Batman e a marca de Darkseid.
Batman e a marca de Darkseid.

A revista Empire dedicou mais uma capa a Batman vs Superman – A Origem da Justiça, sequência de Superman – O Homem de Aço, o reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o personagem da DC Comics, que colocará o homem-morcego contra o último filho de Krypton, resultando no primeiro encontro cinematográfico dos dois mais icônicos de todos os super-heróis, e  trouxe algumas novidades. O maior destaque é a imagem acima que exibe claramente uma referência ao  vilão Darkseid, um dos mais importantes malvados da DC.

Darkseid e sua marca. Arte de J.G. Jones.
Darkseid e sua marca. Arte de J.G. Jones.

Na imagem, Batman contempla a marca do vilão (a letra grega ômega) cravada de forma gigante no  chão. Claramente, a cena está dentro do contexto do que é chamado até agora de “sequência de pesadelo”, na qual o Homem-morcego vislumbra um sonho tenebroso, pretensamente refletindo o temor da ameaça do Superman.

A questão que fica é: se é um sonho, como Batman tem acesso à marca de Darkseid? Outra coisa curiosa são os parademônios que aparecem na mesma cena (e foram vistos no trailer) que também remetem ao vilão.

Banner da Liga da Justiça contra Darkseid na arte de Jim Lee.
Banner da Liga da Justiça contra Darkseid na arte de Jim Lee.

Na versão atual da cronologia da DC Comics, a Liga da Justiça se reúne justamente para impedir uma invasão de Darkseid. O cinema seguirá o mesmo caminho? E o vilão será de algum modo introduzido já em A Origem da Justiça?

Darkseid foi criado pelo escritor e desenhista Jack Kirby durante sua passagem pela DC Comics, em 1970, em histórias do Superman que deram origem ao conceito dos Novos Deuses, que virou uma série de revistas.

Mulher-Maravilha: 5 mil anos.
Mulher-Maravilha: 5 mil anos.

Por fim, outra informação interessante da Empire é que, no filme, a Mulher-Maravilha será uma heroína de 5 mil anos de idade e estará aposentada pela decepção em relação à forma como os homens agem em relação ao mundo.

Em Batman vs. Superman – A Origem da Justiça, o mundo lida com as consequênciasda batalha do Superman contra Zod, que destruiu metade da cidade de Metropolisno filme Superman – O Homem de Aço. Parte da população vê o último filho de Krypton como um herói, mas outra parcela o teme e o culpa pela tragédia. Enquanto precisa lidar com investigações e questionamentos sobre seu comportamento, Clark Kent está investigando o misterioso vigilante urbano conhecido como Batman, da cidade deGotham City, que há 20 anos age à margem da lei. Secretamente, este é Bruce Wayne, empresário que teve um de seus prédios destruídos na batalha e que viu muitos amigos morrerem, nutrindo ódio e desconfiança pelo Superman. Ao mesmo tempo, o vilanesco Lex Luthor manipula os bastidores para jogar o Superman contra o Batman e se livrar de ambos os problemas, levando a um épico combateentre os dois heróis.

Contudo, quando os planos não seguem o previsto, Luthor aciona uma alternativa:clonar o cadáver de Zod, o que resulta em um monstro poderosíssimo e descontrolado (Doomsday/ Apocalipse) que obrigará o homem-morcego e o homem de aço a unirem às forças entre si e com aMulher-Maravilha. Além desses, o filme também trará a participação especial do Aquaman.

Batman v. Superman – Dawn of Justice  é produzido por Deborah Snyder e Charles Roven, com roteiro de Chris Terrio (de Argo) e David S. Goyer (dos filmes do Batman e O Homem de Aço); e dirigido por Zack Snyder (de 300 Watchmen), funcionando como uma sequência de Superman – O Homem de Aço. O elenco traz Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne), Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane),  Jesse Eisenberg (Lex Luthor), Diane Lane (Martha Kent),Laurence Fishburne (Perry White), Jeremy Irons (Alfred Pennyworth), Gal Gadot (Diana Prince/ Mulher-Maravilha), Tao Okamoto(Mercy Graves), Holly Hunter (senadora Finch), Callan Mulvey (rumores dizem que fará Anatoli Kanyazev, o KGBesta) e Scoot McNairy (papel não revelado, mas rumores apontam Jimmy Olsen); e a participação especial de Jason Mamoa (Orin/ Aquaman). Rumores também dão papeis a Jena Malone (Barbara Gordon) e Eli Snyder(Robin/ Jason Todd). O lançamento será em 25 de março de 2016.

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938, estreando na revistaAction Comics 01, e desde então é publicado pela DC Comics.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kanee o roteirista Bill Finger, estreando na revista Detective Comics 27, de 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.

A Mulher-Maravilha foi criada pelo psicólogo norteamericano William Moulton Marston e o desenhista H. G. Peters, aparecendo na revista All-American Comics 08, em 1941. A ideia de Marston era apresentar um arquétipo do força do feminino e, em segredo, explorar tendências sexuais não tradicionais à sociedade da época (como bigamia, lesbianismo e sadomasoquismo). A personagem fez bastante sucesso e se manteve sendo publicada até hoje pela DC Comics. Ela foi uma dos membros-fundadores da Liga da Justiça em 1960. A Mulher-Maravilha continua representando um símbolo da força das mulheres no mundo atual, sendo a mais icônica das super-heroínas.

Anúncios