O novo uniforme do Batman.
O novo uniforme do Batman.

A editora DC Comics está lançando uma nova empreitada editorial com o nome de Rebirth, uma reformulação de sua linha de revistas que encerrará a fase Os Novos 52, iniciada em 2011. Enquanto não está certo quais serão as mudanças adotadas aos personagens, algumas novidades já chegam. Segundo o site Comic Book Resource, na Wonder-Con no fim de semana passado, a editora revelou algumas novidades, dentre elas, as mudanças na linha editorial do Batman, o mais popular herói da DC.

A primeira mudança é que o cavaleiro das trevas ganha um uniforme novo em Batman 50, publicada ainda na etapa final de Os Novos 52. A nova roupa não é nada radical em relação ao que estamos acostumados, apenas uma abordagem ligeiramente diferenciada do visual do personagem e foi criada pela dupla Scott Snyder (escritor) e Greg Capullo (desenhista) que cuidou do Batman durante toda a linha Os Novos 52, uma reformulação editorial e cronológica da DC Comics, que reiniciou o universo da editora, dando novas origens e visuais aos seus personagens e rejuvenescendo todos eles.

Todas as revistas do Batman sofrerão alteração das equipes criativas dentro da iniciativa Rebirth, que começa em junho. Veja as principais:

  • Batman, a revista principal, antes território de Snyder e Cappulo, será agora escrita por Tom King e terá arte de David Finch (que já trabalha com o personagem desde 2009) e Mikel Janin. King é novo nos quadrinhos, mas tem um currículo interessante: trabalhava na CIA no combate ao terrorismo! A revista que sempre foi mensal passa a ser quinzenal a partir de junho e, como todas na linha Rebirth, terá a numeração zerada outra vez.

    CApa de Detective Comics por Eddy Barrows.
    Capa de Detective Comics por Eddy Barrows.
  • Detective Comics terá roteiro de James Tynion IV, um escritor que está ganhando cada vez mais espaço na editora, e terá arte do brasileiro Eddy Barrows, que já ilustrou a revista do Superman e do parceiro do homem-morcego Asa Noturna. A revista também será quinzenal.
  • Nightwing, a revista do Asa Noturna, será agora escrita por Tim Seely e terá arte de Javi Fernandez, com o herói voltando ao seu tradicional uniforme azul e com o primeiro arco chamado Better than Batman. Também será quinzenal.
  • Batgirl Será escrita pela roteirista Hope Larson e terá arte do brasileiro Rafael Albuquerque. Esta revista será mensal e traz a estreia de Larson nos quadrinhos, uma escritora indie que vem ganhando reconhecimento. Será mensal.
  • Batgirl & The Birds of Prey será escrita por Julie Benson e Shawna Benson e desenhada por Clarie Roe, trazendo a heroína do título liderando a equipe feminina Aves de Rapina.
  • All-Star Batman será uma nova revista, criada para ser um arrasa-quarteirão: com texto de Scott Snyder e arte de John Romita Jr., dois dos mais importantes nomes da indústria de HQs da atualidade. Snyder, como já dito, mantém a revista do homem-morcego como a mais vendida há cinco anos! Romita Jr. fez sua fama na concorrente Marvel Comics, onde ilustrou Homem-Aranha, X-Men, Homem de Ferro, Capitão América e muitos outros, mas há pouco mais de um ano ingressou no panteão da DC Comics pela primeira vez e fez uma celebrada temporada na revista do Superman. Esta nova revista também será quinzenal e trará o herói combatendo os seus vilões clássicos. Não está claro ainda se esta All-Star tem conexão temática com outra revista com este título já lançada dez anos atrás, que trazia aventuras com abordagem épica do cavaleiro das trevas desprendidas da cronologia oficial. Além Romita Jr. outros desenhistas trabalharão na revista, como Jock e Sean Murphy. A publicação começa em agosto.

    Capa de All-Star Batman por John Romita Jr.
    Capa de All-Star Batman por John Romita Jr.
  • Batman Beyond será escrita por Dan Jurgens e terá arte de Bernard Chang, será mensal e começa apenas em outubro, trazendo as aventuras de Terry McGinnis, uma versão do futuro do homem-morcego que foi criada muitos anos atrás para um desenho animado, mas há algum tempo é publicado também em quadrinhos.

Por fim, em outra notícia, agora via Comic Book Movie, em meio à nova iniciativa, a DC Comics finalmente vai revelar a identidade do Coringa. Embora o personagem já tenha ganhado nomes em outras mídias (Jack Napier em Batman – O Filme, de 1989; ou Jerome na série de TV Gotham), nas HQs o vilão tem a identidade desconhecida. Ninguém nunca descobriu seu verdadeiro nome.

Joker death of the family
Coringa terá revelada a identidade.

Porém, em histórias recentes da Liga da Justiça, Batman ocupou a Cadeira de Mobius pertencente a Metron, um dos personagens da linha dos Novos Deuses. Por meio do artefato, Metron tinha acesso a todo o conhecimento existente no universo. Na história, Batman ocupa a Cadeira por um tempo e utiliza de seu poder. Sua primeira iniciativa é justamente descobrir qual o verdadeiro nome do Coringa. O cavaleiro das trevas recebe a resposta, mas nós leitores não ficamos sabendo qual é.

O segredo será revelado em Justice League 50, a revista da Liga da Justiça, com textos de Geoff Johns e arte de Jason Fabok.

Nas histórias recentes do Batman, no arco Endgame, de Snyder e Capullo, é revelado que o Coringa é na verdade um ser imortal porque foi contaminado por uma substância chamada Dionysium, a mesma que forma os Poços de Lázarus usados pelo vilão Rã’s Al Ghul para não morrer. O homem-morcego, contudo, não acredita nessa informação. Será que a pesquisa na Cadeira de Mobius irá comprovar isso? Qual será a identidade do Coringa?

Voltando à iniciativa Rebirth, haverá uma série de mudanças em relação ao resto dos personagens da DC e noticiaremos quando tivermos mais informações.

O Batman está atualmente nos cinemas com o filme Batman vs. Superman – A Origem da Justiça. Leia a resenha do HQRock sobre o filme aqui.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane e o roteirista Bill Finger, estreando na revista Detective Comics 27, de 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.

 

Anúncios