Iommi, Osbourne e Butler: última turnê, último show no Brasil?
Iommi, Osbourne e Butler: última turnê, último show no Brasil?

A lendária banda britânica Black Sabbath, uma das inventoras da linguagem do heavy metal, está realizando uma turnê chamada The End que é, como o nome sugere, a última de sua carreira. Hoje, vários sites de notícia, destaque para o jornalista José Norberto Flasch em seu Twitter, divulgaram que a turnê terá um braço na América do Sul e que a última parada será em São Paulo, de modo que o último show da história da banda poderia ser nesta cidade brasileira.

O Black Sabbath anunciou a reunião de seus membros originais em 2013, lançando o álbum inédito 13 e saindo em turnê. O grupo até planejou um outro disco, mas a saúde delicada do guitarrista Tony Iommi, que luta contra um linfoma, se impôs e desistiram da ideia, mantendo apenas a turnê The End para este ano de 2016. Também lançaram um EP (compacto duplo) com sobras do último álbum para ser vendido nos shows.

Segundo os novos informes, a turnê na América do Sul se iniciará no Chile em 19 de novembro, seguindo com concertos no Paraguai, Argentina e três shows no Brasil: Curitiba (30/11), Rio de Janeiro (02/12) e São Paulo (04/12), sendo este o fim da turnê.

Honestamente, acho difícil o grupo se despedir definitivamente dos palcos em São Paulo, sendo provável que ocorram alguns shows extra na Inglaterra para demarcar o fim da banda.

De qualquer modo, é uma grande oportunidade ao fã brasileiro conferir uma das maiores bandas de rock da história em uma de seus últimas apresentações.

O Black Sabbath se formou na Inglaterra como uma banda de blues rock em 1968, com Ozzy Osbourne (vocais), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria), mas chegou às gravações em 1970 como um dos maiores expoentes do hard rock britânico. Com sua estética dark, letras profanas e sonoridade sombria, a banda ajudou a definir alguns dos elementos básicos do heavy metal, embora tecnicamente este nunca tenha sido o som do grupo. A formação original se separou em 1978, mas prosseguiu com diversas outras formações. Osbourne foi substituído por Ronnie James Dio, que tocou entre 1978 e 1984, até ser substituído por Ian Gillan. Outras formações se seguiram nos anos posteriores, mantendo apenas Iommi como membro original. Há alguns anos, os membros do grupo fizeram um acordo para que apenas a combinação de Osbourne, Iommi e Butler pudesse usar o nome de Black Sabbath.

Anúncios