Primeira imagem de Rogue One, com Felicity Jones à frente.
Primeira imagem de Rogue One, com Felicity Jones à frente.

Enquanto Star Wars – O Despertar da Força, a sequência da famosa saga espacial do cinema que já rendeu duas trilogias e é produzida pela LucasFilm, levada agora aos cinemas pela Disney Company, estoura as bilheterias do mundo todo, começam a surgir novidades dos filmes derivados da saga (os spin-offs) que irão expandir o universo da série em outras abordagens. Nos últimos dias, têm chegado algumas notícias de Rogue One – A Star Wars Story e sobre o filme com as origens de Han Solo.

Rogue One – A Star Wars Story é o primeiro filme da série chamada Star Wars Anthology, com produtos derivativos da saga sem estarem relacionados aos personagens principais. A trama de Rogue One envolve a arriscada ação da Aliança Rebelde que resulta no roubo dos planos da Estrela da Morte, a mais letal arma do Império Galático. Este filme se passa imediatamente antes de Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança, que inicia justamente com o Império tentando resgatar os planos, com Darth Vader capturando a Princesa Leia, que despacha os planos dentro do droide RD-D2 rumo ao Cavaleiro Jedi Obi-Wan Kenobi.

Arte conceitual de Rogue One: filme de guerra.
Arte conceitual de Rogue One: filme de guerra.

Segundo o diretor Gareth Edwards revelou em uma convenção de Star Wars (via site Comic Book Movie), Rogue One será um filme de guerra e não terá nenhum elemento sobrenatural relacionado à Força, aos Jedi ou aos Sith. Assim, veremos personagens humanos e aliens lutando uns contra os outros pela posse dos planos da Estrela da Morte. A novidade veio por meio do site MakingStarWars.net que trouxe alguns detalhes sobre a trama. Vamos transcrever:

Mads Mikkelsen (o nome do personagem parece ser Galen) é a chave do filme. É um cientista que toma posse do projeto da Estrela da Morte do planeta Geonosis. Ele resolve vários dos problemas que o Império não pôde e é uma pessoa admirada pelo Império por suas contribuições. Contudo, o personagem de Mikkelsen é um tipo de Robert Oppenheimer, o cientista que ajudou na construção da bomba atômica e depois ficou “agora, eu me tornei a morte, o destruidor de mundos…”. A culpa que Galen sente por suas contribuições ao Império se torna grande demais e ele passa a querer fazer a coisa certa. Para isso, ele conta com a ajuda de sua única filha…

Segundo o site, a “filha” é a personagem de Felicity Jones, a protagonista do filme. Talvez ela seja membro da Aliança Rebelde, mas é mais provável ser uma caçadora de recompensas que reunirá o time para roubar os planos. O foco do filme será na guerra e nos personagens e a trama deve envolver muita tensão e suspense para compensar o fato de que todo mundo sabe que os planos serão roubados e entregues à Aliança no fim. Talvez nem todo mundo chegue vivo ao final…

De qualquer modo, parece ser uma premissa muito promissora.

Harrison Ford como Han Solo na trilogia original de Star Wars. Filme sobre origens.
Harrison Ford como Han Solo na trilogia original de Star Wars. Filme sobre origens.

Quanto ao filme da juventude de Han Solo, o roteirista e produtor Lawrence Kasdan (que escreveu O Império Contra-Ataca, O Retorno de Jedi e O Despertar da Força) comentou o período de tempo em que se passa a prévia ao site IndieWire:

[O filme] não será “aqui é onde ele nasceu e isto é como foi criado”. Acho que o que será é mais algo do tipo 10 anos antes [de Uma Nova Esperança], talvez um pouquinho mais cedo. você terá um vislumbre. Mas [o diretor japonês] Kurosawa uma vez disse que os heróis são aqueles que ainda mudam e os vilões estão travados e petrificados ao que são. E [o ator] Harrison [Ford] encarna, em O Despertar da Força, alguém que ainda não está totalmente estabelecido em quem é.

Novamente, não espere Força ou Jedis no filme de Han Solo, porque o personagem deixa muito claro em Uma Nova Esperança que, apesar de conhecer as lendas sobre os Jedi e a Força, pensava que tudo era besteira, falcatruas e truques sujos. Então, ele não deve esbarrar com esses elementos. Nos livros do Universo Estendido de Star Wars, o personagem tem uma origem muito clara na Trilogia de Han Solo, que mostra que ele nasceu no planeta Corellia e se tornou Tenente do Império, mas após se envolver numa batalha contra os Wookies, terminou deixando as fileiras imperiais e se unindo a Chewbacca para se tornar contrabandista, estabelecendo uma base mais ou menos fixa no planeta Tatooine, onde será encontrado por Luke Skywalker e Obi-Wan Kenobi no início de Uma Nova Esperança.

A LucasFilm e a Disney estão atualmente selecionando um ator para viver o jovem Han Solo, analisando 2.500 atores entre 16 e 31 anos (o que demonstra que ou ainda não sabem bem a idade que ele terá no filme, ou ele será mostrado em duas versões – adolescente e jovem adulto).

***

Rogue One foi escrito por Gary Whitta e Chris Weitz e é dirigido por Gareth Edwards (de Godzilla) e tem no elenco Felicity Jones, Ben Mendelsohn, Forest Whitaker, Diego Luna, Sam Clafin e Riz Ahmed. O lançamento será em 16 de dezembro de 2016.

O filme de Han Solo (sem nome oficial ainda) será dirigido por Phil Lord e Chris Miller (de The Lego Movie) e será lançado em 25 de maio de 2018.

Star Wars é uma série de filmes que estreou em 1977, criada, escrita e dirigida por George Lucas. Foram produzidos primeiro os Episódios IV – Uma Nova Esperança, V – O Império Contra-Ataca e VI – O Retorno de Jedi (entre 1977 e 1983) e depois os Episódios I, II e III (entre 1999 e 2007), além de diversas outras produções para outras mídias, como quadrinhos, livros, games e a série animada Star Wars – Clone Wars, que fez bastante sucesso na TV. Um novo desenho chamado Star Wars – Rebels estreou há algum tempo.

Advertisements