David Gilmour: de volta a Pompeia 45 anos depois.
David Gilmour: de volta a Pompeia 45 anos depois.

O guitarrista britânico David Gilmour, famoso pela participação na lendária banda Pink Floyd, irá tocar em Pompeia, na Itália, nas ruínas da cidade romana destruída pela erupção vulcânica do Vespúcio no século I AC. Será o retorno do músico ao local após 45 anos.

Em 1971, pouco antes das gravação do seminal álbum Dark Side of The Moon, o Pink Floyd fez um histórico show no Anfiteatro das ruínas de Pompeia. Mesmo sem a presença de público, a música abstrata da banda e o visual estonteante da cidade submersa na lava renderam um vídeo espetacular.

O concerto foi lançado em vídeo em 1972 com o título de Live at Pompeii, unindo seções do show com gravações do disco citado. Veja abaixo um trecho famoso do filme, com a execução da primeira parte de Echoes, canção então recém-lançada no álbum Meddle.

Agora, David Gilmour volta em carreira solo a tocar no histórico sítio. Desde o lançamento de seu último álbum, Rattle That Lock, no ano passado, vem dando espaço em sua turnê para shows em espaços históricos.

David Gilmour (à frente) e o Pink Floyd tocam em Pompeia em 1971.
David Gilmour (à frente) e o Pink Floyd tocam em Pompeia em 1971.

Quem deu a notícia foi o Ministério da Cultura da Itália, divulgando que serão dois concertos nos dias 07 e 08 de julho, mas desta vez haverá público e, portanto, não ocorrerão no Anfiteatro, mas nos arredores.

Rattle That Lock é o sucessor de On A Island, lançado em 2006, e é o quarto álbum solo de David Gilmour, que foi o guitarrista e principal vocalista do Pink Floyd de 1968 até o fim oficial do grupo, em 1996. Nos últimos anos, o músico tem estado bem ativo, tendo lançado, junto ao Pink Floyd, o álbum instrumental The Endless River, em 2013, a partir de sessões de gravação dos anos 1990.

***

David Gilmour nasceu em Grantchester, na Inglaterra, e cresceu em Cambridge, cidade na qual conheceu Syd Barrett e Roger Waters ainda na adolescência. Estes dois formariam, em Londres, em 1965, a banda Pink Floyd. Após estourarem com um disco de sucesso, Barrett apresentou problemas mentais e Gilmour terminou substituindo o amigo na banda a partir de 1968. A partir de então, Gilmour se transformou na voz, a guitarra e no rosto da banda, enquanto Waters era a grande força criativa nas composições. Depois de anos como uma das mais importantes bandas do underground do Reino Unido, o Pink Floyd estourou para o sucesso mundial em 1973, com o álbum Darkside of the Moon.

Com o passar dos anos, a tensão entre Waters e Gilmour foi aumentando até Waters abandonar o grupo em 1985. Gilmour comandou a última encarnação do Pink Floyd até 1996, quando encerraram as atividades. Depois disso, ocorreram apenas algumas reuniões rápidas e o lançamento do álbum The Endless River, ano passado, formado a partir de sessões de gravação dos anos 1990.

Anúncios