Batman: Desenho animado de A Piada Mortal terá Censura 18 anos

Capa do CArtoon imita a da Graphic novel.

Capa do CArtoon imita a da Graphic novel.

Já faz algum tempo que os fãs esperam ansiosos pelo lançamento de Batman – A Piada Mortal, desenho animado em longametragem, baseado nas histórias da DC Comics, levado ao mercado de vídeos domésticos de DVD e Blu-ray pela DC Entertainment, DC Animation e Warner Home Video. A novidade revelada esses dias é que o cartoon terá Censura 18 anos! Não é coisa para criança. E não há planos de uma versão “mais branda” posterior.

A informação foi confirmada à revista Entertainment Weekly por Sam Register, presidente da Warner Bros. Animation.

A Piada Mortal é uma história clássica do Batman, escrita por Alan Moore (de Watchmen) e desenhada por Brian Bolland, publicada como uma graphic novel em 1987. A trama é adulta e repleta de violência. Na trama, o cavaleiro das trevas sai à caça do Coringa, que foge do Asilo de Arkham e vai atrás de uma vingança incomum: traça um plano para provar que basta um “dia ruim” para que alguém considerado são torne-se simplesmente louco.

A violência da história original.

A violência da história original. Arte de Brian Bolland.

Para concretizar seus planos, o Coringa sequestra a jovem Barbara Gordon, filha do Comissário Jim Gordon, lhe dando um tiro (que a deixa tetraplégica), lhe estuprando (isso mesmo!) e lhe torturando, fotografando tudo para mostrar ao pai dela. O vilão sequer sabe que a garota também era a Batgirl e tal ato encerrou a carreira heroica da menina na antiga cronologia da DC Comics.

Ao mesmo tempo, vemos a história pelos olhos do Coringa e temos vislumbres de sua origem e como se tornou o que é, numa trama absolutamente arrebatedora de Moore, um dos nomes mais celebrados dos quadrinhos, que mostra o vilão relembrando seu passado num esquema de “múltipla escolha“, onde os eventos são apresentados em várias opções e nunca sabemos quais são as verdadeiras.

Alguns pequenos elementos de A Piada Mortal foram usados na trama geral do filme Batman – O Cavaleiro das Trevas, de 2008, dirigido por Christopher Nolan e estrelado por Christian Bale e Health Ledger, respectivamente como Batman e Coringa. No filme, a figura de Gordon como vítima é substituída pelo Promotor Público Harvey Dent (Aaron Eckhart).

Imagem divulgada do cartoon: Conroy e Hamill de volta.

Imagem divulgada do cartoon: Conroy e Hamill de volta.

O desenho animado A Piada Mortal já causava furor entre os fãs porque traz de volta os dois dubladores mais célebres dos personagens em cartoon: Kevin Conroy (que fez o Batman em A Série Animada e Liga da Justiça – A Série Animada) e Mark Hamill (o Luke Skywalker de Star Wars, que interpretou o Coringa nos mesmos programas citados).

Batman – The Killing Joke como desenho animado é produzido por Bruce Timm, com direção de Sam Liu e direção de vozes de Andrea Romano. O elenco de dubladores traz: Kevin Conroy (Bruce Wayne/ Batman), Mark Hamill (Coringa), Ray Wise (Comissário Jim Gordon) e Tara Strong (Barbara Gordon). A estreia do longametragem é na Comic-Con de San Diego, em julho, e depois, sai como vídeo doméstico.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane e o roteirista Bill Finger, estreando na revista Detective Comics 27, de 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.

About hqrock - Irapuan Peixoto

Doutor em Sociologia, professor universitário, músico e escritor amador. Nascido em 1979, já via quadrinhos antes de aprender a ler. Coleciona revistas desde 1990. É roqueiro de nascença. Toca em bandas de vez em quando, mas está gravando um disco com suas composições.

Posted on 15/04/2016, in Batman, DC Comics, Desenhistas, Desenho Animado, Escritores, Filmes, Revistas. Bookmark the permalink. 1 Comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: