J.K. Simmons em sua hilariante versão de J.J. Jameson.
J.K. Simmons em sua hilariante versão de J.J. Jameson. Agora, o Comissário Gordon.

Uma notícia surpreendente e fantástica chegou hoje sobre Liga da Justiça – Parte 1, filme sobre o supergrupo de heróis da editora DC Comics, que reúne Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde e Flash, levados ao cinema pela Warner Bros. Segundo o site The Hollywood Reporter – que não costuma errar nesse tipo de coisa – o ator J.K. Simmons irá interpretar o Comissário Jim Gordon no filme da equipe. É uma grande adesão ao elenco, pois Simmons é um dos melhores atores da atualidade, além de uma figura muito carismática. Ganhador do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Whiplash, onde interpreta o professor durão de música, Simmons é mais conhecido dos fãs por ter feito J.J. Jameson nos filmes do Homem-Aranha dirigidos por Sam Raimi.

Se confirmada, a presença do ator no filme desbanca aqueles velhos rumores de que o Comissário Gordon estaria morto em Batman vs. Superman – A Origem da Justiça, que estreia em breve. É de se esperar, também, que J.K. Simmons prossiga no papel para os futuros filmes solo do Batman que irão ser produzidos.

Gordon no desenho animado Batman: Ano Um.
Gordon no desenho animado Batman: Ano Um.

O Comissário Gordon é o mais antigo dos personagens coadjuvantes do Batman, tendo sido criado pelo cartunista Bob Kane e o roteirista Bill Finger, aparecendo em Detective Comics 27, de 1939, na primeira história do homem-morcego. O personagem já foi adaptado em live action diversas vezes, com Gary Oldman na Trilogia Cavaleiro das Trevas e atualmente por Ben McKenzie na série de TV Gotham, que mostra o início de sua carreira na polícia.

Nos cinemas, a Liga da Justiça começa a se unir em Batman vs. Superman – A Origem da Justiça, que estreia em algumas semanas. Na trama, além de um confronto aberto entre o cavaleiro das trevas e o homem de aço, haverá no final uma união da dupla e, ainda, a participação da Mulher-Maravilha e do Aquaman, com Flash e Ciborgue fazendo pequenas pontas. Este longametragem deixará algum tipo de gancho para a reunião do grupo em seu próprio filme. Antes da estreia de Liga da Justiça, chega aos cinemas outros filmes que ajudam a montar esse universo, como Esquadrão Suicida (estrelado somente por vilões como o Coringa), em agosto deste ano; e o filme solo da Mulher-Maravilha, em junho de 2017.

A Liga da Justiça nos quadrinhos. Arte de Jim Lee.
A Liga da Justiça nos quadrinhos. Arte de Jim Lee.

Não há detalhes sobre a trama do filme da equipe, que deve se reunir para combater algum dos grandes vilões da DC Comics. Darkseid e Brainiac são os mais cotados.

Liga da Justiça – Parte 1 tem roteiro de Chris Terrio (de A Origem da Justiça e ganhador do Oscar por Argo) e será dirigido por Zack Snyder, trazendo Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne), Gal Gadot (Diana Prince/ Mulher-Maravilha), Jason Momoa (Orin/Aquaman), Ezra Miller (Barry Allen/The Flash), Ray Fisher (Victor Stone/ Ciborgue), Amy Adams (Lois Lane) e J.K. Simmons (Comissário Jim Gordon). Ele serve como sequência de Superman – O Homem de Aço e de Batman vs Superman – A Origem da Justiça, que estreia em breve. O filme terá uma sequência chamada Parte 2 e tudo indica que os dois filmes serão filmados consecutivamente este ano. O lançamento da Parte 1 será em 23 de novembro de 2017 e da Parte 2 em 14 de junho de 2019. 

A Liga da Justiça foi criada por Gardner Fox e Mike Sekowski, em 1960, reunindo heróis previamente criados. Formado pelos maiores heróis da DC Comics – Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Arqueiro Verde, Aquaman etc. – a equipe sempre teve destaque em sua cronologia. Desde o reboot cronológico e editorial da DC em 2011, a revista Justice League é uma das de maior sucesso do mercado de quadrinhos atuais.

Anúncios