna o Homem de Ferro, Rhodes age por debaixo dos panos para auxiliá-lo; porém, quando o Governo dos EUA manda recolher a armadura do herói para estudos, Rhodes assume e a missão e recolhe uma das armaduras iniciais que Stark criara. Porém, em meio ao ataque sofrido em Homem de Ferro 2, Rhodes usa a armadura que foi modificada pelo exército, se tornando o Máquina de Combate, um operativo especial das forças armadas. Em Homem de Ferro 3, em consequência ao surgimento dos Vingadores, o Governo muda as cores do Máquina de Combate, pintando-o das cores da bandeira, de modo que passa a ser chamado de Patriota de Ferro. Porém, em Vingadores – Era de Ultron, Rhodes já é o Máquina de Combate de novo e auxilia os heróis na batalha final. NO fim do filme, ingressa nos Novos Vingadores liderados pelo Capitão América, Entretanto, em Guerra Civil, parece que se manterá fiel ao amigo Stark e estará ao seu lado no conflito. Os trailers mostram Rhodes gravemente ferido em uma cena de combate: estará morto ao fim do filme?

A Feiticeira Escarlate.

A Feiticeira Escarlate.

FEITICEIRA ESCARLATE

Nos quadrinhos: Wanda Maximoff e seu irmão gêmeo Pietro nasceram em meio a um acampamento cigano, vivendo nos vales montanhosos da Europa Oriental. Na adolescência, descobrem ser mutantes com habilidades especiais que não entendem, pensando se tratar de bruxaria. Wanda pode manipular energia e alterar a realidade, enquanto Pietro movimenta-se em supervelocidade. Certa vez, são quase mortos por aldeões e salvos pelo vilão Magneto, que os recruta para sua Irmandade de Mutantes. O grupo promove uma série de ataques a países da Europa e os irmãos Maximoff não gostam disso, mas se mantêm ligados a Magneto por dívida até que ao conhecerem heróis como os X-Men e os Vingadores tomam coragem para fugir, pedir exílio aos EUA e se regenerar. Aceitos, são convidados a ingressar no novo grupo de Vingadores que o Capitão América formou ao lado do Gavião Arqueiro. Wanda permance como Vingadora por muito tempo e o grupo a ajuda a desvendar o mistério acerca de quem é o pai dela. Vários suspeitos aparecem e a Feiticeira Escarlate passa anos acreditando ser filha de Magneto, mas há pouco tempo atrás descobriu que isso era um equívoco e que seus pais são mesmo Django e Maria Maximoff, os ciganos que os criaram, mas que seus poderes não são mutantes, e sim, fruto de manipulação genética do vilão Alto Evolucionário. Os poderes de Wanda são tão grandes que, por duas vezes, ela já sucumbiu a eles e se tornou uma pessoa maligna e uma grande ameaça, ambas derrotada e trazida de volta “ao normal”. Ela foi casada com o Visão por um tempo, mas o relacionamento acabou quando o sintozoide foi desmontado e teve toda sua memória e emoções apagada. Após sua última incursão no descontrole, Wanda passou um tempo desaparecida e, por isso, não participou da Guerra Civil nas HQs.civilwar empire scarlet witch in the smoke

Nos cinemas: Wanda Maximoff e seu irmão gêmeo Pietro são naturais da Sokovia, um país do Leste Europeu, e são submetidos a experimentos da HIDRA para aumentar suas capacidades físicas, utilizando a Joia do Infinito que Loki deixou em seu cajado após sua derrota em Os Vingadores. Dezenas de pessoas são mortas nesses experimentos e apenas os gêmeos Maximoff sobrevivem ao processo e são bem sucedidos, com ela desenvolvendo um tipo de telecinese e controle de energias e Pietro supervelocidade. Ligados à HIDRA, os irmãos terminam se aliando também a Ultron em Vingadores – Era de Ultron, mas ao perceberem que o androide quer destruir toda a vida na Terra se unem aos Vingadores e viram nomes do time. Pietro é morto na batalha final. Wanda decide prosseguir ao lado dos Novos Vingadores do Capitão América e estará ao seu lado na Guerra Civil. O filme parece que vai explorar sua aproximação do Visão.

O Visão nos quadrinhos.

O Visão nos quadrinhos.

VISÃO

Nos quadrinhos: O Visão é um sintozoide, ou seja, uma forma avançadíssima de androide, que imita toda a funcionalidade de um corpo biológico. As origens do Visão remetem às de Ultron: este foi uma inteligência artificial criada por Hank Pym (Homem-Formiga e Golias), que ao ser incrementada com os padrões mentais de seu criador, desperta vontade própria e o desejo de aniquilar a humanidade. Ultron cria um corpo para si, mas decide investir em uma arma ainda mais poderosa, criando o Visão, a partir dos restos de um velho ciborgue altamente avançado – o antigo herói Tocha Humana – e os padrões mentais de Simon Williams, o Magnum (futuro membro dos Vingadores). Usado como uma arma contra os Vingadores, o Visão também cria uma consciência própria, mas ao contrário de seu “pai” torna-se um ser totalmente benigno. Ingressando nos Vingadores, foi membro por um longo período, só deixando o time quando se casou com a Feiticeira Escarlate e decidiram viver um pouco mais calmamente. Ainda assim, voltaram pouco tempo depois, agora nos Vingadores da Costa Oeste. Entretanto, antes dessa “parada” a influência de outra inteligência artificial (o supercomputador alienígena Isaak, dos Titãs) afetou sua mente e o Visão tomou algumas atitudes equivocadas, como tentar controlar todos os computadores do mundo para manter a paz. Em represália a essas ações, uma força especial do Governo invadiu a base dos Vingadores da Costa Oeste, sequestrou o Visão, desmontou seu corpo e apagou sua memória. Em consequência, ele perdeu toda a emotividade que ganhara por causa dos padrões mentais de Simon Williams. E o processo não poderia ser repetido e garantir os mesmos resultados. Assim, o Visão até recuperou as memórias, mas não mais as emoções, tornando-se uma figura fria. O sintozoide estava fora de operação durante a Guerra Civil das HQs, por ter tido o corpo destruído, mas conseguiu retornar depois.

Marvel's Captain America: Civil War Vision (Paul Bettany) Photo Credit: Film Frame © Marvel 2016

Nos cinemas: O Visão também é construído por Ultron, mas de um modo diferente. Em Vingadores – Era de Ultron, este vilão é uma inteligência artificial criada a partir da manipulação da Joia do Infinito do Cajado de Loki combinada ao programa JARVIS criado por Tony Stark. O Dr. Bruce Banner o auxilia nesse processo e ambos são os “pais” de Ultron, portanto. Ultron tenta construir um corpo indestrutível para si e rouba uma quantidade de vibranium para isso, utilizando um processo de construção de órgãos artificiais criado por uma cientista coreana aliada aos Vingadores. Para selar tudo, Ultron pretende acrescentar a Joia do Infinito ao novo corpo, porém, os Vingadores impedem o ato e apenas uma parte da consciência de Ultron é transferida. A combinação da mente incompleta de Ultron, do programa JARVIS, da Joia do Infinito e do novo corpo resulta no Visão, um ser benigno que, de imediato, resolve impedir Ultron. Aliado aos Vingadores, o Visão é o grande destruidor do vilão e torna-se um dos Novos Vingadores do Capitão América, porém, na Guerra Civil estará do lado do time de Stark.

Homem-Formiga original nos quadrinhos.

Homem-Formiga original nos quadrinhos.

HOMEM-FORMIGA

Nos quadrinhos: O cientista Hank Pym criou uma fórmula que lhe permitia reduzir de tamanho, o que lhe levou a se tornar o herói chamado Homem-Formiga. Ao lado da namorada Vespa, Pym foi um dos fundadores dos Vingadores, mas logo, percebeu que podia também inverter os efeitos de sua fórmula, assumindo a identidade de Gigante, passando a crescer em tamanho. Mudou de nome para Golias e de uniforme, mas sempre pensou em si mesmo como um cientista e não um aventureiro, de modo que deixou os Vingadores e foi substituído no posto de Golias pelo Gavião Arqueiro. Depois de ter criado Ultron e este ter se transformado em um grande vilão, sua mente ficou bastante abalada e, em meio a um colapso nervoso, assumiu uma nova identidade: Jaqueta Amarela, uma versão mais radical do Homem-Formiga. Após se recuperar, Pym permaneceu na nova identidade, fazendo parte dos Vingadores de tempos em tempos. Mas anos depois, teve um novo “ataque” e chegou a ser preso, quando foi diagnosticado como esquizofrênico, o que levou até o fim do casamento com a Vespa. Nesse período, surgiu um novo Homem-Formiga na figura de Scott Lang, um ex-ladrão que quer usar essa tecnologia para auxiliar a saúde débil da filha. Lang também se tornou membros dos Vingadores, eventualmente, mas terminou morrendo em ação. Pym se recuperou de novo, mas passou um longuíssimo tempo sem ter um envolvimento muito efetivo com os Vingadores. Na época de Guerra Civil, ele voltou a ser o Jaqueta amarela se aliou a Tony Stark e foi um dos responsáveis pela prisão extradimensional e pela clonagem de Thor.ant-man official running

Nos cinemas: Hank Pym é um cientista que trabalha para a SHIELD e cria a fórmula que lhe permite diminuir de tamanho nos anos 1960. Por causa disso, termina se transformando em um agente secreto chamado Homem-Formiga, uma lenda da Guerra Fria. Mas após perder a esposa (a Vespa) em uma missão, Pym decide se aposentar nos anos 1980. O Governo dos EUA, manipulado em segredo pela HIDRA, passa décadas tentando replicar a fórmula e quando consegue, Pym apela a um ladrão de bom coração chamado Scott Lang para lhe ajudar a recuperar seu segredo. Assim, Lang se torna o novo Homem-Formiga e combate o Jaqueta Amarela. Em Guerra Civil, ele será recrutado pelo Capitão América e o Falcão para auxiliá-los, ficando do lado deles no conflito.

Sharon_Carter white suitSHARON CARTER

Nos quadrinhos: Pouco depois de ser descongelado e entrar na ativa junto aos Vingadores, o Capitão América terminou – literalmente sem querer – entrando em uma grande trama de espionagem da SHIELD, conhecendo o Diretor da agência, Nick Fury, e um de seus principais operativos: a Agente 13, que manteve sua “identidade secreta” por um tempo até descobrirmos que seu nome era Sharon Carter. Steve Rogers e Sharon logo se sentiram atraídos um pelo outro e terminaram engatando um longo romance. Rogers a achava muito parecida com uma mulher que tinha amado na época da II Guerra Mundial, uma participante da Resistência Francesa. Demorou um tempo até ele descobrir que àquela namorada do passado era, na verdade, Peggy Carter, tia-avô de Sharon. A Agente 13 viveu várias aventuras ao lado do Capitão América, mas terminou dada como morta em uma missão alguns anos depois, embora tenha sido um embuste e Steve e Sharon se reencontraram após outro tanto de anos e, inevitavelmente, terminaram namorando de novo. Carter virou uma agente renegada da SHIELD por permanecer ao lado do Capitão América na Guerra Civil e passou um tempo como fora da lei até ser readmitida.

Marvel's Captain America: Civil War L to R: Agent 13/Sharon Carter (Emily VanCamp) and Steve Rogers/Captain America (Chris Evans) Photo Credit: Film Frame © Marvel 2016

Nos cinemas: Sharon Carter aparece com nome e identidade falsas no início de Capitão América 2 – O Soldado Invernal, posando de vizinha de Steve Rogers e enfermeira. Rola um flerte entre eles, mas Rogers pensa que era tudo parte do disfarce dela. Ao longo da trama, quando o Capitão América passa a ser perseguido pela SHIELD, tomada pela HIDRA, Sharon trai a organização para defendê-lo. Só no fim do filme, ele descobre que o nome dela é Sharon, mas não é explicitado ainda que ela é parente (provavelmente sobrinha neta) de Peggy Carter. Isso deve ser explicado em Guerra Civil. Os trailers já deixam claro que Sharon está no time do Capitão e algumas fotos sugerem que o relacionamento entre os dois pode começar a aflorar nesse filme.

Peggy Carter na bela arte de John Romita.

Peggy Carter na bela arte de John Romita.

PEGGY CARTER

Nos quadrinhos: Quando lutava para livrar a França do Nazismo em meio à II Guerra Mundial, o Capitão América passou alguns meses do ano de 1944 atuando ao lado da Resistência Francesa, onde conheceu uma linda garota britânica que ajudava o grupo. Os dois foram loucamente apaixonados, mas o herói nunca soube o nome dela, por uma questão de segurança. Em meio às batalhas do conflito os dois perderam o contato e o Capitão foi congelado em 1945, sendo resgatado apenas no nosso presente. Após voltar a ativa, Steve Rogers terminou descobrindo que aquela velha amante era Peggy Carter, a tia-avô de sua própria namorada no presente, Sharon Carter. Agora, Peggy era uma mulher de mais de 90 anos! Os dois voltaram a ser amigos e Peggy morreu de causas naturais há pouco tempo.

Peggy Carter em O Primeiro Vingador.

Peggy Carter em O Primeiro Vingador.

Nos cinemas: Em Capitão América – O Primeiro Vingador, Peggy Carter é uma agente especial britânica que auxilia o Alto Comando do Exército dos EUA nos preparativos para a entrada do país na Guerra. Ela é parte do Projeto Supersoldado que transforma Steve Rogers no Capitão América e os dois já estabelecem uma relação entre si. O casal se reencontra na Guerra, quando o Capitão monta uma equipe para perseguir o Caveira Vermelha e a HIDRA pela Europa. Em 1945, o Capitão é dado como morto e Peggy termina migrando para os EUA, onde irá ser uma peça fundamental na fundação da SHIELD, ao lado de Howard Stark, o pai de Tony Stark. Ela permanece na agência até a aposentadoria. Sabemos que Peggy está viva em Os Vingadores, mas ela e Steve só se reencontram em Capitão América 2 – O Soldado Invernal, onde ela é uma senhora de mais de 90 anos e sofre de uma doença degenerativa, como Alzheimer. Aparentemente, em Guerra Civil veremos sua morte e funeral no início do filme.

O Barão Zemo nos quadrinhos.

O Barão Zemo nos quadrinhos.

BARÃO ZEMO

Nos quadrinhos: Existiram dois Barões Zemo. Helmut Zemo era um cientista genial da Alemanha Nazista e desenvolveu várias armas especiais para a II Guerra Mundial, como o Raio da Morte e o Adesivo X, atuando como aliado do Caveira Vermelha. Para manter sua identidade em segredo, passou a usar uma máscara, mas num encontro com o Capitão América, uma porção do Adesivo X jorrou em sua cara, afixando a máscara em seu rosto para sempre. Isso lhe causou um ódio descomunal pelo herói e embarcou numa missão pessoal para matá-lo. E conseguiu! Em 1945, Zemo conseguiu sequestrar Capitão América e Bucly e torturá-los. A dupla conseguiu fugir e, no intuito de impedir que um avião-bomba automático criado por Zemo explodisse sobre Londres, os heróis terminaram dados como mortos, com o Capitão congelado por mais de sete décadas e Bucky Barnes resgatado pelos russos e transformado no Soldado Invernal. Quando o Capitão América retornou à vida, Zemo ainda estava vivo (escondido na América do Sul) e imediatamente retomou sua batalha contra o herói, fundando Os Mestres do Terror, uma equipe de supervilões que foi o maior desafio dos Vingadores em seus anos iniciais. Zemo terminou morto numa batalha. Algum tempo depois, o Capitão América conheceu Heinrich Zemo, o filho do primeiro, que retomou a identidade do pai e a guerra contra o herói. Este Zemo criou uma nova versão dos Mestres do Terror que infligiu aquela que é a maior derrota da história dos Vingadores (saiba mais aqui). O vilão continuou na ativa, mas não tem participação destacada na Guerra Civil.civilwar EW baron zemo first

Nos cinemas: Não se sabe quase nada de como o vilão será retratado no filme. Claro que o passado fantasioso das HQs não deve ser usado e ele aparenta ter entre 20 e tantos e 30 e poucos anos. As descrições que saíram na imprensa falam dele como alguém articulado e inteligente. Aparentemente seu nome é Helmut Zemo e ele pode ser alemão ou suíço, não está claro. As fotografias passam uma imagem de alguém bem jovem e envolvido com burocracia. Talvez um secretário da ONU ou coisa assim. Mas com certeza, Zemo é a mente maligna por trás do processo que irá lançar o Capitão América contra o Homem de Ferro e espera lucrar com isso. Estará envolvido com a HIDRA? Com o Ossos Cruzados? Também é preciso dizer: existem velhos rumores de que o Zemo deste filme é ninguém outro do que o velho Caveira Vermelha, que sobreviveu aos eventos de Capitão América – O Primeiro Vingador e ainda está vivo por causa do Tesseract. É só um rumor, mas é preciso ficar atento.

GENERAL ROSS

Nos quadrinhos: O General Thaddeus Ross é um dos grandes nomes do exército dos EUA e era o responsável pela Base Gama, uma operação que desenvolveu muita tecnologia de ponta e a bomba gama, criada pelo Dr. Bruce Banner, que terminou transformando este no Hulk. Com o surgimento do monstro verde, Ross foi designado para caçá-lo, o que lhe rendeu muita frustração. As derrotas constantes tornaram Ross uma pessoa obcecada pelo Hulk, cheio de ódio e vingança, o que só piorou quando descobriu que o monstro era Banner e que este ainda namorava a sua filha, Betty.

Marvel's Captain America: Civil War General Thuderbolt Ross (William Hurt) Photo Credit: Film Frame © Marvel 2016

Marvel’s Captain America: Civil War
General Thuderbolt Ross (William Hurt)
Photo Credit: Film Frame
© Marvel 2016

Nos cinemas: Em O Incrível Hulk, o general Ross é o responsável por uma tentativa de recriar o Soro do Supersoldado que deu origem ao Capitão América, mas o processo termina criando o Hulk e o Abominável. Ele também é uma figura obsessiva e à beira da vilania, usando de métodos imorais e ilegais para capturar ou matar o Hulk e até usando sua filha Betty (que viveu um grande romance com Bruce Banner no passado) para iscar seu oponente. Não está claro o papel de Ross em Guerra Civil. Ele é um dos responsáveis pelos Acordos Sokovia, mas será um vilão ou apenas um homem atormentado fazendo o que julga ser certo?

***

Captain America – Civil War tem direção dos irmãos Joe Anthony Russo e roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeelyO elenco tem Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Robert Downey Jr.(Tony Stark/ Homem de Ferro), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/ Viúva Negra),  Sebastian Stan (Bucky Barnes/Soldado Invernal), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão), Frank Grillo (Brock Rumlow/ Ossos Cruzados) Daniel Brühl (Barão Zemo), Emily VanCamp (Sharon Carter/ Agente 13), Jeremy Renner (Clint Barton/ Gavião Arqueiro), Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff/ Feiticeira Escarlate), Paul Bettany(Visão), Paul Rudd (Scott Lang/ Homem-Formiga), Don Cheadle (Coronel Jim Rhodes/ Máquina de Combate), Chadwick Boseman (T’Challa/ Pantera Negra), William Hurt (General Thaddeus Ross), Martin Freeman (papel não-revelado), com participação especial de Tom Holland (Peter Parker/ Homem-Aranha) e Hayley Atwell (Peggy Carter). O longametragem é o primeiro da Fase 3 do Universo Marvel nos Cinemas. As filmagens já encerraram e a estreia será em 06 de maio de 2016.

O Capitão América foi criado por Jack Kirby e Joe Simon em 1941 e foi o maior sucesso dos anos iniciais da Marvel Comics. Após muitos anos sem ser publicado, foi resgatado para as histórias modernas em Avengers 04, de 1964, por Stan Lee e Jack Kirby, numa história dos Vingadores, grupo que passou a liderar a partir de então.

About hqrock - Irapuan Peixoto

Doutor em Sociologia, professor universitário, músico e escritor amador. Nascido em 1979, já via quadrinhos antes de aprender a ler. Coleciona revistas desde 1990. É roqueiro de nascença. Toca em bandas de vez em quando, mas está gravando um disco com suas composições.

Posted on 27/04/2016, in Capitão América, Desenhistas, Dossiês de Personagens, Escritores, Filmes, Homem de Ferro, Homem-Aranha, Homem-Formiga, Marvel Comics, Marvel Studios, Pantera Negra, Revistas, Vingadores. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: